O presidente da Superliga Carnavalesca do Brasil, Luiz Vinícius Macedo, conversou com o CARNAVALESCO durante o sorteio da ordem dos desfiles das Séries Prata e Bronze para o Carnaval 2026, realizado na Intendente Magalhães. Ele destacou mudanças na organização, como o retorno dos desfiles da Série Prata para dois dias (domingo e segunda de carnaval) e o novo horário de início: às 18h.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

intendente
Foto: Divulgação/TV Brasil

Vinícius explicou que a decisão foi tomada em conjunto com os presidentes das escolas, em uma série de conversas, e contou com a aprovação da Riotur. Segundo ele, o principal problema do antigo modelo, com três dias de desfiles, era a necessidade de reabertura da Intendente Magalhães. Já os desfiles da Série Bronze acontecerão na sexta-feira e no sábado após a data oficial do carnaval. O Grupo de Avaliação será realizado na terça-feira de carnaval.

“Foi um pedido dos presidentes para que fosse dessa maneira. Sempre tentamos atender o que a maioria solicita. Precisávamos apenas do aval do órgão público, que foi solícito e atendeu. Consegui ajudar e atender esse pedido”, disse o dirigente.

Ainda sobre as mudanças para o próximo carnaval, Macedo falou sobre os acessos e descensos nas Séries Prata e Bronze, definidos em plenária com os presidentes das agremiações. O objetivo, segundo ele, é tornar o carnaval da Intendente mais competitivo, com grupos menos inchados. A previsão é de redução gradual no número de escolas nos próximos anos:

Em 2027, a Série Prata contará com 24 agremiações;
Em 2028, serão 20 escolas;
Em 2029, o grupo terá 16 agremiações.

“Estamos organizando a diminuição dos grupos, sempre com diálogo em plenária. Os presidentes aprovaram, e estamos avançando para tornar a Intendente Magalhães cada vez mais forte. As escolas também compreendem que grupos muito grandes dificultam a disputa. Estamos buscando melhorias para as próprias agremiações”, afirmou.

Sobre o Grupo de Avaliação, Macedo lembrou que, no último carnaval, ele ocorreu em dias fracionados antes dos desfiles das séries principais. Agora, será concentrado na terça-feira de carnaval. Ele também espera ampliar o número de agremiações no grupo.

“Temos uma negociação com a prefeitura porque precisamos entregar a avenida. Estou trabalhando para aumentar esse número de escolas. Acho que estamos bem encaminhados na negociação. A ideia é oxigenar o carnaval, já que estamos reduzindo o tamanho das Séries Prata e Bronze. Devemos ter uma resposta até agosto. Assim que isso acontecer, faremos o sorteio para dar tempo às escolas de se prepararem”.

Veja abaixo a ordem da Série Prata e Bronze para o Carnaval 2026

SÉRIE PRATA

15/02 | Domingo
1. Mocidade Unida do Santa Marta
2. Arrastão de Cascadura
3. Tubarão de Mesquita
4. Renascer de Jacarepaguá
5. União do Parque Curicica
6. Independente da Praça da Bandeira
7. Chatuba de Mesquita
8. Vizinha Faladeira
9. Unidos de Lucas
10. Independentes de Olaria
11. Tradição
12. Lins Imperial
13. União de Jacarepaguá
14. Acadêmicos do Cubango

16/02 | Segunda-feira
1. Império da Tijuca
2. Flamanguaça
3. Feitiço Carioca
4. Siri de Ramos
5. Acadêmicos da Abolição
6. Império de Nova Iguaçu
7. São Clemente
8. Acadêmicos do Dendê
9. Acadêmicos do Engenho da Rainha
10. Unidos de Santa Tereza
11. Acadêmicos da Rocinha
12. Acadêmicos de Santa Cruz
13. Alegria do Vilar
14. Leão de Nova Iguaçu
15. Império da Uva

SÉRIE BRONZE

20/02 | Sexta-feira
1. Concentra Imperial
2. Acadêmicos do Recreio
3. Rosas de Ouro
4. Império de Braz de Pina
5. Sereno de Campo Grande
6. Leão de Quintino
7. Flor da Mina
8. Unidos de Cosmos
9. União Cruzmaltina
10. Alegria de Copacabana

21/02 | Sábado
1. Caprichosos de Pilares
2. Unidos de Vila Rica
3. Boi da Ilha do Governador
4. Imperadores Rubro Negros
5. Unidos do Cabuçu
6. Unidos da Vila Kennedy
7. Acadêmicos do Peixe
8. Novo Império
9. Mocidade de Vicente de Carvalho
10. Unidos da Barra da Tijuca