728x90
InícioSérie OuroSérie Barracões: Império Serrano faz o resgate de Beto Sem Braço e...

Série Barracões: Império Serrano faz o resgate de Beto Sem Braço e a superação após o incêndio no ateliê

Para o Carnaval de 2025, o Império Serrano apresentará o enredo “O que espanta a miséria é festa”, uma homenagem ao compositor Laudeni Casemiro, mais conhecido como Beto Sem Braço (1940-1993). O tema, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Esteves, celebra a trajetória e a genialidade de um dos ícones do samba. No Carnaval de 2024, o Império Serrano conquistou o segundo lugar na Série Ouro do Rio de Janeiro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

imperioserrano barracao25 3

Em uma entrevista ao CARNAVALESCO, realizada no barracão da escola, Renato Esteves compartilhou suas expectativas para o desfile de 2025, que marca seu primeiro ano na escola de Madureira, onde nasceu e cresceu.

“Dirigir o Império Serrano é uma honra para qualquer carnavalesco, pois é um dos grandes pilares do carnaval. Com nove títulos do Grupo Especial e uma comunidade que é a base da escola, é uma escola de samba de peso, um orgulho e uma responsabilidade. Este carnaval de 2025, falando sobre um imperiano e, por consequência, sobre o próprio Império, é uma honra e um prazer, pois pude pesquisar e contar a história do Império e do Brasil. A marca que desejo deixar neste trabalho é a resistência do imperiano. Esteticamente, as alegorias refletirão essas festividades, mostrando que o povo imperiano é aguerrido e resistente. O imperiano de fé não se cansa, e vamos mostrar que, de fato, resistimos. Essa é a marca desse carnaval: Resistir!”, afirmou Renato.

imperioserrano barracao25 2

O carnavalesco enfatizou que a força da comunidade é o seu maior trunfo. “O povo vai entrar festejando! Como diz o título do enredo, ‘O que espanta a miséria é festa’, uma frase poderosa de Beto Sem Braço. Tenho certeza de que a comunidade vai entrar na Sapucaí de uma maneira nunca vista antes. Vamos fazer história”.

Renato também comentou sobre a construção do enredo sem bibliografia, baseando-se apenas em histórias transmitidas oralmente.

“O mais interessante é que não havia bibliografia. O trabalho foi construído a partir da oralidade, das histórias que as pessoas contavam. Histórias que eu ouvi e compartilhei, pois Beto Sem Braço tem esse lado mítico. As pessoas dizem: ‘Beto fazia isso, Beto fazia aquilo’. O mais fascinante dessa pesquisa foi entender essa figura tão emblemática que é Beto Sem Braço, que se tornou quase um orixá dentro da escola”, disse Renato.

O Império Serrano estava se preparando para lutar pelo campeonato no Carnaval de 2025 quando, recentemente, enfrentou um desafio significativo: um incêndio na fábrica Maximus Confecções, em 12 de fevereiro de 2025, destruiu 97% das fantasias destinadas ao desfile. Apesar desse revés, a comunidade do Império Serrano permanece resiliente e determinada a proporcionar uma apresentação memorável na Sapucaí.

imperioserrano barracao25 1

“Para mim, foi um flashback bizarro, pois estive no incêndio de 2011 na União da Ilha. Eu estava lá, acordei e já estava dentro do barracão. Minha primeira preocupação foi com as pessoas, saber se todos estavam bem. Depois, veio o impacto de saber que poderíamos perder o carnaval. Mas já comecei a pensar no que poderíamos fazer para vestir as pessoas”, relatou o carnavalesco.

Sobre os desafios técnicos, Renato explicou como está lidando com a combinação de luxo, incêndio e falta de verba: “O incêndio ocorreu em um momento crítico. Tínhamos 14, agora 10 dias para o carnaval. O evento já começou atrasado para todas as escolas devido à liberação tardia das verbas. Todos os ateliês estão sobrecarregados, todos trabalhando, mas não temos mão de obra nem insumos para recuperar as fantasias. Precisamos vestir as pessoas para que possamos brincar o carnaval”, concluiu Renato.

imperioserrano barracao25 5

Renato enfatizou o impacto da luta da escola em meio a desafios. “Estamos empenhados em apresentar um carnaval digno de uma escola que compete em um campeonato. Portanto, entraremos com os carros bem elaborados, como se estivesse realmente valendo. Como diz o jargão popular, vamos à vera. É isso que queremos entregar”, afirmou Renato.

