Em plenária realizada na última segunda-feira, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) definiu punições para três agremiações que desfilaram nos grupos Especial e Acesso I. Uma delas por conta de um evento prévio aos desfiles, e as duas restantes por infringirem um ato do regulamento – no caso, a cronometragem.

independentetricolor desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 2
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

 

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Para deixar claro os motivos pelos quais cada uma das agremiações será despontuada ainda antes da leitura das notas das respectivas apurações, o CARNAVALESCO explica o que aconteceu para que as escolas de samba fossem punidas – além de, é claro, citar quais foram as agremiações e os respectivos decréscimos.

Rosas de Ouro

rosasdeouro desfile26 15

Ao todo, a atual campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo começará a apuração com cinco décimos negativos. Tudo porque o Rosas de Ouro atrasou para entregar a pasta técnica pela qual os jurados se baseiam ao avaliar o desfile. Dessa maneira, a agremiação infringiu o Artigo 11º do Regulamento. A punição teve dosimetria dada pela Seção IV, no Artigo 18º, Inciso I, Alinea A.

Camisa Verde e Branco

camisaverde desfile26 16

O Trevo da Barra Funda encerrou o desfile de “Abre Caminhos” com 66 minutos e 19 segundos. Como o tempo máximo estabelecido pelo Regulamento do Grupo Especial é de 65 minutos, a agremiação ultrapassou tal limite. Embora no Título III (“Dos Desfiles”), Capítulo I (“Das Penalidades”), Seção II (“Da Perda de 0,2 Décimos”).

O Artigo 16° descreve que “As escolas de samba perderão 0,2 (dois) décimos na fiscalização, concentração e na pista, durante o seu desfile, a cada infração a seguir relacionada, em que vierem a incorrer:”, no item “I – Cronometragem”, inciso b), deixe claro que “Ultrapassar o tempo máximo de desfile” e o inciso c) complemente com “A Escola de Samba será penalizada com a perda de mais 0, 1 (um) décimo a cada minuto que exceder ao limite máximo ou anteceder ao mínimo estipulado de desfile”, o Trevo foi punido apenas no inciso b) – perdendo, portando, dois décimos na apuração.

Independente Tricolor

independentetricolor desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 18
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

A agremiação também encerrou o próprio desfile estourando o cronômetro. No Grupo de Acesso I, o tempo máximo de desfile é de 60 minutos, e a Independente complementou o cortejo em 61. Dessa maneira, os artigos citados para descrever a situação do Camisa Verde e Branco se fazem valer – bem como a punição.