A Amizade Zona Leste conquistou ascensão no Carnaval de 2025 ao subir do Grupo Especial de Bairros da UESP para o Grupo de Acesso 2 da Liga-SP.

A direção da escola, assim como a comunidade, está muito feliz e empenhada em se consolidar e permanecer desfilando no Sambódromo do Anhembi.
Para isso, a agremiação levará para a avenida um estilo de enredo que costuma animar e despertar a curiosidade do público. Será um enredo afro, que contará a história de dois orixás bastante conhecidos e cultuados pelos brasileiros, dentro e fora das religiões de matrizes africanas.
No barracão, a escola vem desenvolvendo um projeto de fácil leitura e, de acordo com o carnavalesco Rogério Sapo, as cores predominantes no desfile serão aquelas que representam os homenageados.
Com o enredo “Xangô e Iansã – o Casal do Dendê No Ilê do Amizade”, a agremiação abrirá o sábado de carnaval no Grupo de Acesso 2.
Ao CARNAVALESCO, Rogério comentou sobre o projeto do Carnaval de 2026.
Chegada do tema
O carnavalesco relatou que a ideia de um enredo religioso partiu do presidente.
“A ideia do enredo nasceu no dia do desfile das campeãs do Carnaval de 2025, o presidente teve a ideia e propôs um enredo que fosse afro religioso. Juntos chegamos a esse enredo que teve um satisfatório desenvolvimento”, relatou.

A comunidade
Rogério contou que, em 2025, a comunidade inicialmente não abraçou o enredo e que, em 2026, o processo foi diferente.
“A escola diferente do último carnaval, abraçou esse enredo logo de cara. Os componentes vieram com tudo para esse projeto”, comentou.
As dificuldades
De acordo com o carnavalesco, a maior dificuldade vai além do enredo e do que será levado para o desfile.
“Na verdade, a dificuldade maior é de orçamento que temos neste grupo. É a questão financeira para todo o desenvolvimento. O enredo em si, o contexto dele é de fácil leitura, uma ótima compreensão e fácil de desenvolver também”, disse.
Alegorias e fantasias em cores
A escola optou por priorizar, em sua plástica, as cores que representam os orixás Xangô e Iansã.
“ Estamos usando muito preto, ouro e vermelho, cores que representam nossos personagens homenageados. Também terão muitas placas”, comentou.
O resultado final
Rogério contou que, apesar do orçamento limitado, a comunidade vem se esforçando para alcançar um bom resultado.
“ Mesmo com muitas dificuldades financeiras, que o grupo de Acesso 2 impõe a todas as agremiações, e mesmo com a dificuldade de abrir os desfiles do grupo, a Amizade fará o maior desfile da sua história. Nós esperamos um resultado satisfatório”, relatou.
Setor 1
“ A história de Xangô desde a sua infância, até se tornar um guerreiro e um rei”
Setor 2
“Xangô se apaixona por Iansã e juntos formam o casal do dendê. Abordando também algumas particularidades de Iansã”
Ficha técnica
Duas alegorias
800 componentes
10 alas
Um elemento alegórico (comissão de frente)
Diretor de alegoria: Ali










