728x90
InícioSão PauloSérie Barracões SP: Em um grande musical a Benito di Paula, Águia...

Série Barracões SP: Em um grande musical a Benito di Paula, Águia de Ouro abrirá o sábado de carnaval

Escola da Pompeia, pelo segundo ano consecutivo, prepara uma homenagem para alcançar o sucesso no seu desfile

Para o Carnaval 2025, o Águia de Ouro irá apostar em uma nova homenagem. Assim como no ano de 2024 a agremiação da Pompeia fez um tributo a um dos maiores radialistas da história do Brasil (Eli Corrêa), no próximo desfile, a azul e branca da zona oeste irá levar um consagrado artista da música brasileira para o Anhembi, Benito di Paula. Com a força das obras do artista, a agremiação pretende alçar voos maiores no carnaval paulistano, pois desde 2020, quando ganhou o seu título, não conseguiu alcançar o Desfile das Campeãs novamente. Na tentativa deste sucesso, a contratação do carnavalesco André Machado foi feita, visto que o profissional vem de um vice-campeonato e uma quinta colocação com a Mancha Verde. O artista, que realiza sua estreia no Águia de Ouro, recebeu a equipe do CARNAVALESCO na quadra da escola e concedeu entrevista, dando detalhes do tema e como a Pompeia irá para o próximo desfile. A agremiação abrirá o sábado de carnaval com o enredo “Em Retalhos de Cetim, a Águia de Ouro do Jeito Que a Vida Quer”.

728x90

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

aguia barracao25

Surgimento do enredo

O carnavalesco revelou que já tinha um tema em mente, mas em conversa com o presidente Sidnei Carrioulo, optaram pela homenagem. André classificou como um presente. “Esse enredo surgiu logo após uns 20 dias do Carnaval 2024. Quando eu entrei na escola e já comecei a pesquisar um outro enredo, o presidente veio com esse presente de falar sobre o Benito de Paula. Em uma conversa que a gente teve, no almoço, ele deu a ideia do Benito de Paula. Na hora eu aceitei porque existem memórias afetivas. Meu pai sempre escutou as músicas dele. Eu ouvia quando criança e eu acho que a obra dele é muito fácil de ser contada plasticamente. Na mesma hora eu fiquei muito feliz com essa possibilidade de falar de Benito, até porque é um cara que o mundo do samba gosta demais, tanto é que quando lançou o enredo tiveram só comentários positivos na internet. O curioso é que uma galera que nasceu do ano 2000 para cá não tinha nem noção de quem era Benito di Paula. Depois do lançamento do enredo do Águia, as pessoas começaram a procurar para saber quem era e teve o feedback de pessoas mandando mensagem: ‘Eu sempre cantei essa música e não sabia que era do Benito’. Logo de cara foi bem positivo essa responsabilidade de falar desse ícone da música popular brasileira”, disse.

Homenagem às obras de Benito di Paula

Após bater o martelo sobre o tema, as lideranças da agremiação tiveram que ir ao encontro do cantor. André contou que o artista recebeu todos na sua casa e pediu que o desfile fosse desenvolvido de acordo com as suas músicas. “A gente tinha que ter uma conversa com o próprio Benito para saber um pouco da história dele. Nós fomos muito bem recebidos e ele falou que não queria muito que contasse sobre a vida dele, mas sim abordasse as obras de sua carreira. Com isso, ficou mais fácil, porque a gente ia fugir do lugar comum. Quando alguém é homenageado, a gente sempre fala da história de uma forma cronológica, mas contar só a sobre música, também pegou na minha memória afetiva. Acho que deve pegar na memória dos fãs também, de lembrar de quando o avô cantava… E eu gostei demais dessa abordagem, porque é algo inédito no carnaval. A ideia do enredo é como se o Benito estivesse em um grande show e todo grande artista gosta de estar no palco. Em cima disso, a gente vai emprestar o maior palco para nós sambistas, que é o Anhembi, para ele fazer um grande show e contar a sua obra através das fantasias, alegorias e do próprio samba enredo”, explicou

Trabalho com esculturas

O artista disse que trabalhou bastante com esculturas neste carnaval, destacando o abre-alas e a alegoria do Luiz Gonzaga, que remete à história de seus pais. “O instrumento musical que é símbolo do Benito é o violão e o piano. O nosso abre-alas vem como se fosse teclas de piano. A asa da escultura da Águia também será vista dessa forma. O primeiro carro tem esculturas na lateral, que são os mascarados. Esse ano a gente utilizou muitas penas artificiais. Acho que tem uma. A ala das baianas também vem bem colorida, em cima da música ‘Retalhos de Cetim’. É uma estética bem carnavalesca. O carro que eu considero o meu ‘xodózinho’ é o do Luiz Gonzaga, que é uma temática que eu gosto muito. Meu pai e minha mãe são nordestinos e, por isso, fiz praticamente dedicando esse carro para eles. É uma alegoria toda branca, está bem legal e a quantidade de esculturas é bem grande. Havia um bom tempo que eu não fazia tantas no meu carnaval”, finalizou.

