O deputado estadual Dionísio Lins (Progressistas), autor do Projeto de Lei que pretende reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a Superliga Carnavalesca e a Liga RJ, anunciou que vai sugerir ao presidente da Liesa, Gabriel David, uma mudança significativa para o Carnaval de 2026. A proposta é aumentar de uma para três o número de escolas promovidas anualmente ao Grupo Especial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

sambodromo
Divulgação/Riotur

“A modernidade e a inovação sempre foram marcas da atual gestão da Liesa. Já estamos em diálogo com o governador Cláudio Castro e com o prefeito Eduardo Paes, ambos grandes incentivadores do Carnaval, para discutir essa ideia com a direção da Liga. Acredito que escolas tradicionais, como União da Ilha, Império Serrano e Estácio de Sá, que já conquistaram títulos no passado, poderiam enriquecer ainda mais os desfiles em dias diferentes”, afirmou Dionísio.

O parlamentar ressaltou que, ao longo de quatro décadas, a Liesa consolidou-se como referência na organização de grandes eventos no país, tornando-se parte indissociável da história do Carnaval carioca. Ele destacou que a Liga foi responsável pela criação de normas técnicas que garantiram equilíbrio, lisura e transparência na disputa entre as agremiações, além de movimentar a economia com geração de empregos e incremento na arrecadação pública.

Além de administrar, junto à Prefeitura do Rio, a Cidade do Samba, espaço que abriga 14 barracões das escolas do Grupo Especial, a Liesa também oferece suporte às coirmãs das Séries Ouro, Prata e à Associação das Escolas Mirins.

Dionísio Lins ainda fez questão de ressaltar o papel da Superliga Carnavalesca, que organiza os desfiles das Séries Prata, Bronze e do Grupo de Avaliação na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio. O evento reúne 60 agremiações em cinco dias de apresentações gratuitas, atraindo milhares de pessoas e fortalecendo a cultura popular no bairro.