InícioGrupo EspecialTrabalho da Harmonia portelense é construído durante o ano inteiro

Trabalho da Harmonia portelense é construído durante o ano inteiro

Escola com o maior número de títulos do carnaval carioca, a águia de Oswaldo Cruz e Madureira, possui uma Comissão de Harmonia, que é composta por seis integrantes

A série “Harmonia em Jogo” chega na Portela. Escola com o maior número de títulos do carnaval carioca, a águia de Oswaldo Cruz e Madureira, possui uma Comissão de Harmonia, que é composta por seis integrantes: Jorge Barbosa, Marcio Emerson, Leonardo Brandão, Nilce Fran, Sérvolo Jorge e Valter Moura. Eles dirigem este segmento atuando com os demais diretores da escola na preparação do desfile e nos projetos e eventos da agremiação.

harmoniaportela1
Fotos: Divulgação

“Cabe a equipe de direção de carnaval, em concordância com a harmonia, bateria e o carro de som, definirem o andamento, canto, ritmo e os arranjos musicais aplicados ao samba-enredo que deverá ser desenvolvido e defendido no desfile oficial”, explicou o diretor Leonardo Brandão, porta-voz da Comissão de Harmonia da Portela.

O trabalho é construído o ano inteiro. “Os ensaios de quadra são primordiais para o desenvolvimento do trabalho de harmonia, pois através deles, o canto, a dança e a evolução chegaremos ao desenvolvimento da técnica, além da interação, participação e socialização de todos os segmentos, principalmente, dos componentes das alas comunidade”.

harmoniaportela2

Leonardo Brandão garante que para a Portela é fundamental o ensaio de rua e os separados, pois a maioria acontece na Estrada Intendente Magalhães.

“Lá é onde percebemos a técnica de espaçamento, o andamento, o canto e a evolução. E, através desses ensaios que a harmonia atenta aos erros, seguimos a trabalhar a técnica separadamente com as alas, a fim de, eliminar as dificuldades encontradas. E, assim chegar à perfeição de uma grande harmonia/evolução”.

O canto dos componentes é a mola fundamental para o sucesso do desfile. A Portela confia em seus diretores.

harmoniaportela3

“Entra o papel de cada diretor de Harmonia em solicitar, transmitir e incentivar aos componentes das alas a fazer o seu melhor. Por isso, os ensaios de canto são importantes, pois os julgadores poderão observar o desenvolvimento do trabalho realizado e a atuação de cada componente”, comenta Brandão.

Por fim, a Comissão de Harmonia da Portela acredita que a mudança no quesito é importante para o carnaval das escolas de samba.

“Seria mais justo se houvesse um quesito que julgasse exclusivamente o desempenho e a atuação do carro de som”.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...