728x90
InícioSão PauloSérie Barracões SP: Inspirada na música ‘Clareou’, X-9 Paulistana transmitirá mensagem de...

Série Barracões SP: Inspirada na música ‘Clareou’, X-9 Paulistana transmitirá mensagem de resiliência no Anhembi

Retornando ao Grupo de Acesso 1 como campeã, escola contará a trajetória de um cidadão brasileiro comum, acometido por adversidades na vida, em busca de redenção

A epidemia de transtornos relacionados à saúde mental é uma realidade que não pode ser ignorada. Inspirada nos versos da música consagrada na voz de Diogo Nogueira e composta por Serginho Meriti e Rodrigo Leite, a X-9 Paulistana oferecerá uma mensagem de resiliência através do enredo “Clareou! Um novo dia sempre vai raiar”, assinado pelo carnavalesco Amauri Santos. O CARNAVALESCO visitou o barracão da escola, que retorna ao Grupo de Acesso 1 em 2025, para conhecer detalhes sobre o enredo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Música da vida das pessoas

O ciclo da vida da grande maioria das pessoas envolve a necessidade de superar dificuldades, e “Clareou” inspira muitos brasileiros a se reerguerem com seus versos suaves e acolhedores. Amauri Santos afirma que a proposta para o enredo da X-9 partiu do presidente Adamastor, que considera este samba “a música da sua vida”.

“Foi uma ideia do presidente Adamastor de fazermos essa que não é uma homenagem, mas sim uma inspiração na música “Clareou”. Nós não vamos falar da música especificamente, mas é, como eu disse, uma inspiração. O presidente me propôs, comecei a escrever e depois teve a chegada do Leonardo Dahi, o nosso enredista, com o qual fizemos essa parceria e que acho que veio muito a somar para o nosso trabalho. A música ‘Clareou’ é a música da vida de muita gente e eu não me ligava nisso. Tantas pessoas falam: ‘é a música da minha vida’. Do próprio presidente, ele fala que teve essa ideia por ter problemas que ele passou na vida e tinha essa música como tema da vida dele. Comecei a perceber que, se tratando de doenças também, de vários outros problemas, acho que é a música da vida de todo mundo. Uma música que foi gravada por vários intérpretes, inclusive um dos autores do nosso samba, que é o Diogo Nogueira. Acho que está tudo muito bem amarrado, eu gostei muito do samba”, declarou.

Tratando-se de uma música que inspira as pessoas, é natural que a própria construção do enredo leve a muitas ideias para o fortalecimento da proposta. O carnavalesco explicou como se deu o processo e destacou a parte da pesquisa que mais lhe chamou atenção.

“O desenvolvimento do enredo foi uma parceria com o Leonardo. Ele é um cara super inteligente, super cabeça aberta, e nós fomos dividindo muitas ideias. Nós ouvíamos a música ‘Clareou’ e eu não prestava tanto atenção, não ia tão profundo no teor da música. Mas acho que quando mergulhamos na pesquisa, as coisas vão surgindo à nossa frente, parece uma coisa divina mesmo. A primeira sinopse que escrevi eu achava bacana e tal, mas ia por outro caminho, então considero que a inspiração vai surgindo. Não que nós já tivéssemos algo muito modelado ali, e vem surgindo até hoje. Nosso enredo vem sendo construído desde o início, e nós viemos mudando algumas coisas, acrescentando. Não posso te dizer que algo me chamou muito mais atenção, talvez esse início de desfile com os povos originários. Eu descobri muitas coisas interessantes, muitas coincidências, muitas coisas que representavam algo muito bacana para os indígenas e que nós carregamos até hoje. Acho que esse primeiro setor seja algo que mais me surpreendeu na criação”, afirmou.

Transmissão da mensagem: a X-9 na Avenida

O desfile da X-9 Paulistana será dividido em três setores. O personagem central da trama é um cidadão brasileiro, apresentado na comissão de frente e que, após ouvir a música “Clareou”, passa a iniciar sua jornada de redenção.

Setor 1: Ensinamentos de fé dos povos originários
“Nós começamos escolhendo criar um personagem. Costumo dizer que no momento as pessoas estão querendo muito cuidar do corpo, mas estão esquecendo um pouco da mente, um problema presente no nosso dia a dia atualmente. Criamos um personagem que estará no início e no final do nosso desfile. Esse personagem se encontra para baixo até que ouve a música ‘Clareou’ e começa a pensar em quais caminhos ele pode tomar para se reerguer. Ele começa a pensar justamente na formação do nosso povo, que passou por tantas coisas. Ele vai primeiro nos povos originários para buscar seus ensinamentos como a fé, o amor e respeito à natureza e tudo o que ele encontrou de bacana nesse histórico de um povo que quase foi dizimado, mas que está resistindo até hoje. Ele vai buscar nos povos originários todos os ensinamentos para poder se recompor”.

Setor 2: A resiliência dos povos africanos
“Nosso personagem ouviu a música ‘Clareou’, que é composta de letra e melodia, sendo que a melodia é o samba, que vem da África. Entramos assim no segundo setor, o setor africano, em que nós também vamos falar de todos os ensinamentos desse povo que tanto sofreu, que essa página é infeliz, mas que fazem parte da formação do nosso povo e deixaram um legado para nós. Um povo que também está aí, e acho que hoje mais do que nunca, levantando a bandeira e mostrando que também são resilientes, são fortes, mais do que nunca tendo esse espaço e que não vai parar por aí”.

Setor 3: A redenção de mãos dadas com a X-9 Paulistana
“Esse personagem começa a se fortalecer, e assim entramos em um último momento, onde costumamos falar dessa rede de proteção que existe hoje da ciência de mãos dadas com a fé. Falamos de fé do início ao fim do nosso desfile, e tem vários personagens nesse último setor que nos auxiliam. Nós falamos que o nosso enredo é a X-9 estendendo a mão, mostrando o que pode fazer para quem não está vivendo um momento muito bacana. No final do desfile também fazemos uma homenagem à própria escola, dos nossos 50 anos de altos e baixos, de quedas e ascensões, e consideramos que está em um momento em que está se reerguendo, está recomeçando, porque o nosso objetivo não é parar por aqui e sim chegar ao Grupo Especial, que é a elite do carnaval. Nosso personagem chega até o final feliz por tudo isso, por todos esses ensinamentos, e ele vai agradecer no final do desfile. Tem detalhes que não podemos ainda explicitar, mas é bem por aí. Acho que é muito direto o nosso enredo”.

Do barracão à comunidade, os trunfos da X-9

O desafio de desfilar em um grupo acima do ano anterior é um desafio para todos os segmentos de uma escola de samba, e para a bicampeã do carnaval paulistano não é diferente. Amauri Santos afirma que os principais trunfos da X-9 Paulistana para encarar a missão de retornar ao Grupo de Acesso 1 estão na mensagem do enredo, na qualidade plástica do barracão e na força da comunidade.

“Sabemos das dificuldades. Sabemos o quanto é difícil para a X-9 que subiu agora do Acesso 2 para o 1, mas nós estamos acreditando muito que possa acontecer esse feito aí de chegar ao Grupo Especial. Acho que é mais a força, acho que muita gente aguarda a X-9 no Grupo Especial. Nós estamos fazendo um carnaval grande a nível X-9, e acho que a comunidade está chegando cada vez mais e forte, está cantando samba. Acredito muito no nosso samba e na nossa plástica. Acho que nós viremos com um carnaval muito, muito bacana. Acho que vamos com um enredo positivo, com um samba muito bacana e teremos uma plástica belíssima, tenho certeza, e vamos contar com a comunidade. Acho que esse é o conjunto que nós precisamos para chegar ao Grupo Especial. Sabemos o quanto é difícil, são oito escolas superpreparadas, mas nós temos essa fé de que vai acontecer”.

Recado do carnavalesco Amauri Santos para a comunidade da X-9 Paulistana

“Acho que é uma comunidade que ainda está cicatrizando algumas feridas, mas que eu tenho certeza de que durante esse carnaval, eles acreditem muito no que está acontecendo. Após esse carnaval, eles terão certeza de um resgate da X-9 Paulistana. É uma esperança, uma expectativa muito grande de chegarmos ao Grupo Especial. Nós queremos isso: trabalhar a emoção do componente, trabalhar a emoção do espectador. Desde o início, acho que todos nós nos emocionamos com a forma de fazer o carnaval e nós queremos transmitir isso. Como eu falei antes, queremos que esse desfile seja um estender de mão da X-9 para quem está precisando se reerguer. Com a força do carnaval, acredito que muitos corações serão tocados, com toda certeza”.

Ficha Técnica
Enredo: enredo “Clareou! Um novo dia sempre vai raiar”
Componentes: 1200
Alas: 15
Alegorias: 3 carros
Diretor de barracão: Aldieres Batista (Popeye)
Diretor de ateliê: Willian Siqueira e Rogério Monteiro (Sapo)

- ads-

Independente Tricolor busca retorno ao Grupo Especial com enredo crítico sobre a Independência

A escola de samba Independente Tricolor prepara-se para o desfile no Grupo Acesso 1 com o enredo "Gritos de Resistência", uma abordagem crítica sobre...

Orgulho e emoção: comunidade da Unidos da Tijuca celebra ter Lucinha Nobre como porta-bandeira

Lucinha Nobre, uma das maiores porta-bandeiras da história do carnaval, voltou para Unidos da Tijuca para o Carnaval 2024. Ela começou cedo no mundo...

Gilsinho celebra 18 anos de Portela e prepara show à frente do carro de som para o Carnaval 2025

O ano de 2025 promete ser mais um de grandes emoções para a Portela, a maior campeã do carnaval carioca. Nesse ano, a azul...