A folia embala diversas produções especiais na telinha da TV Brasil no mês de fevereiro com a faixa Carnavais do Brasil. A emissora pública valoriza as manifestações da cultura popular em diversas regiões do país ao mostrar o desfile das escolas de samba e exibir shows com grandes astros da cena musical brasileira.
Tiago Alves, Bia Aparecida e Flavia Grossi Credito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil
O canal transmite a performance das agremiações do Grupo Especial de Vitória, no Espírito Santo, na sexta (6) e sábado (7), com a TVE/ES, em rede; o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso 2 de São Paulo, apenas para o estado, no sábado (7); e a apresentação das agremiações da Série Prata, do Rio de Janeiro, no domingo (15) e segunda (16), direto da Intendente Magalhães, para todo o país.
O clima de Carnaval também contagia com os shows dos principais circuitos da folia em Salvador. A programação especial acompanha os espetáculos dos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho durante vários dias, na sexta (13), sábado (14) e terça (17), em diversos horários, com a TVE Bahia, em rede. A emissora ainda tem edições temáticas dos programas Sem Censura e Samba na Gamboa.
Destaques do pré-carnaval
A TV Brasil antecipa a programação de Carnaval neste final de semana. Em rede, o canal exibe o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória nesta sexta (6) e sábado (7), ao vivo, às 22h, em parceria com a TVE/ES, emissora que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A primeira noite do desfile direto do Sambão do Povo, na capital capixaba, reúne cinco agremiações: Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte. No segundo dia, o Carnaval de Vitória traz para o palco as escolas Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí.
Já no sábado (7), apenas para São Paulo, a TV Brasil apresenta o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso 2 de São Paulo, com exclusividade na televisão aberta, às 21h. Mais cedo, a partir das 20h, a festa já pode ser acompanhada no YouTube da emissora.
A transmissão comandada pelos jornalistas Bárbara Pereira e Muka tem a participação de comentaristas no estúdio. Os apresentadores recebem como convidados especiais a jornalista Carolina Grimião, o pesquisador Felipe Gabriel Oliveira e o jornalista Felipe Rangel. O repórter Lincoln Chaves traz as notícias direto do Sambódromo do Anhembi.
O desfile paulista reúne dez tradicionais agremiações que buscam garantir presença no Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo em 2027. Este ano, duas escolas de samba sobem, enquanto outras duas são rebaixadas para o Grupo Especial de Bairros.
Samba na Gamboa e Sem Censura no clima de festa
Para esquentar os tamborins, a TV Brasil recorda duas edições especiais da mais recente temporada do programa Samba na Gamboa com a presença de personagens conhecidos da folia. Com histórias e repertório da festa momesca, a apresentadora Teresa Cristina traz o carnavalesco Milton Cunha neste domingo (8), às 13h, e recebe o bamba Neguinho da Beija-Flor, no domingo de Carnaval (15), no mesmo horário.
Especialista no assunto, o comentarista Milton Cunha aborda desfiles inesquecíveis das escolas de samba do carnaval carioca. Entre a análise de um sucesso e outro, a anfitriã interpreta clássicos com os maiores sambas-enredo de todos os tempos.
A cantora Teresa Cristina entoa músicas que atravessam gerações como “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”, samba campeão do Império Serrano, em 1982; “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, canção do vice-campeonato da Beija-Flor, em 1989; “O Ti Ti Ti do Sapoti”, obra da Estácio de Sá, em 1987; e “Histórias Para Ninar Gente Grande”, samba que deu o título à Mangueira, em 2019, entre outras.
No domingo de folia (15), o cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor é pura emoção no Samba na Gamboa. Durante o papo com a apresentadora Teresa Cristina, o convidado celebra os 50 anos como intérprete, menciona passagens marcantes de sua trajetória artística, destaca a paixão pela sua escola de samba e se comove ao falar de superações e performances na Marquês de Sapucaí.
O veterano canta obras de seu repertório autoral como “Deusa da Passarela”, “Malandro é malandro, mané é mané”, “Gamação Danada”, “Malandro Também Chora” e “O Campeão (meu time)”. Ainda solta a conhecida voz para lembrar clássicos como “Ângela” e “Sorriso Negro”, entre outros sucessos do gênero.
O Sem Censura também está com programas temáticos. A roda de conversa comandada por Cissa Guimarães apresenta desde o dia 26 de janeiro uma série de edições ao vivo sobre o enredo das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro com entrevistas de convidados ilustres.
Em clima animado nos dias que antecedem o início do Carnaval, o vespertino entra na terceira e última semana de conteúdos especiais com atrações da festa popular no palco e na bancada a partir desta segunda (9). A produção reúne representantes das agremiações que brilham na Marquês de Sapucaí.
O bate-papo inclui intérpretes, rainhas de bateria, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de ritmistas da bateria das escolas de samba para performances ao vivo, no estúdio do canal público de segunda a quinta, às 16h. Já às sextas, a TV Brasil destaca os melhores momentos da semana.
Folia nas ruas de Salvador e do Rio de Janeiro
Durante o Carnaval, a partir de sexta (13), a TV Brasil acompanha os blocos de rua e os grandes shows de ícones da música nacional, principalmente dos ritmos baianos, com as atrações dos mais importantes circuitos de Salvador.
O canal mostra as apresentações de fenômenos da cultura popular que arrastam foliões nos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho, com as imagens da TVE Bahia, em rede. A programação com as atrações de Salvador ganha a telinha na sexta (13), às 23h; no sábado (14), às 21h; e na terça (17), também às 21h.
Já no domingo (15) e segunda (16) de folia, a TV Brasil transmite para todo o país o desfile das escolas de samba da Série Prata, do Rio de Janeiro, na Intendente Magalhães, na Zona Norte da capital fluminense, para todo o país. A programação começa mais cedo, às 18h, no YouTube da emissora. Já na telinha, a festa das agremiações entra no ar às 20h30 no domingo (15) e às 21h na segunda (16).
Os jornalistas Tiago Alves, Bia Aparecida e Flávia Grossi comandam a apresentação. A repórter Anna Karina acompanha os preparativos das escolas no início dos desfiles, direto da concentração. Já o noticiário da dispersão pauta os repórteres Fernanda Cruz no domingo (15) e Vladimir Platonow na segunda (16).
Ao todo, 29 escolas de samba atravessam a Estrada Intendente Magalhães em dois dias de performances. As agremiações mostram a evolução dos enredos na passarela popular do samba da Cidade Maravilhosa com o objetivo de subir para a Série Ouro e desfilar na Sapucaí em 2027.
No estúdio da emissora pública, Tiago Alves e Bia Aparecida conduzem a transmissão de domingo (15), enquanto Flávia Grossi faz dupla com o jornalista na segunda (16). Os anfitriões recebem convidados especiais para analisar o desempenho das agremiações.
Programação da faixa Carnavais do Brasil na TV Brasil
Desfile do Grupo Especial de Vitória
6 e 7 de fevereiro (sexta e sábado), às 22h em rede
Desfile das Escolas do Grupo de Acesso 2 de São Paulo
7 de fevereiro (sábado), às 21h, exclusivo para São Paulo
Carnaval de Salvador
13 de fevereiro (sexta), às 23h, em rede
14 e 17 de fevereiro (sábado e terça), às 21h, em rede
Desfile das Escolas de Samba da Série Prata do Rio de Janeiro (Intendente Magalhães)