Pela primeira vez à frente da direção de Carnaval da Portela, Junior Escafura vive um momento de grande responsabilidade aliado à realização pessoal. Neto do eterno Piruinha, o dirigente promete um desfile potente e uma Portela diferente da que o público se acostumou a ver ao longo dos anos.

20260208 003625
Foto: Alicia / CARNAVALESCO

“É um momento de muita alegria. A gente vê uma Portela com muita vontade, uma Portela renovada. Então, isso nos deixa bastante felizes, saber que a escola está querendo muito fazer um grande Carnaval”, afirma.

Junior ressalta a homenagem feita ao pai e destaca a importância de manter viva a tradição da escola. Mesmo não estando presente em vida, o atual presidente acredita que o ex-dirigente da agremiação estaria orgulhoso da trajetória construída pela comunidade e por toda a escola.

“Eu acho que ele estaria feliz, porque eu estou tentando fazer exatamente o que ele fez quando assumiu a escola, de 94 para 95, que é unir essa escola. A Portela já se dividiu muito ao longo da sua história. Então, agora é hora de união, de mostrar a força da Portela”, destacou.

Ao fazer um balanço do andamento dos trabalhos, Junior comenta a satisfação com o envolvimento da comunidade, que tem demonstrado grande empenho ao longo da preparação para o desfile.

“Está sendo bem positivo. Eu estou vendo os componentes virem sempre com muita satisfação e muita alegria para ver o que estamos fazendo.”

Questionado sobre o desenvolvimento das alegorias e fantasias, Escafura reforça o planejamento adotado e o compromisso com a organização do Carnaval.

“A gente já entregou praticamente todas as fantasias com uma semana de antecedência. Então, isso mostra que acertamos no planejamento e na organização do desfile”, comenta.

Conhecida como a Majestade do Samba, a Portela carrega em sua identidade a imponência da águia, símbolo que impressiona pela plasticidade e elegância. Suas fantasias são tradicionalmente marcadas pela sofisticação e representatividade histórica e, nos últimos anos, vêm dialogando com a modernidade, a leveza e a valorização das raízes afro-brasileiras.

Ao ser provocado a dar um pequeno spoiler sobre o desfile, o presidente garante que o portelense mais tradicional ficará satisfeito com o que verá na Avenida.

“Eu acho que o portelense vai gostar muito do que vai ver, porque tudo que ele sempre quer é uma Portela imponente, grandiosa, bonita — e ele vai ver isso”, promete Junior.