A Unidos de Vila Isabel intensifica os preparativos da comissão de frente para o desfile em homenagem a Heitor dos Prazeres no Carnaval 2026. Em entrevista ao CARNAVALESCO, os coreógrafos Alex Neoral e Marcio Jahú ressaltaram o aprendizado obtido no último carnaval, a parceria com os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, e a valorização de bailarinos negros no elenco. Eles também destacaram como o samba-enredo influencia diretamente a criação dos movimentos coreográficos.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na visão dos coreógrafos, apesar das controvérsias e das grandes expectativas em torno da escola, a comissão de frente teve um desempenho positivo, garantindo os 30 pontos para a Vila.
“Foi um ano muito atribulado, com as questões envolvendo o nosso carnavalesco (o ex-carnavalesco da Vila, Paulo Barros). Isso mexeu com a estrutura da escola. Tudo foi muito controverso. Acho que estávamos esperando o resultado que tivemos, mas a comissão foi positiva. Demos nota máxima para a escola”, declarou Alex Neoral.
Para 2026, com a chegada da dupla Leonardo Bora e Gabriel Haddad, a expectativa é de um novo ciclo artístico e criativo. Neoral e Jahú destacaram a relação de respeito e escuta mútua com os carnavalescos.
“É muito bom quando sentimos que a parceria está se concretizando, assim como já aconteceu com outros carnavalescos com quem trabalhamos”, afirmou Marcio Jahú.
“Eles têm um respeito muito grande pelo nosso trabalho. É uma escuta ampla, estamos trocando muito. Isso é muito positivo”, completou Neoral.
Outro fator que vem gerando grande expectativa é o samba-enredo da Vila Isabel. A obra assinada por André Diniz, Evandro Bocão e Arlindinho, aclamada pela diretoria e pela ala de compositores, será o hino oficial do Povo do Samba em 2026. A escolha já inspira os coreógrafos a desenvolver o projeto coreográfico e pensar na concepção artística do elenco.
“Em muitos desfiles, tiramos a proposta coreográfica do samba e acredito que desta vez não será diferente. Um quesito acaba influenciando o outro. O samba-enredo influencia o enredo, que influencia a comissão de frente, e a escola como um todo”, explicou Neoral.
Jahú também destacou a excelente safra de sambas apresentada pela escola e prometeu uma performance marcada pela força da dança. “Gostamos muito de um trabalho rico em movimento. O samba está nos inspirando a criar o projeto, pensar nos gestos, nas intenções e no elenco”, afirmou.
Elenco definido
Os coreógrafos Alex Neoral e Marcio Jahú já definiram o elenco da comissão de frente da Unidos de Vila Isabel para o Carnaval 2026. A audição, que reuniu cerca de 200 candidatos, resultou na seleção de 20 bailarinos, todos negros, em sintonia com o enredo que celebra Heitor dos Prazeres. Para Neoral, o número expressivo de candidatos reforça a relevância e o prestígio do trabalho desenvolvido pela equipe.
“Isso mostra o interesse pela Vila, pelo carnaval e pelo nosso trabalho. Muitas pessoas sonham em fazer parte de uma comissão de frente, mas nós temos uma responsabilidade muito grande, que é defender o quesito”, concluiu o coreógrafo.









