InícioEspecialTem Gringo no Samba? Francesas apaixonadas pelo carnaval carioca desfilam em alegoria...

Tem Gringo no Samba? Francesas apaixonadas pelo carnaval carioca desfilam em alegoria da Renascer

Por Gabriel Leal

Renascer Desfile2019 072A Renascer de Jacarepaguá foi a segunda escola a pisar na Sapucaí com o enredo homenageando o tradicional festejo baiano do dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá. Além da força da comunidade do largo do Tanque, a Renascer contou com alas comerciais para compor os componentes do seu desfile. Para este feito, muitos deles passaram por uma maratona para se “abrasileirar” e ajudar a escola a fazer uma bela passagem pela Avenida.

No enredo “Dois de fevereiro no Rio Vermelho”, a Renascer mergulhou fundo na estética negra e nos símbolos baianos presentes no imaginário popular. A escola trouxe para avenida toda a mitologia dos orixás nos dois primeiros setores, dedicando uma ala para cada orixá (ala 2: Oxalá, ala3: Iemanjá, ala 4: Nanã, ala 5: Ogum, ala 6: Xangô, ala 7: Oxóssi, ala 8: Iansã, Ala 9: Oxum) e a segunda alegoria fazendo menção às águas de Oxum. Este segundo carro era inteiramente dourada e decorada com espelhos e composto em sua grande maioria por mulheres, uma vez que Oxum é o orixá que rege a feminilidade, a beleza e a maternidade, segundo a mitologia Yorubá.

No time feminino de composições, além das já tradicionais integrantes cariocas, a Renascer de Jacarepaguá contou com cerca de 14 meninas francesas que desfilaram na Marquês de Sapucaí pela primeira vez. A ponte para esse encontro França-Brasil foi a professora de dança Alessandra Cabral. Há 18 anos ministrando oficinas de samba no pé por cidades, como Londres, Paris e Croácia, a ex-passista conta que o comprometimento é fator fundamental para integrar o grupo.

Renascer Desfile2019 069“Já tem um tempo que eu trabalho com isso. Eu faço workshop em vários lugares do mundo, e as pessoas pedem para desfilar. Então comecei a organizar isso. Mas pensei: ‘se vocês querem desfilar, não vai ser de qualquer jeito, vamos nos preparar, aprender o samba-enredo’. Foi quando comecei a organizar essas viagens há uns 8, 9 anos. Desde então, eu trago essas pessoas que são super interessadas pela nossa cultura”, comentou a professora de dança.

Mas muitos sambistas afirmam que a presença de gringos pode prejudicar a harmonia da escola de samba, uma vez que eles não falam português. A responsável pela caravana, no entanto, discorda desse posicionamento e felicita o carinho dos gringos pela cultura brasileira.

“Se você pegar as meninas e pedir para elas cantarem o samba-enredo, elas vão saber. Ensaiei com elas. Os estrangeiros valorizam mais a nossa cultura popular do que o próprio brasileiro. Lá fora eles são ávidos por aprender uma coisa que não é a cultura deles. Quando trabalhava aqui no Brasil, via muito essa coisa de musa, gente que quer desfilar, mas durante o ano não tem tanto interesse. Já elas fazem aula duas vezes por semana o ano inteiro”, garantiu Alessandra.

Num misto de português com inglês, os turistas comentaram a experiência de pisar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí e por uma escola com enredo que fala de negritude e das matrizes africanas.

Renascer Desfile2019 076“É magnífico! Na minha cidade também há carnaval, mas não é o mesmo. Não tem os carros alegóricos. Eu vou tentar dançar e espero não cair”, brincou a enfermeira Pascalini, que completou: “Vi que o enredo é sobre a festa de Iemanjá na Bahia. Existe muito da cultura negra nesse tema e isso é legal porque eu sou negra”.

- ads-

Parque de Ideias tem programação de Carnaval gratuita com Milton Cunha, Luiz Antônio Simas e Leonardo Bruno

A programação de fevereiro do Parque de Ideias já está em ritmo de Carnaval. O projeto, idealizado por Marcio Debellian, leva programação gratuita para...

Série Barracões: Mangueira busca fazer justiça histórica aos apagamentos das influências bantu no cotidiano carioca

A Estação Primeira de Mangueira trouxe para o Carnaval 2025 um talento da Terra da Garoa para comandar seu carnaval. Sidnei França já exerce...

Danilo Vieira é anunciado como muso do Salgueiro para o Carnaval 2025

O Acadêmicos do Salgueiro anunciou, na tarde desta terça-feira, que o passista Danilo Vieira é o novo muso da Academia do Samba. Com uma...