Desde 2016, o pesadíssimo pavilhão do Rosas de Ouro é defendido por Isabel Casagrande, já histórica porta-bandeira da agremiação. Há, entretanto, uma peculiaridade no quesito na agremiação: as mudanças de nomes para compor o quesito. Desde 2024, Uilian Cesário carrega tal responsabilidade – e a parceria já trouxe um grande fruto: o título do Grupo Especial de 2025, com “Rosas de Ouro Em Uma Grande Jogada”. A reportagem do CARNAVALESCO conversou com a dupla para falar sobre a parceria entre ambos na final de samba-enredo do Rosas de Ouro para o Carnaval 2026.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Autonomia total
Há mais de três décadas no Rosas de Ouro, Isabel Casagrande possui plena confiança de toda a agremiação. Ela própria foi a responsável por escolher o novo profissional: “A escola me deixa com total liberdade para eu escolher um mestre-sala. Não são eles que escolhem: eu quem escolhi. Na época, o Everson acabou saindo, eu fui atrás de um mestre-sala e fiz o convite para ele, que estava disponível. Foi uma grata surpresa ele ter aceitado. Estamos indo para o terceiro ano e a nossa sincronia, a cada ano, vai ficando melhor. Tudo que você faz repetidamente com amor dá certo. A gente está indo pelo caminho certo, está tudo certo”, comentou.
Ela fez questão de exaltar o antigo parceiro: Everson Sena, com quem bailou entre 2020 e 2023 – e que, no ciclo carnavalesco de 2025, chegou ao Camisa Verde e Branco. De 2016, quando se tornou a primeira porta-bandeira, Isabel também dançou com Marcos Eduardo (entre 2016 e 2018) e com Edgar Carobina (em 2019). Com Uilian Cesário renovado, ele chegará ao terceiro ano na Roseira – e se empatará com os dois primeiros parceiros de Isabel como o companheiro que mais dançou com o histórico nome azul e rosa.

Uilian, além de confirmar o convite, deu a visão dele sobre a chamada de Isabel: “O convite para vir para o Rosas veio de uma forma muito gentil: através da própria Isabel. Eu confesso que eu não tinha expectativa de voltar a dançar por conta da minha breve passagem, pela minha curta história. Eu imaginei que eu, basicamente, tinha vivido esse sonho e tinha, de fato, realizado essa grande conquista. Mas a vida é muito maluca e acabou me surpreendendo, surpreendendo todos os meus amigos, toda a minha família. E a Isabel me chamou para uma conversa cara a cara e deixou claro o interesse em estar fazendo parte enquanto casal para o então próximo desfile – que, no caso, era o de 2024. Foi um carnaval muito especial enquanto sincronia, enquanto união, enquanto parceria”, destacou.
União
O mestre-sala destacou o quanto a cumplicidade com Isabel está em alta: “A gente tem aprendido dia a dia a ser, basicamente, o que o outro precisa – basicamente, um complemento: não só na dança, mas na vida, também. Parte das nossas conversas são falando de pista, desfile, fantasia e coreografia; mas, hoje, acho que a gente conseguiu encontrar um espaço seguro e confortável para também falar do Uilian e da Isabel fora da quadra. Esse é um dos pontos principais para que a gente consiga crescer enquanto pessoa e enquanto profissional, enquanto amigos, enquanto casal de mestre-sala e porta-bandeira, também. É engraçado porque, ao longo da minha construção, ao longo da minha preparação, ainda um pouco mais jovem, eu ouvia que o casal de mestre-sala e porta-bandeira é, basicamente, um casal de marido e esposa. Hoje eu valido essa informação que me passaram – e eu tenho certeza de que o bom resultado, o bom trabalho apresentado, com certeza, tem como ingrediente a confiança, a harmonia, a paz e uma troca sensível e humana entre duas pessoas”, afirmou.

Trabalho árduo
O título veio apenas no segundo ano da dupla, e o mestre-sala destaca que é possível melhorar ainda mais: “Esse trabalho está acontecendo, a gente tem aprendido, tem errado bastante, tem acertado bastante e não estamos confortáveis com a nota desse último desfile. São muitas coisas a serem questionadas e entendidas a partir dos olhos dos jurados. É, basicamente, catar os caquinhos que ficaram ao longo do caminho e tentar construir um castelo próspero e feliz. A gente está tentando fazer isso da melhor maneira possível, com muito empenho, dedicação e amor”, finalizou.
Citadas por Uilian, em 2025, a dupla teve uma nota 10, duas 9.9 e um 9.8. Já em 2024, foram três 10 e um 9.9.









