Por Naomi Prado, Ana Carla Dias e Will Ferreira

A Acadêmicos do Tatuapé concluiu sua temporada de ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi. A agremiação realizou seu ensaio em 1h04min. O grande destaque ficou por conta da harmonia e do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os componentes cantaram em alto volume, demonstrando determinação em alcançar seus objetivos, enquanto Diego e Jussara, por mais um ano, apostaram no equilíbrio entre técnica e criatividade durante as apresentações nos módulos.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O Tatuapé será a quarta escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, levando para a avenida o enredo “Plantar para colher e alimentar. Tem muita terra sem gente. Tem muita gente sem terra”, assinado pelo carnavalesco Wagner Santos.

COMISSÃO DE FRENTE

Os bailarinos, liderados pelo coreógrafo Leonardo, ensaiaram caracterizados com figurinos coloridos e asas de borboleta. Acompanhada por um tripé, a coreografia apresentou uma proposta lúdica, com dança contemporânea que representa o enredo de forma literal.

tatuape et2 2026 1

Cumprindo os movimentos obrigatórios do quesito, saudar o público, apresentar a escola e o enredo, os componentes simbolizaram o ato de “semear”. Durante a apresentação, uma personagem central ganhou destaque ao interagir com os demais bailarinos, representando o sopro de Tupã.

Enquanto encenavam no tripé, utilizaram um adereço em forma de plantas para complementar a coreografia.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

tatuape et2 2026 5

Diego e Jussara mostraram, mais uma vez, a importância que têm para a Acadêmicos do Tatuapé. O casal executou corretamente todos os movimentos obrigatórios do quesito.

A dupla apostou no equilíbrio entre criatividade e técnica durante as apresentações nos módulos. Vestidos de azul, demonstraram preparo e segurança para buscar o resultado almejado.

O casal analisou o ensaio e comemorou o êxito. “Hoje a gente entrou totalmente diferente do primeiro. Como era o primeiro, semana passada, a gente entrou um pouquinho tenso. Ainda tivemos alguns imprevistos, mas hoje a gente entrou muito mais focado, com a energia lá em cima. E hoje, não posso falar a palavra, mas foi do caramba, a gente gostou muito. Graças a Deus, deu tudo certo! É nessa energia e empolgação que, se Deus quiser, no dia três a gente vai entrar nessa pista para dar tudo certo. Hoje foi impecável”, diz Diego.

tatuape et2 2026 6
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

“A gente teve algumas coisas que aconteceram no primeiro, mas, graças a Deus, a gente conseguiu resolver e alinhar nos ensaios durante a semana, e hoje aqui a gente fechou com chave de ouro. Graças a Deus, estamos prontos”, vibra Jussara.

HARMONIA

A harmonia do Tatuapé segue, há alguns anos, como um dos principais pontos positivos da escola. Os componentes cantaram em alto volume do início ao fim do ensaio, do primeiro ao último setor.

Com a mudança de posição das cabines, os diretores de harmonia incentivaram ainda mais o canto dos componentes na parte final da pista, ação que elevou de forma significativa o desempenho vocal da escola.

No trecho do samba que entoa “Que a esperança está no amanhã”, o canto se destacou de maneira ainda mais evidente.

EVOLUÇÃO

Os componentes desfilaram de forma dançante, soltos e empolgados. Encerrando o ensaio em 1h04min, o único ponto de atenção em relação ao andamento foi o espaçamento do casal de mestre-sala e porta-bandeira. O regulamento permite um afastamento máximo de até 12 grades, e o casal desfilou exatamente nesse limite. É necessário cuidado para que esse espaçamento não se transforme em um buraco prejudicial ao conjunto.

tatuape et2 2026 4

Esse foi o único ajuste observado, considerando que a escola conseguiu equilibrar técnica e diversão ao longo do percurso.

SAMBA-ENREDO

O samba-enredo, fruto de uma junção de obras, apresentou funcionamento satisfatório. A composição possui melodia linear e letra de fácil assimilação. O intérprete oficial, Celsinho, conduziu a obra com eficiência durante o ensaio.

tatuape et2 2026 3

Ao final, o CARNAVALESCO conversou com o cantor, que fez um balanço positivo da temporada de ensaios visando o Carnaval de 2026.

“Todo mundo sabe que, no carro de som, a gente não consegue ver tudo. Só consigo ver o andamento da bateria, que foi excelente. O povo cantando mais do que nos outros anos, o samba está bem encaixado, a melodia bem dividida. Estamos dentro de todos os balizamentos que são pedidos para o samba, a harmonia e a evolução”, conta Celsinho.

tatuape et2 2026 7

“Agora é o seguinte: manter o respeito e trabalhar alguns pontos que ainda temos que melhorar, já que tudo pode sempre melhorar. Mas estou muito feliz. É um lindo samba, e a comunidade está a fim de fazer um grande desfile e viver o carnaval. O carnaval é alegria. Estamos competindo, mas é alegria. Estamos felizes para brindar mais um ano que Deus nos deu. E tem um segredo que vou dar como spoiler, apenas uma palavra: formiga. Prestem atenção”, diz.

OUTROS DESTAQUES

A bateria, comandada pelo mestre estreante Cassiano, realizou uma apresentação de qualidade. Durante o ensaio, já com o sistema de som ligado, foi possível perceber todos os instrumentos bem afinados. As bossas executadas dialogaram com a ala musical e contribuíram para a evolução da escola.

tatuape et2 2026 2

A ala das baianas vestiu figurinos com a imagem de Tupã na parte frontal e alimentos na barra das saias. Além da representatividade das vestimentas, as baianas dançaram do início ao fim do ensaio, reforçando o impacto visual e simbólico da ala.