A Liesa realiza nesta quinta o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2020. A maioria das escolas já deram início ao projeto de construção do desfile para o próximo ano e apenas três (das 13) que desfilam no Sambódromo no domingo e segunda de carnaval ainda não definiram suas temáticas para o próximo ano, sendo que a União da Ilha anunciará o seu enredo na hora do sorteio. Portanto, apenas Portela e Estácio de Sá conhecerão a posição de desfile antes da definição do enredo.

Mangueira Desfile2019 102A grande campeã do Carnaval 2019 anunciou nesta semana o seu tema para 2020. A Mangueira vai apresentar o enredo ‘A verdade vos fará livre’. O título pomposo nada mais é que uma homenagem a Jesus Cristo. A escola passou por um processo eleitoral após os desfiles e elegeu Elias Riche para o lugar deixado por Chiquinho da Mangueira. Toda a equipe campeã teve o contrato renovado e vai para o desfile do ano que vem tentar o bicampeonato.

Viradouro Campeas2019 135A Viradouro, vice-campeã de 2019, tem a responsabilidade de repetir o apoteótico desfile apresentado, que deu à escola a segunda melhor colocação em toda a sua história. Embora tenha anunciado a renovação com a escola, Paulo Barros se desentendeu com a diretoria e não permaneceu. A vermelha e branca trouxe os jovens Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, que desenvolverão o enredo ‘Viradouro de alma lavada’. Exceto Paulo Barros, todo o restante da equipe de 2019 permanece.

Vila Isabel Campeas2019 043Terceira colocada em 2019, a Unidos de Vila Isabel é outra que voltou a viver dias de glória, obtendo a sua melhor colocação desde 2013, ano do último título. Assim como Mangueira e Viradouro, a azul e branca não fez qualquer alteração na equipe e vai com o mesmo time para o desfile. O enredo será sobre Brasília, a capital federal, mas com uma temática indígena, desenvolvida pelo carnavalesco Edson Pereira: ‘Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil‘.

Portela Campeas2019 063A Portela, quarta colocada em 2019, tem dois grandes desafios. O primeiro é seguir tendo sorte e conseguindo desfilar na segunda-feira, algo que acontece desde 2014. O segundo é emplacar o sétimo desfile das campeãs seguido, o que garante à Majestade do Samba a liderança no ranking da Liesa. A campeã de 2017 ainda não tem enredo mas realizou mudanças na equipe de 2019. Reeleito, o presidente Luis Carlos Magalhães, trocou a carnavalesca Rosa Magalhães pela dupla Renato Lage e Márcia Lage, que estrearão na azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira.

Salgueiro Campeas2019 107Depois de conseguir colocar o carnaval na rua em um ano complicado, o Salgueiro virou a página de 2018 muito rápido. A quinta colocada de 2019 foi uma das primeiras escolas a definirem o enredo. Com a equipe totalmente mantida, Alex de Souza vai desenvolver ‘O Rei Negro do Picadeiro’, sobre o primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamin de Oliveira.

Mocidade Campeas2019 033Ainda mais cedo que o Salgueiro, a Mocidade foi a primeira escola do Grupo Especial a definir o seu enredo para o Carnaval 2020. Depois de anos de insistentes pedidos de seus torcedores, a Estrela Guia vai finalmente homenagear uma de suas figuras mais ilustres, a cantora Elza Soares. ‘Elza Deusa Soares’ será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que chega na sexta colocada de 2019 no posto deixado por Alexandre Louzada.

Tijuca desfile2019 152A Unidos da Tijuca, em termos de resultado, vive o momento mais conturbado desde que enfileirou três campeonato, dando fim a um jejum de 70 anos. Desde 2016 a escola não volta entre as campeãs. A aposta para o retorno é no reatar de um casamento de muito sucesso. Paulo Barros está de volta. Foi com ele que a escola venceu três de seus quatro títulos. O enredo já foi escolhido, arquitetura e urbanismo. A temática ainda será definida. Os demais integrantes da equipe foram mantidos.

Tuiuti Desfile2019 151Depois do histórico desfile de 2018, problemas levaram o Paraíso do Tuiuti para a oitava colocação em 2019. Para voltar a encantar a avenida, muitas mudanças. Chegaram o carnavalesco João Vítor, o coreógrafo Márcio Moura e o intérprete Nino do Milênio. O enredo será ‘O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião’.

Grande Rio desfile2019 149A Grande Rio é mais uma escola que busca se reinventar para voltar a figurar entre as campeãs. Desde 2015, a escola só voltou duas vezes. Em 2018 foi rebaixada, mas virou a mesa. O desfile de 2019 foi novamente decepcionante e a escola terminou na 9ª colocação. Para 2020, repaginada total. De olho na volta às origens a escola trouxe a dupla Leonardo Bora e Gabriel Haddad, que apresentou o enredo ‘Tata Londirá: O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias’, a primeira temática afro da escola desde 1994.

Uniao da ilha Desfile2019 126A União da Ilha do Governador tem na figura do experiente Laíla a sua principal mudança ma equipe para o Carnaval 2020. O diretor de carnaval montou na escola uma nova versão da consagrada comissão de carnaval. Integram a equipe os experientes Fran Sérgio e Cahê Rodrigues e os novatos Larissa Pereira, Anderson Netto, Allan Barbosa e Felipe Costa. A escola promete anunciar o enredo nesta quinta no mesmo horário do sorteio.

Beija Flor desfile2019 121Depois de um desastroso desfile em 2019, o pior em toda a sua história, a Beija-Flor de Nilópolis busca se reorganizar para voltar a brigar pelas primeiras posições. O carnavalesco campeão em 2007, 2008 e 2011, Alexandre Louzada, fará dupla com Cid Carvalho, vencedor em 1998, 2003, 2004 e 2005. Além deles chega o diretor de carnaval Dudu Azevedo. A escola apresentará o enredo ‘Se essa rua fosse minha’.

Sao Clemente Desfile2019 135Mais uma vez injustiçada pelo julgamento, a São Clemente se encaminha para o seu décimo desfile consecutivo no Grupo Especial. É a maior sequência da outrora escola iôiô na elite do carnaval na história. Para o desfile de 2020 todo o time foi mantido e o carnavalesco Jorge Silveira vai desenvolver o enredo ‘O conto do vigário’, nova temática com crítica social irreverente.

Estacio Desfile2019 052A Estácio de Sá volta ao Grupo Especial depois de sua última participação em 2016. A vermelha e branca foi a segunda escola a conseguir o acesso duas vezes desde a criação da Lierj em 2013. A primeira havia sido a Viradouro. A escola aposta na mesma estratégia da União da Ilha em 2010, e repatria Rosa Magalhães, autora do enredo da escola no Carnaval 1987, o inesquecível ‘O tititi do Sapoti’. O enredo para 2020 será anunciado apenas no mês de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui