InícioGrupo EspecialTempo de 'Traviarcado'! Comissão de frente representativa, casal perfeito e bateria impecável...

Tempo de ‘Traviarcado’! Comissão de frente representativa, casal perfeito e bateria impecável marcam ensaio técnico do Tuiuti

Escola de São Cristóvão teve grandes momentos no ensaio técnico, principalmente, no casal, comissão e no ritmo, mas precisa treinar mais o canto da comunidade

O tempo é do “Traviarcado”. Em uma linda e fundamental homenagem para a comunidade LGBTQIAPN+, no enredo sobre Xica Manicongo, o Paraíso do Tuiuti abriu na noite do último sábado. o segundo dia de ensaios técnicos do Grupo Especial, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Os destaques foram a excelente e emocionante performance da comissão de frente, o bailado magnífico do casal Raphael e Dandara, além do estáculo de ritmo gerado pela bateria “SuperSom”, do craque mestre Marcão. Para o dia do teste de som e luz da Avenida, no fim de semana antes do desfile oficial, a escola terá que resolver o canto dos componentes. Por um lado, o intérprete Pixulé e a equipe do carro de som foram muito bem na condução do samba-enredo, mas por outro lado, os componentes deixaram a desejar no canto. O dever de casa é ensaiar exaustivamente. A agremiação será a segunda  escola a desfilar no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O diretor de carnaval, André Gonçalves, avaliou positivo este primeiro ensaio técnico do Paraiso do Tuiuti. “Sempre falo que o ensaio técnico é para aperfeiçoar, lapidar o errado, e hoje passamos muito bem. Os comentários que ouvi do público foram ótimos (da pista até a dispersão). Muito bem falado e não temos muito o que acertar. Agora, é a gente continuar fazendo um trabalho que já fazemos e chegar a conclusão do que a gente quer no dia 04 de março. Lógico que tem o segundo ensaio técnico e vamos nos preparar novamente para entrar na Avenida e abrilhantar isso aqui novamente. A gente está abraçando essa causa com unhas e dentes, para que possamos mostrar ao mundo que agora elas também vão fazer a diferença”, comentou o diretor.

Comissão de frente

tuiuti et1 capa0102 1
Foto: Dhavid Normando/Divulgação Rio Carnaval

A escola não ficou apenas no discurso. O grupo, formado por pessoas trans, mostrou novamente a mesma coreografia que realizou no minidesfile e nos ensaios de rua. Um espetáculo dos coreógrafos Cláudia Motta e Edifranc. Atuação impactante. O momento que integrantes “pegavam fogo” arrancava aplausivos efusicos do público. Emocionante!

Mestre-sala e Porta-bandeira

Apresentação irretocável! A dupla fez sua melhor apresentação da história. Caprichou na sinergia, movimentos intensos e muitos giros de Dandara Ventapane. Totalmente curado de uma lesão séria, o mestre-sala foi impecável no cortejo e na dança. Assim, o casal do Tuiuti caminha para gabaritar o quesito.

tuiuti ensaio tecnico 9

“Não existem palavras para o que eu estou sentindo. Depois de tudo que eu passei, de tudo o que aconteceu, poder, estar aqui novamente, só eu sei o quanto foi difícil estar aqui de novo. Eu sei das noites sem dormir, pensando, mas eu tenho que agradecer muito a Deus primeiramente, aos meus orixás. Depois, essa minha, eu posso chamar de minha família. A Dandara, a Kátia, o Rafael, o Arnaldo, Aline, são pessoas assim que estiveram comigo o tempo todo”, disse o mestre-sala.

“Foram meses de dúvida, mas também foram meses acreditando que a gente podia voltar. Acho que o Rafa teve uma grande superação nesse caso, para mim, claro, não foi uma superação tão difícil quanta a dele, mas também tem a dificuldade de acompanhar tudo isso, de passar também uma positividade de que a gente ia conseguir superar sem saber o dia de amanhã. Foi todo um processo principalmente psicológico muito forte. A emoção é enorme por estar aqui, de conseguir estar com 100% de uma coreografia, de estar entrosado, apresentando o que a gente queria. É muito gratificante”, revelou a porta-bandeira”.

