InícioSão PauloSinergia do conjunto musical marca gravação do Império de Casa Verde

Sinergia do conjunto musical marca gravação do Império de Casa Verde

Intérprete Tinga, bateria ‘Barcelona do Samba’ e coro da escola foram os principais destaque do audiovisual do Tigre Guerreiro

No penúltimo dia das gravações, foi a vez do Império de Casa Verde gravar o seu audiovisual pelo horário da tarde, precisamente no dia 12 de outubro, que foi um sábado de feriado. A escola da Zona Norte de São Paulo realizou uma gravação de alto astral, assim como pede o seu samba-enredo, que tem uma melodia para cima e alegre do início ao fim. A bateria ‘Barcelona do Samba’, o coral e o intérprete Tinga mostraram estar completamente entrosados, assim como foi nos últimos desfiles e ensaios do Carnaval 2024. O CARNAVALESCO conversou com personalidades ligadas à gravação do audiovisual do ‘Tigre Guerreiro’ da Casa Verde.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

imperiodecasaverde grava25 6
Fotos: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Deixando o carnaval mais vivo

O diretor de carnaval Rogério Figueira, o Tiguês, elogiou a iniciativa da Liga-SP e declarou que o audiovisual deixa tudo mais vivo e valoriza o produto. “Fica um negócio muito mais elaborado. Uma coisa que traz um pouco da vivacidade mesmo do que acontece em uma quadra, do que acontece no dia do espetáculo. Acho que é uma iniciativa muito melhor da Liga para a gente poder também valorizar melhor o nosso produto”, disse.

Se tratando do samba-enredo, Tiguês revelou que a escola realizou ensaios específicos para a gravação, sendo todos os setores envolvidos. “Embora o samba tenha saído há menos de um mês, a gente ensaiou bastante sim com o nosso coro. É um samba que pegou fácil. Tivemos ensaios específicos de bateria, ensaios específicos de canto e também do pessoal do carro de som. Espero que funcione bastante com o passar do tempo, como está funcionando”, comentou.

Rogério explicou brevemente o enredo e a ideia de como tratar o samba-enredo que, de acordo com ele, é diferente. “Nosso samba veio na contramão do que todo mundo esperava. Dentro da narrativa, nós falamos que os contos de fada enganaram para poder contar um pouco do avesso da história. O fato do super-homem ser sempre o herói, o coringa ser sempre o vilão, será que é mesmo? A gente procurou inverter algumas histórias para poder ilustrar melhor o que a gente pretende colocar. E o principal é que é um samba muito vivo com a cara dos últimos anos que a gente vem colocando. Eu espero que o povo entenda que é uma obra com uma melodia muito rica, muito para cima, muito fácil de cantar e é o que a gente vai provar nessa gravação e nos próximos passos da escola”, completou.

Sempre importante as novidades e rumo às conquistas

Tinga, intérprete do Império que está indo para o seu terceiro carnaval com a escola, falou sobre o projeto audiovisual da Liga-SP. “É muito bom. Sempre bom sempre ter a novidade e estar melhorando cada vez mais com o nosso carnaval. A gente fica muito feliz em estar participando mais uma vez nessa grande gravação. Se Deus quiser, será mais um grande projeto levando o Império rumo a um grande desfile”, declarou.

imperiodecasaverde grava25 4

De acordo com o cantor, a escola ensaiou bastante, complementando a fala do diretor de carnaval Tiguês. Tinga também opinou sobre o samba-enredo. “Nós ensaiamos bastante, um grande samba está vindo aí. É lindo, maravilhoso, as pessoas vão curtir bastante na avenida. Ele tem uma construção diferente. A gente tentou fazer essa grande proposta para mais uma vez fazer um grande desfile”, afirmou.

Trabalhando dentro do samba e a volta do audiovisual

Completando 20 anos de Império de Casa Verde, mestre Zoinho disse que estava mais do que na hora de voltar o formato do audiovisual, pelo fato de todas as escolas mostrarem sua particular identidade. “Para gente é muito bom estar aqui novamente gravando. Cada escola agora com sua bateria, preservando as suas características. É muito importante para o samba, ficamos um período fora. Já fizemos ao vivo outras vezes, depois voltamos para o estúdio e agora estamos fazendo ao vivo de novo. Acho que estava mais que na hora de voltar, o pessoal estava pedindo muito. E graças a Deus a Liga teve a iniciativa de fazer esse projeto novamente. Eu espero que possa ser um grande trabalho de todas as escolas e que a gente possa ter um audiovisual muito bom. Eu tenho certeza que isso vai acontecer, porque nós estamos com uma equipe muito boa trabalhando, profissionais de alta qualidade. O samba de São Paulo merece isso”, ressaltou.

imperiodecasaverde grava25 7

Zoinho contou que trabalhar dentro do samba vem sendo tranquilo. O comandante da ‘Barcelona do Samba’ revelou que acompanha todo o processo de composição junto aos compositores, visto que nos últimos anos o Império de Casa Verde vem realizando obras encomendadas. “É tranquilo porque eu pego todas as etapas do samba, desde a composição do samba até a parte final eu acompanho tudo. Hoje os compositores me dão essa liberdade para poder acompanhar. Eu vejo o projeto da escola toda. Para mim fica muito tranquilo trabalhar depois. O entrosamento com o Tinga é muito bom, estamos indo para o terceiro ano juntos e isso facilita muito”, disse.

imperiodecasaverde grava25 5

O diretor da batucada disse que a maior preocupação é trabalhar o ritmo do samba, mas ressaltou que as costumeiras bossas e coreografias não vão faltar. “Nós fomos a última escola a escolher o samba. Eu estou preparando várias coisas, a gente sempre faz muita bossa, mas a minha preocupação é dar o ritmo a esse samba, que é um samba que tem um refrão só. O samba vai precisar muito do ritmo da bateria, mas a gente vem com a nossa característica. O ritmo é muito forte, pesado, nossa prioridade é o ritmo, só que a gente vai ter, claro, as paradinhas que o povo gosta, que todo mundo curte, coreografia e muito mais. Novamente a gente vem fazendo um trabalho legal e, com certeza, acho que o público que espera a bateria do Império pode ficar tranquilo que a gente vai apresentar um grande”, concluiu.

imperiodecasaverde grava25 3 imperiodecasaverde grava25 2 imperiodecasaverde grava25 1

- ads-

Público na Sapucaí avalia o primeiro dia de ensaios técnicos do Grupo Especial

Por Marcos Marinho e Gabriel Radicetti A temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial começou no sábado passado, na Marquês de...

Potência e clareza! Carro de som nos ensaios técnicos do Especial é aprovado

O carnaval do Rio de Janeiro ganhou um reforço tecnológico muito esperado por todos os sambistas. Um carro de som equipado com painéis de...

Vem com tudo! Mangueira divulga primeiros spoilers do Carnaval 2025

A Estação Primeira de Mangueira divulgou as primeiras imagens do trabalho que vem sendo desenvolvido em seu Barracão para o Carnaval 2025. São detalhes...