A Rosas de Ouro realizou na noite de sábado o lançamento de seu enredo para o carnaval 2024. A escola irá fazer uma homenagem ao Parque do Ibirapuera, que está completando 70 anos e é um marco da cidade de São Paulo. O anúncio contou com uma grande apresentação de encenações entre vários elencos. O teatro retratava a história do ‘Ibira’ e o que ele tem de melhor. Após, o fechamento das cenas foi com o carro de som comandado pelo intérprete Carlos Júnior cantando sambas históricos da agremiação que já teve ligação com a cidade paulistana.
Aprovação do tema
A presidente Angelina Basílio se diz muito contente, pois tem orgulho de ser uma grande paulistana. “É maravilhoso. A comunidade se envolveu e nos ajudou a contar esse enredo teatralizado. Falar de São Paulo para mim é grandioso. Eu sou paulistana da gema. Falar do Ibirapuera que abraça culturalmente japoneses, tem museu de arte moderna, museu afro e o planetário. Fora a botânica que existe lá dentro. É maravilhoso”, disse.
A agremiação tem uma história muito grande com enredos envolvendo a cidade de São Paulo. O mais famoso é o de 1992, que dali nasceu um dos maiores sambas-enredo da história do carnaval paulistano. Para a presidente, a escolha faz parte desse resgate e que também há uma parceria. “A Rosas de Ouro tem a cara de São Paulo. É uma escola tradicional da cidade e eu estou curtindo esse enredo. Também temos uma parceria do “Ibira 70 anos”, completou.
Construção do enredo e ideia de desfile
O carnavalesco Paulo Menezes, responsável pela assinatura do enredo, contou um pouco sobre o tema. “O parque está fazendo 70 anos e o ‘Ibira’ é a forma carinhosa que o paulistano trata o parque. Ele faz parte da história da cidade. É um dos pontos principais turísticos e a gente resolveu homenagear ele, porque a Rosas de Ouro sabe falar de São Paulo e de aspectos ligados à cidade. Depois de 20 anos a gente está voltando a falar de um ponto de São Paulo”, contou.
Paulo também falou da parceria e detalhou ainda mais o enredo. Aparentemente não tem segredo. A ideia é justamente fazer um passeio e mostrar como o parque é grandioso para a capital paulista. “Ter uma parceria, se ela for financeira, temos mais tranquilidade para trabalhar e é melhor. Mas de toda maneira a gente vai fazer um passeio sobre o Parque Ibirapuera. Vamos mostrar coisas que as pessoas estão acostumadas a ver e outras coisas que não estão acostumadas a ver, mas que estão lá. A brincadeira é essa. Fazer um passeio pelo parque, que é um ‘queridinho’ da cidade. Eu sou carioca e o meu olhar para o Ibirapuera é diferente do paulistano, mas eu fui lá com a comissão de carnaval e fizemos um tour”, comentou.
Resgate da história
Segundo o diretor de carnaval da escola, Evandro Souza, a escola estava desfilando com enredos ‘densos’ e o intuito deste tema serve também para os componentes se divertirem e levarem pessoas de volta à quadra. “Esse projeto surgiu depois do último carnaval, onde a gente queria algo mais alegre, leve e solto. A gente vem de desfiles densos e pesados. Queremos um desfile para se distrair. E aí a gente pensou, por que não voltar a falar de São Paulo? É uma característica muito forte da Rosas de Ouro e optamos por esse enredo até para resgatar e trazer a comunidade para perto. O último carnaval foi um belo desfile, mas não alcançamos um bom resultado. Vamos juntar tudo isso para fazer um carnaval muito legal”, declarou.
Evandro falou brevemente da parceria e, de acordo com ele, ajudará a Roseira na construção do carnaval. “Quando surgiu esse enredo, que é falar de São Paulo, ainda mais com uma parceria, podemos construir um projeto melhor. Fazer um desfile melhor, com mais brilho e requinte”, finalizou.