Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense. Maria Mariá está no seu terceiro ano no posto realizando este sonho toda vez que pisa na Avenida. Vale lembrar que já no seu primeiro desfile ela foi campeã do Grupo Especial.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Antes do primeiro ensaio técnico, a rainha conversou com o CARNAVALESCO. Falou sobre representatividade, trajetória, sua conexão com as crianças da comunidade e deu um pequeno spoiler sobre sua fantasia para o Carnaval 2025.
“Todos os anos, todos os dias, todos os ensaios é a realização de um sonho. Não só meu, como de toda comunidade, porque não estou representando a Maria pessoa, estou representando todo mundo que vem da ala de passistas e consegue um cargo com maior visibilidade, todo mundo que tem o sonho de ser rainha de sua escola. Sempre é um sonho”, afirmou Maria.
Para a rainha, o que mudou na sua vida foi a visibilidade, mas não se sente cobrada pela comunidade. Sabe o peso da responsabilidade do cargo.
“O que mudou totalmente na minha vida é essa visibilidade, de me entender como uma pessoa pública. Não me sinto muito cobrada. O lugar que eu estou é um lugar de responsabilidade. Temos que entender isso, que é um lugar de visibilidade. Mas não tenho cobrança em um sentido ruim não”, comentou Maria Mariá.

Comprometida com as atividades da Imperatriz, Maria faz questão de estar em todos os ensaios e eventos da escola, mas em nem todos os momentos foi possível. A rainha não esteve presente no minidesfile que ocorreu na Cidade do Samba, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, em 29 de novembro.
“Acho que as coisas acontecem do jeito que têm que ser. Infelizmente, eu não consegui estar, mas hoje estou aqui. Estou em todos os ensaios, como estive em todos os ensaios de quadro, de rua e em todos os eventos que acontecem na escola”, explicou a rainha.
A escolha de Maria Mariá como rainha fez parte de uma política de reaproximação da Imperatriz com a comunidade do Complexo do Alemão. Hoje, em dia, os gresilenses se veem nela. A componente Jennifer Muniz, de 22 anos, desfila na Rainha de Ramos desde os 15 e acredita nessa força da representatividade.

“Eu acho que ela é uma representação muito forte para comunidade porque ela veio do Complexo do Alemão e a Imperatriz é do Complexo do Alemão. É de uma representatividade muito importante para todas nós mulheres, ainda mais para as mulheres negras. Isso é muito importante porque mostra que nós da comunidade podemos ser rainha de bateria, não só famosa que pode ser”, disse Jennifer.
Júlio Santiago, de 16 anos, desfila da Imperatriz há quatro anos e vê felicidade e amor na sua rainha.

“Ela é uma pessoa radiante, bem feliz. Ela entrega o seu melhor e tenho certeza de que tem um caminho lindo pela frente. Acho muito bom ela vir da comunidade porque mostra toda força da nossa comunidade, todo o amor que nós dedicamos à Imperatriz”, disse o desfilante.
Maria Mariá ainda é um espelho para os passistas da comunidade. Gabriel Copelli e Karolaine Souza, ambos de 24 anos, celebram o reinado da passista que se tornou em rainha.
“Eu acho bem interessante ter uma pessoa que possa representar cada um nós. Ela começou como a gente, passista da escola. Ela é uma pessoa do bem, está sempre conosco”, disse Gabriel.

Karolaine também reconhece que a rainha tem muitas qualidades: “Ela é oriunda da ala de passistas e acho incrível ver a escola valorizando uma pessoa da comunidade. Ela é estudante de Comunicação, tem projeto social. É interessante ver tantas qualidades”.
Maria Mariá gosta de ser um exemplo para as crianças da comunidade. Durante os ensaios, os pequenos gresilenses formaram uma ala que vem à frente da comissão de frente e entregam todo carisma verde e branco.
“É maravilhoso ser um espelho para a comunidade, principalmente com as crianças. Agora tem a ala das crianças que vem sempre na frente da escola todos os ensaios. Começou como uma brincadeirinha, que nós queríamos que crescesse e desse certo. Foi crescendo e crescendo, e são quase uma ala independente na frente da escola. Elas vão transformando todo nosso amor e vai sendo lindo sempre”, disse a rainha.
Neste Carnaval de 2025, a Imperatriz Leopoldinense levará para a Sapucaí o enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água Fresca para o Senhor de Ifón”, desenvolvido por Leandro Vieira. A agremiação será a segunda a desfilar no domingo, dia 2 de março. Perguntada sobre um spoiler de sua fantasia, Maria Mariá decidiu ser misteriosa.
“O spoiler que eu posso dar é que são das cores da escola”, afirmou a rainha.