A folia embala a programação da TV Brasil neste final de semana com a faixa Carnavais do Brasil. A emissora pública transmite, pela primeira vez para todo o país, o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro, da Nova Magalhães, nesta sexta e sábado, ao vivo, a partir das 22h. O canal também exibe com destaque o Desfile das Campeãs de São Paulo, do Sambódromo do Anhembi, no sábado, em rede, exceto São Paulo.
Os apresentadores Bia Aparecida e Tiago Alves revelam as emoções dos desfiles direto do estúdio da TV Brasil, no Rio de Janeiro. A dupla recebe especialistas para comentar a passagem das agremiações. A jornalista Mari Karla, o mestre em Letras Rodrigo Pereira e o cantor Jorginho do Império são os convidados especiais desta sexta.
Para comentar sobre a festa das escolas de samba vitoriosas de São Paulo e o espetáculo da Série Prata no sábado, a transmissão conta com a participação do radialista Felipe Rangel, locutor da Rádio MEC, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o cientista político Ângelo Mathias e o carnavalesco Eduardo Gonçalves.
O público pode interagir e participar da transmissão da TV Brasil com a hashtag #CarnavaisdoBrasil no Twitter. Os ouvintes também podem curtir a folia pela Rádio Nacional que, em rede, também acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo em sua programação.
O programa contará ainda com entradas ao vivo do jornalista Paulo Garritano, da Nova Intendente, e Sarah Quines, do Sambódromo do Anhembi, para trazer notícias e entrevistas com os foliões das escolas de samba.
No próximo final de semana, na sexta e no sábado, a TV Brasil exibe o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A partir de meia-noite, a emissora transmite o evento que ocorre no Complexo Cultural do Porto Seco com agremiações dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí e Porto Alegre.
Desfile da Série Prata ganha janela nacional pelo canal público
A TV Brasil mostra a performance das escolas de samba que percorrem a tradicional Intendente Magalhães, no Rio de Janeiro, agora em novo endereço na Zona Norte, batizado como Nova Intendente. A tradicional passarela do samba, transferida para a Avenida Ernani Cardoso, agora conta com 400 metros.
Ao todo, 32 agremiações disputam três vagas para desfilar na Marquês de Sapucaí, em 2024. A campeã de sexta, a campeã de sábado e a escola melhor classificada na pontuação, abaixo das duas vencedoras, garantem um lugar na Série Ouro do ano que vem. As três piores colocadas descem para a Série Bronze.
Os desfiles de sexta-feira reúnem as escolas de samba Unidos de Lucas, União do Parque Acari, Unidos da Vila Santa Tereza, Raça Rubro-Negra, Acadêmicos da Abolição, Acadêmicos de Jacarepaguá, Acadêmicos do Peixe, Acadêmicos da Rocinha, Unidos do Jacarezinho, Caprichosos de Pilares, União de Maricá, Leão de Nova Iguaçu, Independente da Praça da Bandeira, Rosa de Ouro, Acadêmicos de Santa Cruz e Acadêmicos do Engenho da Rainha.
A sequência de sábado traz Flor da Mina do Andaraí, Botafogo Samba Clube, União do Parque Curicica, Renascer de Jacarepaguá, Sereno de Campo Grande, Arame de Ricardo, Mocidade Unida do Santa Marta, Império da Uva, Acadêmicos do Dendê, União Cruzmaltina, Acadêmicos da Diversidade, Acadêmicos do Cubango, Alegria da Zona Sul, Independentes de Olaria, Arrastão de Cascadura e Unidos de São Cristóvão.
Agremiações de São Paulo desfilam em clima de festa
A Mocidade Alegre conquistou o título de Campeã do Carnaval de São Paulo e fecha o Desfile das Campeãs no Sambódromo do Anhembi com transmissão da TV Brasil. Além das cinco escolas de samba com melhor classificação no Grupo Especial, a apresentação festiva ainda conta com a campeã e a vice dos grupos de Acesso I e II. As nove agremiações se apresentam mais tranquilas, em clima de celebração, sem o rigor da avaliação dos jurados e a cobrança dos pontos para conseguir nota máxima.
As primeiras agremiações a entrarem na Avenida são a Dom Bosco de Itaquera e a Torcida Jovem, vice e campeã, respectivamente, do Grupo de Acesso II e que sobem para o Grupo de Acesso I em 2024. A Camisa Verde e Branco, segunda colocada, e a Vai-Vai, vencedora do Grupo de Acesso, I retornam à elite e desfilam no Grupo Especial na folia do próximo ano.
Na sequência, o Desfile das Campeãs de São Paulo conta com as agremiações que alcançaram as cinco primeiras posições do Grupo Especial em ordem invertida ao resultado da pontuação final: Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Império da Casa Verde, Mancha Verde e Mocidade Alegre.