A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anuncia ainda esse mês os valores dos ingressos e o início da venda dos bilhetes para os desfiles do Grupo Especial do Rio no Carnaval 2025. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente Gabriel David garantiu que os valores vão ser menores do que os praticados até esse ano. Segundo ele, ao comprar para os três dias de desfiles (domingo, segunda e terça) o valor será menor do que quando comprado para domingo e segunda até 2024. Por decisão unânime de todos os 12 presidentes das agremiações o carnaval do ano que vem terá três dias de apresentações com quatro escolas por dia.
“Terão setores de arquibancada que comprando os três dias do ano que vem você vai pagar menos dinheiro do que comprando dois dias do ano passado. Vamos tornar os precos mais acessíveis para o povo nas arquibancadas. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, assegurou Gabriel David.
Desde os desfiles deste ano a Liesa trabalha com a comercialização dos ingressos pela plataforma Ticketmaster. Para o presidente da Liesa, agora é possível entender em cima de dados qual é o perfil do público presente na Marquês de Sapucaí, além de dar embasamento para decisões da Liga.
“A gente tem todos os dados de venda pela primeira vez do carnaval. Com os três dias de desfiles, tenho certeza que a gente aumenta a repercussão do carnaval, aumenta a entrega, não só para sambistas, mas para a cidade, para o Estado como um todo, inclusive para pessoas que criticam o carnaval em vários momentos, ou que não gostam de alguma forma. Essas pessoas também serão beneficiadas por esse impacto, esse aumento turístico e de movimentação financeira na cidade do Rio, entre inúmeros outros fatores. Escutamos muita gente que trabalha com o carnaval há muitos e muitos anos. As tomadas de decisões regulamentares, que são as mais polêmicas, são todas tomadas por 12 presidentes que estão vivendo o carnaval há muito tempo, que discutem com seus artistas, suas comunidades. Não é uma tomada de decisão de uma ou duas pessoas, nem só dos 12 presidentes, eu tenho certeza que todo mundo quando chega numa plenária para tomar uma decisão, chega com muito embasamento ali por trás. E eu tenho certeza que a gente está tomando decisões em prol dos sambistas, em prol de quem faz o carnaval. Estou muito convicto de que a gente tem uma equipe maior do que a Liga já teve, a Liga cresceu muito nesse primeiro período, de funcionários, de número de colaboradores diretos. É muita gente capacitada que ama o carnaval, que vive o carnaval há muito tempo, não só tomando decisões, mas trabalhando em prol do espetáculo”, afirmou.
O estudo “Carnaval de dados”, feito por Rafaela Bastos (presidente da Fundação João Goulart e diretora de marketing da Liesa), e Marcelo Balassiano (subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio), revela que o aumento para três dias de desfiles do Grupo Especial em 2025 trará um impacto adcional de R$ 17,4 milhões na economia carioca. Haverá também mais 16 mil trabalhadores ativos do setor privado trabalho em um dia a mais de desfiles no Sambódromo.
Dados do público em 2024
Gabriel David revelou também que um dos dados das vendas de 2024 explica que o percentual de compra dos ingressos para os dois dias dos desfiles na Sapucaí foi abaixo de 20%.
“Algumas discussões que surgiram na internet que elas são interessantes, porque a gente tem hoje fatos para comprovar que algumas coisas que estão sendo ditas ali não são verdades, com base em números do último carnaval. E uma delas é a quantidade de pessoas que compram ingresso para os dois dias, que é um percentual abaixo de 20%. É um dado muito significativo, é um dado muito significativo, oferecido diretamente pela Ticketmaster, que é uma plataforma global, que tem toda a sua credibilidade nos seus números. A gente divulgou um número que a Ticketmaster deu para a gente até agora, que foi a venda direta para 159 países. Temos mais de 50 páginas de relatório, de dados, dos mais diversos. Outro assunto polêmico é sobre como os camarotes trabalham, e como precisa ser o maior controle da Liga, inclusive, sobre as vendas dos ingressos dos camarotes. É uma forma da gente entender para onde os ingressos estão indo, como eles estão indo, quem está no Sambódromo, por que está no Sambódromo, o que está fazendo no Sambódromo. E são dados que, infelizmente, a Liga não tinha para o passado. Quantos mais carnavais vierem, a gente vai ter mais dados para analisar e tomar cada vez decisões melhores”.
Ao site CARNAVALESCO, o presidente da Liesa manifestou o interesse de cada escola de samba fazer dois ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí na preparação para os desfiles de 2025.
“Tem o sonho de fazer dois ensaios técnicos, já conversei sobre isso com o nosso prefeito e com o novo presidente da RioTour. Tem uma série de desafios para gente poder anunciar isso, ainda não é uma afirmativa, mas é um desejo”.
Mais trechos da entrevista com o presidente da Liesa
Abertura para o público estar no sorteio da ordem dos desfiles
“Fiquei muito feliz. Primeiro que a gente conseguiu, de fato, abrir o evento. Já era um desejo antigo de ter todo o povo com a gente. Poder realizar isso logo no primeiro evento da nossa gestão na Liesa é um motivo de orgulho.Acho que isso é muito importante para o carnaval. Espero que todo mundo tenha gostado desse novo formato do sorteio”.
Horário de início dos desfiles e a grade da Globo com Big Brother
“Começa às 22h. E aí é um desafio do Amaury Soares, chefe de programação da TV Globo, para entender como é que ele vai fazer com o Big Brother e a transmissão do carnaval”.
Críticas nas redes sociais
“A internet consome muito a gente e não dá pra ficar ali o tempo inteiro respondendo. Mas eu sempre gostei, eu amo essa troca, sabe? Eu não tenho nenhum problema com receber críticas, muito pelo contrário. É um lugar até de conforto pra mim, dentro da minha vida. De muitas coisas que eu já fiz, não só no carnaval, mas fora do carnaval também. Me preparei para tomar grandes decisões, para estar à frente de um momento como esse. De poder dar voz para os presidentes, que eles tenham de fato um protagonismo cada vez maior na nossa festa, na tomada de decisão da nossa festa. No dia da minha posse, eu falei que qualquer presidente de escola de samba quisesse trazer ideias, eu levo para plenária. Eu acho que com boa ética, com boa índole, boas pessoas e bons processos, a gente vai alcançar grandes resultados”.
Ingresso setor turístico
Na semana passada foi anunciado pela Riotur, em publicação no Diário Oficial, os valores dos ingressos para o setor 9 de arquibancada e frisas da Sapucaí, que são destinados para turistas. É uma parceria da Liesa com a Abav. O valor será de R% 600 nas arquibancadas para cada dia e a frisa (seis lugares) custam R$ 6.100. As condições para comercialização dos ingressos serão estabelecidas entre a Riotur e a Liesa.
Chegou a sua vez! Liesa começa a receber currículos para novos julgadores
Mudou! Liesa muda sistema de julgamento do Grupo Especial no Carnaval 2025
Diretor da Liesa revela que álbum ao vivo do Carnaval 2024 teve um crescimento de 200%