A Estrela do Terceiro Milênio promoveu uma apresentação detalhada de seu enredo “Muito Além do Arco-Íris” na Fábrica do Samba. O evento revelou as fantasias, alegorias e os principais elementos que comporão o desfile da agremiação, que será a sexta escola a se apresentar no sábado de carnaval, no Grupo Especial de São Paulo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
O carnavalesco Murilo Lobo, responsável pelo projeto, detalhou o conceito do enredo, que aborda as violências históricas e cotidianas sofridas pela comunidade LGBTQIAPN+. Em entrevista ao CARNAVALESCO, ele explicou a motivação por trás da temática.
“Foram os números alarmantes da violência no Brasil. Refleti sobre a letra de ‘Aquarela do Brasil’, de Ari Barroso, que diz ser este ‘o país de nosso Senhor’. Mas como pode, se somos o que mais mata pessoas LGBTQIAPN+? O carnaval é um espaço para recontar essa história e buscar um caminho de respeito e convivência pacífica”.
Lobo destacou ainda o processo de pesquisa, que o surpreendeu pela profundidade das histórias desconhecidas até mesmo por ele. “Após a aprovação da temática, mergulhei em 13 livros, mais de 7 mil páginas, 15 documentários e entrevistas. Obras como ‘Devassos no Paraíso’ (João Silvério Trevisan) e ‘Além do Carnaval’ (James Green) foram essenciais para entender e selecionar o recorte que apresentaremos”.
Sobre os destaques do desfile, o carnavalesco adiantou: “Nosso maior trunfo é a emoção. Teremos alas exclusivas com integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, mães de pessoas LGBT junto às baianas… São vozes que ecoam verdades. Acredito que essa carga emocional transbordará nos olhos dos desfilantes e tocará o público”.
Com cores vibrantes, personalidades emblemáticas da luta por direitos e alegorias que simbolizam resistência, a Estrela do Terceiro Milênio promete um desfile que vai além da festa: um manifesto por igualdade, gritado no maior palco do mundo.
Ficha Tecnica
Enredo: “Muito Além do Arco-íris!”
Alegorias: 4 +3 quadripes
Componentes: 1900
Alas: 16