Por Thaise Lima e Lucas Santos
A União de Jacarepaguá conquistou o título da Série D em 2019. Durante a apuração, a disputa entre União de Jacarepaguá e Botafogo Samba Clube foi acirrada, mas a última deu a vitória para a União. Além da campeã, a Botafogo e a Independentes de Olaria conquistaram o acesso. Caíram Chatuba de Mesquita, Santa Marta e Caprichosos de Pilares (que não desfilou) foram rebaixadas para a Série E.
O presidente da União de Jacarepaguá, Ney Lopes, prometeu que a escola vai voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído.
“Meu coração está a mil por hora. A nossa expectativa era muito grande, fizemos um grande desfile. Ser a campeã é para coroar todo o empenho da nossa comunidade. Daqui pra frente agora é pensar no próximo enredo, ver onde acertamos e erramos, para que assim a gente coloque a escola aonde ela nunca deveria ter saído que é a Sapucaí. Passo a passo a gente chega lá”, disse.
Muito emocionada com a vitória da União, a rainha de bateria Carol Lima falou das dificuldades que a escola enfrentou em 2019.
“Foi muita luta, é um momento de muita felicidade. A escola passou deslumbrante e agora o título é nosso, o trabalho foi feito”.
Como todas as escolas tiveram suas dificuldades esse ano, com a campeã da Série D não foi diferente, o diretor de carnaval Pedro Bala revelou detalhes do processo.
“Deu um trabalho, foi muito esforço do ano todo, nós pegamos a escola agora e conseguimos levantar. Estão todos de parabéns e estou muito feliz por isso. Esperar por ganhar todo mundo espera, tanto que as coirmãs também esperavam, mas nós fomos agraciados”.
Numa disputa bem desafiadora, a Botafogo Samba Clube conquistou o vice-campeonato e Independentes de Olaria ficou em terceiro lugar e assim como a campeã, também garantiram suas vagas para a Série C.
O presidente da Botafogo Samba Clube, Sandro Lima, comentou o primeiro ano de desfile e a vaga na Série C.
“Para gente é um sonho desfilar na Série C, não tínhamos muita pretensão. Começamos a produzir o carnaval bem atrasados. Tivemos metade do tempo de todo mundo, foi uma correria incrível. Agradeço ao pessoal do barracão, do ateliê, que ficaram lá dia e noite para produzir esse carnaval, e no quesito de desempate perdemos o título. É um orgulho muito grande e podem esperar que ano que vem vamos ir em busca do título”.
Mesmo perdendo ponto por penalidade, a azul e branco de Olaria garantiu o terceiro lugar e presidente da escola explicou sobre a perda de ponto.
“O trabalho foi muito árduo, no início do ano tivemos um problema com a entrega do samba-enredo e isso acarretou na penalidade de menos 1 ponto, mas pelas notas a gente conseguiu superar isso e chegar em 3º lugar. É muita felicidade, coroação de um trabalho de todo um ano, correndo atrás por conta da falta de grana, falta de estrutura, mas graças a Deus a gente conseguiu superar isso e está aí o resultado”, afirmou Brenno Araújo, presidente da Independente de Olaria.