Após o doloroso rebaixamento no carnaval de 2024, a Unidos do Porto da Pedra promete entrar forte na briga pelo título da Série Ouro em 2025, em busca do sonhado retorno ao Grupo Especial. No último ensaio de quadra da escola, na quinta-feira, os componentes e segmentos da Vermelha e Branca de São Gonçalo retratavam no olhar a disposição para a “guerra”, como canta o samba-enredo da escola, na disputa pelo campeonato. Em 2025, o Tigre será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval da Série Ouro, com o enredo “A História que a Borracha do Tempo Não Apagou”, de Mauro Quintaes, com pesquisa de Diego Araújo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
![Tigre de guerra! Mordida, Porto da Pedra promete entrar forte na briga pelo retorno ao Grupo Especial 1 ensaio qadrapp25 4](https://carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ensaio_qadrapp25_-4.jpg)
O presidente de honra da Unidos do Porto da Pedra, Fábio Montibelo, conversou com a reportagem do CARNAVALESCO sobre os preparativos da escola para o carnaval de 2025. Fábio afirmou que a comunidade de São Gonçalo está mordida e pronta para o desfile na Marquês de Sapucaí.
“A expectativa é a melhor possível, a escola está com um enredo bom, a comunidade está ‘p*ta’ e vamos para dentro deles. A escola vai vir bem pra caramba, muita gente vai se surpreender com a Porto da Pedra na avenida. Está tudo quase pronto. Esse negócio de escola falar que está tudo pronto, é tudo mentira. Carnaval se ganha na avenida. A Porto da Pedra vai fazer um belíssimo Carnaval”, afirmou Fábio Montibelo.
Mauro Quintaes promete ‘briga feia’ pelo título da Série Ouro
Rumo ao sétimo carnaval na Vermelha e Branca de São Gonçalo, o carnavalesco Mauro Quintaes prometeu que a Porto da Pedra vai “brigar feio” pelo título da Série Ouro no carnaval de 2025. Mauro comentou, ainda, sobre o andamento dos trabalhos no barracão da escola. Segundo o artista, o incêndio na Maximus Confecções, nesta semana, não afetou o andamento dos trabalhos da escola.
“A gente está caindo firme no barracão, as fantasias estão muito adiantadas. O meu carnaval foi direcionado para o Grupo de Acesso, o carnaval está dentro das condições da escola. A gente está trabalhando muito e agora estamos entregando o melhor, sem dúvida nenhuma. Vai ser um carnaval diferente, porque o meu carnaval não é o carnaval do adereço, do espelhinho e do galão, o meu carnaval é um carnaval de cenários, de esponjas, as esculturas são todas novas, não tem uma escultura reciclada, os materiais são todos novos, nós estamos com grandes pintores de arte, escultores. A escola vai entregar o melhor possível, não só para quem está lá assistindo, mas para a própria comunidade, que merece esse resgate. Estamos preparando um carnaval para brigar, vamos brigar e brigar feio para retornar ao Especial”, disse Mauro.
Mauro também falou sobre o sentimento de retornar à Série Ouro, após um doloroso rebaixamento da Porto da Pedra no carnaval de 2024. “A gente já assimilou todo esse processo, que a gente sabe que é muito mais político do que artístico. A escola já voltou a ser o que era, com mais vigor e vontade de ganhar de novo”.
“Nós temos um grande enredo, um grande samba-enredo também. A escola está muito preparada para voltar ao seu lugar de origem que é o Grupo Especial. Tenho certeza absoluta que o resultado vai ser muito positivo”, completou Mauro.
‘Povo de São Gonçalo é guerreiro’, afirma mestre Paulo
Quem também continua na Porto da Pedra para o carnaval de 2025 é mestre Pablo, comandante da bateria “Ritmo Feroz”. Ao CARNAVALESCO, Pablo falou sobre o retorno da escola à Série Ouro e as expectativas para o próximo desfile. O mestre revelou, ainda, que retornará com a tradição de se fantasiar no dia do desfile no próximo carnaval.
“O povo de São Gonçalo é um povo guerreiro, um povo que está acostumado, às vezes, com derrotas, mas tem derrotas que nos torna cada vez mais fortes. O povo está com sangue nos olhos, queremos voltar, vamos voltar, se Deus quiser, para o Grupo especial. A escola está cantando muito, está ensaiando muito, o presidente não está medindo esforços para colocar a escola no lugar que ela merece estar. A bateria ‘Ritmo Feroz' tem um diferencial, que além de a gente tocar, a gente transmite alegria, transmite a nossa verdade”, ressaltou mestre Pablo.
“O trabalho está pronto, a gente já ensaiou bastante e mostramos isso no ensaio técnico. Agora, é só lapidar, lapidar para chegar brilhando no dia 1º, a 5º escola. Estou otimista, estou confiante no trabalho da Ritmo Feroz. E vai dar certo, se Deus quiser, os 40 pontos vão vir”, completou.
Identificado com a Porto da Pedra, Wantuir revela estar ‘muito feliz’ no Tigre
Muito identificado com a Porto da Pedra, escola que o projetou no carnaval, o intérprete Wantuir terá, por mais um ano, a missão de comandar o microfone principal do Tigre. Ao CARNAVALESCO, Wantuir afirmou estar “muito feliz” na escola de São Gonçalo.
“A gente está muito feliz. A escola acabou de descer do Grupo Especial e basta você olhar aí na quadra para ver que o povo continua. A vontade do povo é a mesma, a quadra está sempre cheia, é uma energia maravilhosa. Temos um enredo sensacional, um enredo que com certeza vai fazer a diferença. A gente está preparado, preparado mesmo. Vim agora do barracão e podem aguardar a Porto da Pedra muito forte, disputando o título. Eu tô sentindo o povo cantando, vendo as fantasias, o que a bateria tá fazendo, o Carnaval que nós estamos fazendo. A soma de todos esses fatores, vai ser um baita desfile”, disse.
De volta à Série Ouro, a Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval em 2025, com o enredo “A História que a Borracha do Tempo Não Apagou”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, com pesquisa de Diego Araújo.