Reconhecer o comprometimento com a promoção da cultura e dos direitos fundamentais das crianças é o objetivo da entrega de moções para as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro na solenidade “Tem Criança no Samba”, que vai acontecer na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, às 18h. Promovido pela vereadora Thais Ferreira (PSOL/RJ), o evento vai homenagear os diretores das seguintes agremiações: Mangueira do Amanhã, Herdeiros da Vila, Tijuquinha do Borel, Aprendizes do Salgueiro e Virando Esperança.
É importante destacar que a solenidade tem também como proposta ressaltar o papel fundamental na organização e no desenvolvimento de atividades das escolas de samba mirins. Tal iniciativa se deve ao fato das atividades realizadas ao longo dos anos que enriquecem a vida cultural das crianças, proporcionando momentos de aprendizado, expressão e alegria. Compondo a mesa de homenagens do evento como convidado de honra estará Manoel Dionísio, presidente e fundador da 1ª Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro.
Vale ressaltar que assim como no futebol, as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro são reconhecidas como celeiro de talentos. Elas são um tipo de agremiação recreativa e cultural, semelhante a uma escola de samba tradicional, mas voltada para crianças. Além disso, geralmente são ligadas a uma escola mãe e costumam ter cunho social, a fim de ocupar as crianças com atividades sócios-culturais.
Serviço: Solenidade “Tem Criança no Samba”
Data e horário: 23/09 às 18h
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro- Praça Floriano, S/N- Centro