O carnavalesco expressou sua gratidão pela rede de apoio que a escola tem recebido de suas coirmãs. “Temos recebido um apoio e afeto imensos de todos ao nosso redor. Estamos sendo acolhidos com muito carinho por cada pessoa, e acredito que o mundo do samba que nos rodeia, possivelmente por causa dessa ‘bolha’, nos tem tratado com carinho. Só tenho a agradecer por esse carinho e afeto, que são extremamente importantes”, disse.

imperioserrano barracao25 4

Renato destacou que o desfile promete ser emocionante. “Não há uma parte que já não fosse emocionante para o Império, mesmo antes do incêndio. Pelas diversas razões, será uma oportunidade para que os imperianos se reconheçam durante o carnaval. Estamos diante de um desfile em que o imperiano olhará e se verá representado, e agora, mais do que nunca, isso será evidente. O ensaio técnico já demonstrou que a carga emocional será imensa. Portanto, acredito que o desfile, como um todo, será uma grande emoção para todos, não apenas para os imperianos, mas também para todos que apreciam o carnaval”, afirmou Renato.

Saiba como será o desfile

A escola contará com três alegorias, cerca de 1.200 componentes, além do tripé da comissão de frente. O desfile do Império Serrano está agendado para o sábado de Carnaval, 1º de março de 2025.

Setor 1 – “No primeiro setor, começamos o desfile abordando a origem de Beto, que remete à feira. Beto foi feirante e observava o Rio de Janeiro pelos caminhos da feira. Este primeiro momento relembrará essa parte biográfica dele, que lhe conferiu o cognome de Beto Sem Braço, um apelido bastante conhecido. Portanto, este é o primeiro momento, que nos remete à feira. O segundo momento traz a homenagem ao Beto Sem Braço, sendo este chamado realizado com o primeiro estandarte de ouro que ele ganhou, junto com Luiz Machado, referente ao Carnaval de 1982, que foi o primeiro samba que conquistou, dentre os seis sambas que ele venceu, que é “O Bumbum”. A ideia é expressar que o que espanta a miséria é a festa, é o Carnaval. Esse é o nosso grande bloco inicial”.

Setor 2 – “No segundo setor, apresentamos o olhar cronista de Beto Sem Braço. Costumo dizer que ele foi um grande cronista musical. Este setor é dedicado às ‘crônicas sub-rubanas’, que abordam os desafios do cotidiano dos trabalhadores e do povo oprimido pelo sistema. Neste momento, faremos uma homenagem às matriarcas do subúrbio, que é o segundo grande momento, simbolizado pelo segundo estandarte de ouro que Beto ganhou, com Mãe Bahia. Será um clímax dessa crônica suburbana, ondevamos unir as rodas de santo às rodas de samba, sob a tamarineira. Tudo ocorre sob a perspectiva de Beto Sem Braço”.

Setor 3 – “No terceiro setor, culminamos com a celebração do Império. Prestaremos uma reverência a Beto Sem Braço, trazendo à tona o terceiro estandarte de ouro que ele conquistou, o ‘fara-serrinha’. O seu império, sua essência é o próprio Império Serrano, que vem comemorar, porque o que espanta a miséria é o Império Serrano. Assim, teremos o Império Serrano como fonte de resistência, reverenciando Beto Sem Braço”.

- ads-

Série Barracões: Xica Manicongo: a revolução trans ancestral no Carnaval 2025 do Tuiuti

Artista de longa trajetória no carnaval, Jack Vasconcelos leva mais uma vez um enredo de cunho social para a Sapucaí. Em mais um desfile...

Carnaval de Santos começa nesta sexta-feira e terá cobertura do CARNAVALESCO

Vai começar o desfile das escolas de samba de Santos. Nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta-feira e sábado), 15 agremiações desfilam na...

Livro homenageia carnavalescos que marcaram a história do carnaval carioca

A Livraria Travessa, do Shopping Leblon, recebeu na noite da última quarta-feira, o lançamento do livro “Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira: Grandes Criadores...