Responsabilidade de abrir uma noite de desfiles

O Águia de Ouro terá a missão de abrir os desfiles do sábado de carnaval. Isso ocorreu no ano de 2019, quando a escola da Pompeia estava voltando de uma queda do Grupo Especial em 2017, sagrando-se campeã do Acesso em 2018 e, por conta disso, abrindo o segundo dia. Segundo André, no evento da Definição dos Desfiles, a escolha foi feita para investimento em iluminação. “O presidente preferiu abrir o sábado e logo em seguida eu perguntei o motivo. Ele falou assim: ‘André, porque eu quero gastar muito com iluminação. Eu estava com medo de ser uma das últimas e tudo que eu quero gastar de iluminação se perder por conta da luminosidade do dia’. Depois de conversas, algumas pessoas na escola também estranharam essa decisão, mas pensando bem a gente tem que fazer um trabalho independente do horário. Isso é certeza. Porque se a gente fizer tudo direitinho, dentro do regulamento, uma pasta bacana, cumprir com todos os quesitos, não tem motivos para dar errado. A gente está com um samba bom e todos os segmentos alinhados”, declarou.

Desfile dividido por músicas

“A gente dividiu este enredo não por setores. É como se fosse uma playlist do próprio Benito contando as músicas dele. A primeira coisa que, nas minhas pesquisas, eu vi que a música ‘Retalhos de Cetim’ não poderia ser em outro lugar, senão no início, porque ela já faz um chamado para as pessoas: ‘Chegou o carnaval’. Com o próprio Benito, eu perguntei qual era o significado e ele falou que se inspirou nos personagens da arte, que é Pierrot e Colombina, que é o nosso abre-alas e as nossas baianas”

“Nossa segunda alegoria é ‘Amigo do Sol, Amigo da Lua’. É uma outra música do Benito que é bem famosa e escolhemos a ala das crianças para estar nesse carro por conta da letra, que fala de criança, infância e liberdade. É uma música que o próprio Benito homenageou quando o filho dele nasceu”

“A gente tem a terceira alegoria que é o Benito nessas andanças dele e caravanas por todo o Brasil. Ele conheceu o Luiz Gonzaga e começou a ter uma amizade muito forte, uma admiração que ele já tinha, ficou maior ainda, tanto é que escreveu a música ‘Sanfona Branca’. Luiz Gonzaga fez uma outra música chamada ‘Chapéu de Cor e Gratidão’, onde ele exalta Benito de Paula. Tem algumas outras músicas, tipo ‘Maria Baiana Maria’, conhecendo a Bahia, Benito gostou da religião e também fez essa música”

“Tem outras fantasias como ‘Vai Ficar na Saudade’ que é uma canção que ele faz homenagem a uma outra pessoa que ele considera um mestre, que é o tal Ataulfo Alves. ‘Como Eu Amei’ e ‘Mulher Brasileira’ também estarão presentes no desfile”

“A gente vai fechar o nosso carnaval falando da música que é a mais conhecida de Benito de Paula, tanto é que ela foi traduzida para vários países, que é a ‘Charlie Brown’. Foi até um pedido do próprio presidente, assim que surgiu o enredo”

Ficha técnica
Alegorias – quatro
Tripés – três
2800 componentes
Diretor de barracão – Mineiro e Rai
Diretor de fantasias – Cebola

- ads-

Cátia Drumond: resgate e a revolução na Imperatriz Leopoldinense

O CARNAVALESCO abre a série de entrevistas com representantes das escolas de samba do Grupo Especial. A primeira convidada é Cátia Drumond. Confira abaixo...

Samba no pé e Botafogo no coração! Torcida alvinegra emociona na Sapucaí

2024 foi um ano memorável para o Botafogo. O time foi campeão do Campeonato Brasileiro e também garantiu o título internacional na Copa Libertadores....

‘Muita responsabilidade e muito trabalho!’ Evandro Malandro deixa a sua marca como cantor da Grande Rio

Em 2025, Evandro Malandro vai para o seu sexto carnaval como intérprete da Acadêmicos do Grande Rio. Entre seus trabalhos está o campeonato de...