A União da Ilha do Governador, uma das escolas de samba mais queridas do Rio de Janeiro, sempre foi conhecida por ser um verdadeiro celeiro de grandes intérpretes. De nomes consagrados como Ito Melodia, que marcou época na agremiação, aos talentos que hoje continuam a brilhar na Marquês de Sapucaí, a escola mantém viva a tradição de revelar vozes que ecoam além dos desfiles. E, para o Carnaval 2025, a Ilha aposta em um nome que já carrega no sangue a paixão pelo samba: Tem-Tem Jr.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Jonathan Gonçalo, mais conhecido como Tem-Tem Jr., não é apenas mais um intérprete. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o artista se referiu a sua história no samba como uma mistura de herança familiar, dedicação e talento que promete fazer história na avenida. O apelido, que já é uma marca registrada, veio do pai que inspirou a alcunha. “Desde criança, me chamavam de Temtemzinho, mas há seis anos decidi modernizar o nome. Tirei o ‘zinho’ e adicionei o ‘Jr.'”, conta o artista, que hoje carrega com orgulho a homenagem ao pai e sua trajetória no samba.
Canto energético e vibrato marcante
O estilo de Tem-Tem Jr é definido por um canto vibrante, cheio de energia e marcado por um vibrato que dá personalidade à sua voz. Para manter a qualidade vocal, ele prioriza cuidados essenciais, como descanso, alimentação balanceada e hidratação constante. Mas, além dos cuidados físicos, o intérprete reforça a importância do equilíbrio espiritual. “É o que permite que a gente possa fazer um trabalho maravilhoso”, afirma, destacando a dedicação que coloca em cada apresentação.
‘Vamos fazer história’: Um grito que inspira
Como todo intérprete, uma das marcas de Tem-Tem Jr é seu grito de guerra: “Vamos fazer história”. A frase rapidamente se tornou uma marca registrada do intérprete. Hoje, a expressão já estampa camisetas e em breve ganhará bonés e outros itens, refletindo a conexão de Tem-Tem Jr. com o samba e sua trajetória. “É muito bom chegar nos lugares e o povo te cumprimentar falando: ‘Vamos fazer história'”, comemora.
Herdeiro de uma tradição familiar que inclui o avô, Dionel Sampaio, compositor do lendário samba do Império Serrano “A Leda das Sereias, Rainhas do Mar”, Tem-Tem Jr. vê no grito uma forma de honrar o passado e inspirar conquistas futuras. Para ele, o grito ecoará a luta da União da Ilha pelo título e o acesso ao Grupo Especial no carnaval 2026.
Estreia na Ilha: Realização de um sonho
A estreia de Tem-Tem Jr como intérprete oficial da União da Ilha no Carnaval 2025 representa a realização de um sonho. “Eu acho que qualquer cantor da minha idade gostaria de estar cantando numa grande agremiação como é a União da Ilha”, afirma o cantor que vai para o seu sexto ano como intérprete oficial de escola de samba. Na Ilha, ele destaca a emoção de se sentir em casa. Ele ressalta o apoio do presidente Ney Filardi, que lhe deu liberdade para trabalhar com a equipe de som que já atua na escola há mais de 20 anos.
“Essa galera que trabalha comigo é o carro de som mais antigo da Marquês de Sapucaí, especial e grupo de acesso. O Ito Melodia ficou mais de 20 anos na União da Ilha e esse carro de som nunca saiu daqui. Essa é a mesma rapaziada. A galera que me dá todo o suporte, a força e o gás para fazer o trabalho”, declarou o cantor.
Além disso, Tem-Tem Jr celebra a oportunidade de trabalhar com o mestre de bateria Marcelo e sua “Baterilha”, que costuma alcançar a nota máxima no desfile. “É uma das melhores baterias que passa aqui nessa passarela”, diz entusiasmado. Ele também destaca o clima positivo e a humildade que permeiam a preparação para o Carnaval. “A gente sabe que tem grandes agremiações no nosso grupo, mas a gente vem aí com a sandalinha da humildade e com aquela famosa gana de vencer”, afirma.
Referências e inspirações
Tem-Tem Jr. carrega consigo uma série de referências profissionais que moldaram sua trajetória no Carnaval. Entre seus ídolos, ele destaca o pai, com quem compartilha a paixão pelo samba desde a Inocentes de Belford Roxo, e intérpretes como Bruno Ribas, Zé Paulo Sierra e Ito Melodia, a quem chama de “padrinho”. “Ele é o verdadeiro showman dessa Sapucaí, levanta qualquer um. Se tu tá triste, tu fica feliz do lado dele”, afirma.
Em 2024, Tem-Tem Jr. foi reconhecido com o prêmio Estrela do Carnaval, do site Carnavalesco, pelo seu trabalho à frente do carro de som do Império Serrano. Para ele, cada conquista é uma bênção: “Peço a Deus que me permita ser feliz e levantar esse povo. Só de fazer isso, já fico grato e honrado”.
Futuro e o Grupo Especial
Enquanto se prepara para o Carnaval 2025, Tem-Tem Jr aborda com maturidade os rumores sobre sua possível ascensão ao Grupo Especial. “Tudo tem que ser bem escolhido por Deus, no momento certo. Hoje sou mais maduro e respeito isso”, afirma. Ele reforça que, quando chegar a hora, quer que seja para deixar uma marca duradoura, assim como seus ídolos fizeram.
Com o grito de guerra “Vamos fazer história” ecoando cada vez mais forte, Tem-Tem Jr. e a União da Ilha seguem firmes na missão de conquistar a avenida e, quem sabe, garantir o tão sonhado título. Para o intérprete, a Ilha é uma escola de Grupo Especial, e sua felicidade em integrar esse projeto é evidente: “Felicidade estar na União da Ilha”.