Em mais uma segunda-feira, o Paraíso do Tuiuti realizou seu ensaio de rua em São Cristóvão, movimentando o povo ao redor e fazendo um grande treino para a escola. O Quilombo do Samba levará para a Avenida o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, sobre a criação e a prática do Ifá cubano entre os escravizados, e depois, ex-escravizados, do país insular. A noite teve como destaque o desempenho de Pixulé e seu entrosamento com toda a parte musical do Tuiuti, o que chamou bastante a atenção, além dos bailados de Vinícius e Rebeca pelas ruas, encantando quem veio prestigiar o ensaio.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

COMISSÃO DE FRENTE

tuiuti rua0812 1

Neste dia de Nossa Senhora da Conceição e de Oxum, a comissão de frente do Tuiuti fez uma apresentação especial para louvar Oxum, sem deixar de mostrar o que vem sendo ensaiado. David Lima, responsável pela comissão da escola, comandou o momento no qual, em certo trecho da coreografia, a Senhora da Água Doce assumia o centro junto a um babalaô, sendo louvada pelos bailarinos. O momento foi significativo para a data, na medida certa, sem comprometer a coreografia da agremiação. No geral, a comissão apresentou a mesma base coreográfica do primeiro ensaio de rua, com fortes movimentos de braço, pernas e joelhos, e movimentos afro, repetindo muito bem a dose.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

tuiuti rua0812
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Vinícius Antunes e Rebeca Tito passaram bem elegantes pelas ruas de São Cristóvão, mostrando muita graciosidade nos movimentos apresentados nesta segunda-feira. Seguindo a coreografia que vêm mostrando nos ensaios, o casal demonstra cada vez mais confiança e entrosamento, perceptíveis na dança, nos gestos e nos movimentos de ambos, especialmente nos trechos das cabines. O bailado permanece clássico, nos giros e no cortejo, com instantes mais leves ao longo da apresentação.

SAMBA E HARMONIA

Pixulé teve uma grande noite no ensaio do Quilombo do Samba. O intérprete cantou muito bem e com muita força, mantendo o ritmo e a intensidade enquanto durou o treino, demonstrando precisão e domínio da obra “com habilidade”, como ele mesmo costuma dizer. A ala musical da escola, sob os cuidados de Leonardo Bessa, também esteve muito forte e auxiliou perfeitamente a execução e o canto do samba. A comunidade, por sua vez, não parou de cantar durante toda a noite, mostrando estar com o samba na ponta da língua.

EVOLUÇÃO

O Tuiuti teve uma evolução muito tranquila, sem correrias ou atropelos, passando de forma suave pelas ruas de São Cristóvão, mas sem deixar de demonstrar força. Os componentes estavam muito entregues ao enredo, movimentando-se bem dentro das alas. A escola levou também algumas alas coreografadas, algumas com mais movimentos, outras mais simples, mas todas fluíram bem, sem qualquer problema no quesito evolução ao longo do trajeto.

tuiuti rua0812 4

Leandro Azevedo, diretor de carnaval da escola, avaliou o ensaio desta segunda e destacou como o samba vem crescendo e auxiliando a evolução dos componentes.

tuiuti rua0812 2

“O samba está crescendo, a comunidade, a cada dia que passa, cantando mais… A escola está em uma crescente, e é isso que a gente quer. Sempre dá para melhorar uma coisinha ou outra, mas estamos evoluindo, e o mundo do samba está abraçando cada vez mais o samba do Tuiuti. É um samba sempre entre os melhores, encaixou bateria, Pixulé e samba-enredo. Isso significa que estamos no caminho certo para conseguir uma ótima nota em harmonia e evolução. São dois quesitos importantes — não que os outros não sejam —, mas estamos vendo no dia a dia que o Paraíso do Tuiuti tem condição de chegar aos 40 pontos em ambos”.

tuiuti rua0812 3

OUTROS DESTAQUES

A bateria do mestre Marcão esteve muito bem também, seguindo firme durante o ensaio. Realizou duas paradinhas com atabaque, nas quais a rainha Mayara Lima fez toda a diferença, sambando no ritmo da obra, participando de uma das bossas e apresentando os ritmistas da “SuperSom”.

tuiuti rua0812 5