Por Alberto João e Guilherme Ayupp
Os ventos sopram para outros ares na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). O conflito com a Prefeitura do Rio e o corte, mais uma vez, da verba para o Grupo Especial, abriu espaço para entrada dos filhos dos patronos da Vila Isabel, Viradouro e Beija-Flor. Luiz Guimarães (vice-presidente da Vila Isabel), Marcelinho Calil (presidente da Viradouro) e Gabriel David (conselheiro da Beija-Flor) estão trabalhando ativamente na mudança de cenário e a entrada da Liga no mundo atual do marketing e redes sociais.
Com o aval dos pais, o trio pensa os rumos dos desfiles das escolas de samba e que eles se tornem auto sustentáveis. O primeiro passo foi dado essa semana com a presença do ex-diretor de Operações do Rock in Rio, Márcio Cunha, na plenária da Liesa. Futuramente, o projeto terá ainda a entrada de executivos da área de entretenimento. Roberto Medina, apesar de negar, deve ser um dos consultores do projeto, podendo participar mais ativamente para os desfiles de 2020.
Desde 2011, Cunha trabalha diretamente com Roberto Medina e equipe na produção do festival. Porém, em 2017, ele já não exercia o cargo de diretor de operações. Márcio Cunha já tinha revelado que não faria parte do Rock in Rio 2019. Atualmente, ele está no Grupo Cataratas e atende ao Rio Zoo. O mais curioso é que Márcio é amigo pessoal de Marcelo Crivella, filho do prefeito do Rio, e, adversário das escolas de samba.
A proposta para Márcio Cunha é bem simples. Ele terá espaço para captar recursos já para os desfiles de 2019. Para isso, a Liesa terá que assinar um contrato e delegar esses poderes. Além disso, a equipe cuidará das redes sociais da Liesa e da gestão do marketing. Não terá interferência na parte artística dos desfiles.
Porém, a declaração de Márcio Cunha de gerir totalmente o Grupo Especial e inspecionar contratos não caiu bem entre os presidentes das escolas de samba. Será preciso aparar essas arestas para que o próximo passo seja dado. Internamente, a Liga vem tratando com serenidade a prestação de contas e, conforme foi dito pelo presidente Jorge Castanheira, a Prefeitura do Rio está ciente de todos os compromissos firmados pelas escolas de samba.
Após esses empecilhos serem resolvidos, o que deve acontecer nos próximos dias, as escolas de samba vão assinar o documento para que Márcio Cunha e a equipe que entrará possam cuidar da captação de patrocinadores e da modernização do marketing, incluindo, uma gestão ativa das redes sociais da Liesa.