728x90
InícioSão PauloTom Maior realiza ensaio com ótimo contingente e ala musical se destaca

Tom Maior realiza ensaio com ótimo contingente e ala musical se destaca

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Primeira escola do Grupo Especial a realizar o ensaio técnico na sexta-feira a Tom Maior trouxe um excelente número de componentes, bateria com andamento firme e ala musical aliando arranjos de cordas e sustentação do canto, sem abrir mão de variações vocais. A chuva apareceu com cerca de 15 minutos de ensaio e se intensificou com o tempo. Antes do começo do samba oficial, a presidente Luciana fez um breve discurso para seus componentes.

“O recado é mesmo que passo desde Agosto, quando começamos a ensaiar. Cantem com alegria, se divirtam. Esse ano é muito mais que um enredo, nós temos uma responsabilidade social. Temos obrigação de passar com garra, energia e com muito amor, porque nós vamos retratar o nosso povo. Aquela história que ficou muda, vamos retratar no Anhembi”.

tom ensaio3101 5

A largada da Tom Maior foi uma das mais emocionantes até o momento. Além do alusivo e energia do samba, existia outro fator que contribuiu para comoção. O diretor musical, Rafa do Cavaco, perdeu o pai na última semana. Durante todo o momento, Rafa era um dos mais atentos e não segurou o choro durante a arrancada. O intérprete Bruno Ribas aproveitou o momento e enfatizou durante o samba: “Somos (Tom Maior) a extensão da sua família”.

Comissão de frente

O quesito também pode ser considerado um dos destaques da noite. A coreografia, que pareceu ser a oficial, contém muita velocidade, passos ágeis, sincronismo em todo momento. A ala traz uma dança afro mais moderna, escapando da representação do escravo. Uma questão de bastante destaque é a dança logo no trecho “soprando a poeira da história”, em que os bailarinos se juntam e se movimentam pra cima e baixo. Durante o treino, alguns pedaços de roupas caiam no chão, isso principalmente também pela quantidade de tecido.

tom ensaio3101 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Jairo Silva e Simone Gomes trouxe um bailado clássico, valorizando a leveza e as pausas, o último principalmente pela inserção no regulamento. Ambos evoluíram fantasiados com uma roupa prata e preta. Observados logo na segunda torres de jurados do quesito, a dupla apresentou o pavilhão e cumpriu os requisitos do regulamento.

tom ensaio3101 4

“Por ser o primeiro ensaio, a gente veio super bem, não contávamos com essa chuva, ainda mais de fantasia. Mas a gente conseguiu sair super bem e a escola tá bem animada. O saldo foi positivo”, defendeu Simone.

“Exatamente. A escola veio muito, a gente também viemos muito bom, mesmo com a chuva. Agora trabalhar pro próximo ensaio”, complementou Jairo.

Bateria

tom ensaio3101 3

Nomeada como Tom30, a batucada cativou pelo domínio de andamento, além das bossas e arranjos. Existem variações, como o próprio apagão. Todos os instrumentos zeram, e só os repiques continuam. Os ritmistas levantam o braço direito com o punho cerrado. Os repiques voltam numa chamada tradicional de pergunta e resposta, para emendar numa outra bossa.

“Nós viemos terça-feira no ensaio específico de bateria, achei razoável. Hoje com a escola inteira, com um contingente legal, a bateria se sentiu a vontade. Nunca tá pronto, mas a gente vai trabalhando para que dia 21 esteja em perfeitas condições”, contou Mestre Carlão.

Samba-enredo

tom ensaio3101 2

O desempenho do samba foi bastante agradável. O hino tem letras coerentes com a mensagem do enredo. O samba casa com a voz do intérprete Bruno Ribas. Comparando ao ano passado, a entrada da Mayara fortaleceu a afinação e enriquece as variações vocais. Por exemplo, a ala trabalha com contracantos e aberturas de vozes, como na própria entrada do refrão.

Harmonia

O quesito que julga diretamente o canto componente é ainda um ponto para se trabalhar. Ainda existem pessoas com dificuldades de pronunciar o samba com clareza. Alguns até cantam o samba de maneira errada. Mas, no geral, a agremiação apresenta um volume do canto bastante válido, apenas um ponto para se trabalhar até o desfile.

tom ensaio3101 7

A presidente Luciana conversou com o site sobre análise o técnico.

“O primeiro ensaio sempre tem ajustes a serem feitos, até porque é a primeira vez que a gente consegue juntar todos os componentes. Mas eu fiquei contente com o resultado, mesmo com a chuva o povo veio contente e dedicado”.

Evolução

Visivelmente a escola mostra a intenção de deixar os componentes livres. Não tem muitas coreografia, o desfilante literalmente tem a possibilidade de brincar o carnaval. Um destaque positivo é a ala localizada logo à frente da bateria. Além de se posicionar de ótima forma na entrada do recuo, foi uma das alas mais animadas do ensaio. O ensaio teve mais de 2 mil pessoas e o portão fechou com 60 minutos.

tom ensaio3101 6

“Foi acima da expectativa, tanto de público quanto de qualidade. A gente tem alguns ajustes, notei duas variações de velocidade. Fora isso achei perfeita a apresentação”, afirmou Yves Alexeiv, diretor de harmonia.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....