A União de Maricá realizou na última sexta-feira seu penúltimo ensaio de rua antes do desfile de 2026. Para marcar a reta final, a escola deixou a Passarela do Samba Adélia Breve, tradicional local de ensaios no Centro do município, e ocupou a Praia de Itaipuaçu, encantando, mais uma vez, o público presente com a força de seu canto e de sua comunidade. O CARNAVALESCO esteve presente e conversou com integrantes estrelados da agremiação sobre os preparativos para o grande dia do desfile.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mariarua3001 1
Fotos: Gabriel Radicetti/CARNAVALESCO

O presidente da União de Maricá, Matheus Santos, avaliou a longa jornada da escola para o Carnaval de 2026.

“A escola está muito preparada. Chega ao fim o trabalho de todo um ano, de todo um ciclo, e esse final está sendo impactante. Hoje, fizemos esse ensaio em Itaipuaçu para pegar o axé da praia. Pudemos afinar o canto e mostrar a garra de toda a nossa comunidade”, disse Matheus.

mariarua3001 8

O intérprete Zé Paulo Sierra também enalteceu a opção de levar o ensaio da agremiação para um espaço mais amplo e festivo.

“Hoje é um ensaio aqui na orla de Itaipuaçu, para confraternizar ainda mais”, colocou ele. “A escola está grande e amadurecida. Ela fez, no ensaio técnico, exatamente o que vem fazendo nos outros ensaios, com muito canto e determinação. Se a gente tem feito bem aqui, não tem por que fazer diferente na Sapucaí. É só mais um dia. Precisamos controlar a ansiedade e o nervosismo”, afirmou.

mariarua3001 2

Já Paulinho Steves, mestre de bateria, celebrou a performance do conjunto rítmico maricaense às vésperas do desfile oficial.

“Falta menos de 1% para a ‘Maricadência’ atingir seu desempenho pleno. Eu sempre peço a energia dos ritmistas, mas a energia deles já está lá em cima. O coração da União de Maricá está feliz e pulsando muito. Agora é desfilar com alegria nos olhos e felicidade no corpo”, expressou Paulinho.

mariarua3001 6

Além do carro de som e da bateria, quem também abrilhantou o ensaio da escola foi o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo.

“Nossa coreógrafa, Beth Bejani, enaltece o que cada um tem de melhor e nos encoraja a reproduzir aquilo em que acreditamos sobre o quesito. O objetivo é passar a nossa verdade enquanto casal de mestre-sala e porta-bandeira, em função da qual vamos apresentar um trabalho de muita qualidade e emoção”, garantiu Fabrício.

mariarua3001 3

“A ansiedade está à flor da pele. Não consigo dormir, não consigo me alimentar direito porque não vejo a hora de chegar o dia 14. Eu amo a arte da dança, especialmente a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Isso me comove muito. Os últimos retoques são mínimos. É a posição de uma mão, da cabeça, um sorriso; a coreografia em si já está afiada. Vamos fazer um belíssimo carnaval”, disse Giovanna.

mariarua3001 5

Conhecida pela estrutura de Grupo Especial e pela excelência técnica, a União de Maricá chega a cerca de duas semanas de seu grande cortejo com 70% a 80% dos componentes já tendo recebido suas fantasias, de acordo com o presidente Matheus Santos.

Para Fabrício Pires, a intimidade com o figurino consiste no detalhe final de sua longa preparação. “O Leandro (Vieira, carnavalesco) pensou, para este ano, em uma fantasia bem exuberante. A escola está muito grande, e ele também quer que o casal esteja imponente. Às vésperas do desfile, os últimos ajustes estão em adequar o nosso tempo de evolução à exuberância do figurino”, comentou Fabrício.

mariarua3001 4

Com uma equipe tão competente e bem preparada, cabe à comunidade maricaense exibir todo o seu potencial na avenida, mostrando o porquê de a agremiação ser considerada, por muitos, uma das favoritas ao título.

“Mais do que qualquer opinião minha, que seria fatalmente parcial, posso dizer que os colegas da imprensa especializada em carnaval consideraram nosso ensaio técnico muito forte. Os ajustes finais não dependem mais da direção; agora é com a escola. É esperar a comunidade corresponder no dia 14”, resumiu, por fim, o dirigente Matheus Santos.

mariarua3001 9