O CARNAVALESCO entrevistou, nessa última semana, o intérprete do Paraíso do Tuiuti, Pixulé, sobre o sorteio da ordem das escolas do Grupo Especial para o Carnaval 2026, que ocorre na noite desta sexta-feira. Pixulé falou ainda sobre o Carnaval 2025 e as expectativas para o vindouro, de 2026.

“Muitos gostaram e outros não gostaram. No meu caso, eu ainda tenho que me acostumar com esses três dias. Confesso que ainda prefiro os dois dias (domingo e segunda-feira). Ainda não tem como analisar, é um fato novo. Deixa vir o próximo Carnaval 2026, aí você pode me fazer a mesma pergunta que com certeza eu vou saber te responder”, disse Pixulé.
Apesar da inicial estranheza, o cantor viu com bons olhos o fato do Tuiuti ter desfilado na terça-feira, justamente o dia que não existia anteriormente.
“Desfilar na terça-feira e ter domingo e segunda de folga foi bom. A gente chega inteirinho, bem descansado, tranquilo. Tem o fato positivo de você ver como as escolas passaram nos dois dias anteriores. Você fica analisando. Para mim, foi bom para caramba”, enalteceu.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Neste último Carnaval, o Paraíso do Tuiuti homenageou, em seu enredo, Xica Manicongo, considerada pelos historiadores a primeira travesti do Brasil. Nascida na África, onde tinha liberdade de se comportar como desejasse, Xica foi sequestrada e levada ao Brasil, no qual a Coroa Portuguesa lhe reprimiu e obrigou a vestir-se como homem. O tema foi elogiado, sendo premiado com o Estrela do Carnaval de Melhor Enredo.
“Esse desfile de 2025 representou tudo para mim. Eu já passei várias vezes na Sapucaí, eu já tive sambas que me consagraram para o Brasil inteiro, que foi o 2014, Vai Tremer. E esse samba de 2025 veio de novo uma consagração. Em todo lugar do país que eu vou fazer show, quando eu começo a cantar ‘canta para Exú’, o povo inteiro canta e eu sou muito ovacionado por causa desse desfile, por causa desse samba, por causa desse enredo, principalmente o enredo. O Carnaval 2025 foi muito importante para mim, para minha carreira, para o meu trabalho, para o meu desenvolvimento como profissional”, analisou Pixulé.
Dificuldades técnicas, no entanto, sobretudo em Evolução, fizeram com que a agremiação de São Cristóvão ficasse em décimo lugar, atrás apenas da Mocidade e da UPM. Como acontece com a campeã da Série Ouro e as duas últimas colocadas do Grupo Especial, a escola já tem uma ordem definida de desfile: ela será a primeira escola de terça-feira.
“Ser primeira escola não é legal. Não é bacana. Eu não curto ser primeira escola. Gostaria de ser segunda, no máximo terceira escola. A gente vai estar ali, porém, mais uma vez brigando pelo campeonato. Tenho certeza que o Tuiuti vai fazer um brilhante desfile e vai surpreender sendo a primeira escola de terça-feira. Faz parte do jogo, vamos embora”, opinou o intérprete.
Mesmo o sorteio não revelando novidades para São Cristóvão, Pixulé acredita que o evento será bastante prazeroso, já que a ausência de favoritos, em um momento ainda distante dos desfiles oficiais, consolida um clima amistoso e imprevisível.
Pixulé ainda elogiou a antecipação da data do sorteio: “Eu gostei porque as escolas vão ter mais tempo para se preparar. Houve época em que as pessoas começavam a ouvir samba-enredo em novembro e, em dezembro, o presente de Natal de todo mundo era o CD das escolas de samba e o disco do Roberto Carlos. Hoje, acabou: o pessoal começa a ouvir samba-enredo a partir de meados de janeiro. O sorteio sendo agora início de abril, vai facilitar muito para as escolas trabalharem. E o samba também sendo escolhido bem antes de outubro, vai ser ótimo para essa escola trabalhar. Essa ideia, eu gostei. Parabenizo o Gabriel e a Liga por essa atitude”.
Por fim, o artista comentou sobre as expectativas para o desfile do ano que vem. Comandado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que completa 11 anos na agremiação, o Paraíso do Tuiuti homenageará na avenida a religiosidade afro-cubana com o enredo “Lonã Ifá Lukumi”. A escola foi a primeira do Grupo Especial a anunciar o tema para 2026.
“Eu espero muito desse desfile do Paraíso do Tuiuti 2026. Celebrar os orixás cubanos vai ser uma novidade para a Sapucaí, para todo o povo. Vai ser um enredo totalmente diferente. Estou esperando muito desse desfile, estou esperando muito da plástica do Jack, que é um cara expert nisso. Vide 25, em que a plástica dele foi maravilhosa. 26 não vai ser diferente – talvez seja até melhor. O Tuiuti vai fazer um desfile grandioso, tenha certeza disso, até porque seremos a primeira escola. Vai ser um desfile de consagração. A consagração do Paraíso do Tuiuti, a consagração do Pixulé”, defendeu Pixulé.