Harmonia e Samba

O tom forte do enredo e com mensagem importante merece ser berrado pela escola. Faltou esse canto. Infelizmente, o que foi feito no minidesfile e vem acontecendo nos ensaios de rua, que é a comunidade cantando e forte, não foi entregue na Sapucaí. Em muitas alas foi possível perceber apenas integrantes nas laterias da pista cantando a obra. Outros, pareciam que estavam passeando pela Avenida. O melhor do canto aconteceu no verso: “Eu travesti”.  É trabalhar e trabalhar para solucionar esse problema no dia do teste e luz do Sambódromo.

tuiuti ensaio tecnico 2

O intérprete Pixulé e sua equipe do carro de som fez um trabalho maravilhoso. Agora, com o quesito Harmonia, sendo dividido em canto da comunidade e do carro de som, o Tuiuti está muito bem servido na ala musical.

Evolução

Escola muito organizada. Os componentes viveram o enredo de Xica Manicongo. Muitos com perucas, leques e dando brilho ao ensaio. Entrada e saída dos recuos de bateria foram feitos com total acerto. Não houve alas emboladas e nem correria. Atuação muito boa no quesito. O início do ensaio foi impactante. A “cabeça da escola” está pronta e promete impulsionar a apresentação oficial na terça-feira de carnaval.

Galeria de fotos do ensaio técnico do Paraíso do Tuiuti na Sapucaí

Outros Destaques

A bateria, de mestre Marcão, é um verdadeiro espetáculo. O comandante é, sem dúvida, uma referência do ritmo no carnaval. Seu nome já está na história. Precisa ser mais e mais reverenciado. O colunista Freddy Ferreira falou do trabalho da bateria: “Fez um ótimo ensaio técnico. Um ritmo com bastante fluidez musical e equilíbrio entre os naipes foi apresentado. Bossas dançantes e bem integradas ao samba-enredo foram executadas com eficácia pela pista”.

Freddy Ferreira analisa a bateria do Tuiuti no ensaio técnico na Sapucaí

“A gente fica dentro da bateria. Não consegue ver muita coisa, mas foi muito bom. Pelo que temos ensaiado na rua, foi exatamente o que projetamos aqui hoje. Nem mais, nem menos. O andamento é o mesmo, as bossas são as mesmas, e acho que nosso trabalho está fluindo bem. Agora é esperar o dia 21 para mais um ensaio. Vamos estar lá, com essa rapaziada que merece todos os parabéns pela dedicação. Quero destacar também o esforço da diretoria, porque ficamos até de madrugada preparando os instrumentos. Fui para casa às 3h da manhã, mas valeu a pena. Valeu a pena ouvir esse som hoje”, garantiu mestre Marcão.

O que falar da rainha Mayara Lima? Divina! Impressionante que ela conquista mais e mais fãs. Muito identificada com a comunidade, ela desliza na Avenida, esbanjada muita beleza e samba no pé. Seus passos seguem o ritmo da “SuperSom”.

Mais uma vez, o Tuiuti valorizou demais o ensaio técnico. A escola caprichou na roupa dos seus componentes. Tranforma o ensaio em um verdadeiro desfile. Desde o lindo tripé, com a coroa, passando pelo lindo figurino da ala de passistas, que aliás é uma das que mais samba no Grupo Especial do Rio, a agremiação curte passar pela Avenida.

Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Lucas Santos, Marielli Patrocínio, Juliana Henrik, Gabriell Radicetti, Matheus Vinícius, Matheus Morais e Rhyan de Meira

- ads-

Sapucaí virou baile de favela! Mangueira mostra potência no canto da comunidade e maturidade em demais quesitos

A palavra que pode resumir o ensaio tecnico da Estacao Primeira de Mangueira foi maturidade. Melhorando a cada treino de rua, a Verde e...

Beija-Flor resgata sua essência e faz ensaio na Sapucaí no modelo ‘rolo compressor’

Para quem sentia saudades daquela Beija-Flor do modelo "rolo compressor" de décadas passadas, o primeiro ensaio técnico desta temporada trouxe um gostinho do que...