O programa Sem Censura entra no clima do Carnaval com uma série de entrevistas especiais no estúdio da TV Brasil durante três semanas, com atrações dedicadas à folia, a partir desta segunda, ao vivo, às 16h. A produção comandada por Cissa Guimarães recebe convidados para entrevistas temáticas sobre as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Os integrantes das agremiações apresentam e debatem os enredos que prometem marcar o desfile deste ano na Marquês de Sapucaí.

semcensura
Foto: Rodrigo Peixoto/Divulgaçao TV Brasil

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O estúdio da emissora pública se torna passarela para os foliões da Mangueira, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Viradouro, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca e Acadêmicos de Niterói.

A roda de conversa traz para a bancada do programa vespertino representantes das agremiações para um bate-papo aprofundado com análise, contexto histórico e cultural. O jornalista e criador de conteúdo Muka participa como debatedor. A proposta do especial é celebrar a força, a criatividade e a diversidade do maior espetáculo da cultura popular brasileira.

Essa programação do canal reúne intérpretes, rainhas de bateria, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de ritmistas da bateria das agremiações para performances ao vivo, no palco do Sem Censura, de segunda a quinta, às 16h. Já às sextas, a TV Brasil mostra os melhores momentos da semana.

A sequência traz personalidades da folia como o bamba Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense; Macaco Branco, mestre de bateria da Vila Isabel, e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, da agremiação Azul e Branca.

Outros convidados também já confirmaram participação: o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus; o jornalista Fabio Fabato, especializado na cobertura do carnaval; o babalawò Ivanir dos Santos para falar sobre intolerância religiosa; e o artista plástico Vik Muniz.

Viradouro embala segunda 

Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a Viradouro homenageia no seu desfile o célebre mestre de bateria da agremiação. O veterano participa do bate-papo no programa Sem Censura desta segunda, ao vivo, às 16h. Moacyr da Silva Pinto, o querido Mestre Ciça, completa 70 anos em 2026.

A apresentadora Cissa Guimarães também entrevista o carnavalesco da escola, Tarcísio Zanon, e a porta-bandeira Rute Alves. Os ritmistas da Vermelha e Branca agitam o programa que ainda conta com a presença do cardiologista Cláudio Domênico. O médico fala sobre a importância de cuidar bem do coração na maturidade.

Mocidade é atração de terça

A saudosa cantora e compositora Rita Lee pauta o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel. Para saudar o tributo à artista, o programa da TV Brasil nesta terça, ao vivo, às 16h, recebe Igor Vianna, intérprete da agremiação, e Marcelo Misailidis, coreógrafo da comissão de frente da escola, além de ritmistas.

Filho do lendário Ney Vianna, Igor traça um panorama da carreira e comenta a expectativa para estrear como intérprete oficial da Mocidade, posto que assumiu para ser a voz principal da Verde e Branca. Já o bailarino uruguaio radicado no Brasil antecipa curiosidades sobre a apresentação da comissão de frente.

O programa ainda traz a jornalista Bárbara Pereira, biógrafa da escola, para abordar uma pesquisa sobre mulheres no samba. O combate ao assédio no carnaval pauta uma campanha que é explicada por Joyce Trindade, secretária de Políticas e Promoção da Mulher e Cuidados da cidade do Rio de Janeiro.

Mangueira tem destaque na quarta 

A Estação Primeira de Mangueira antecipa para o Sem Censura curiosidades sobre o enredo que exalta a Amazônia Negra a partir da trajetória de Mestre Sacaca. Os integrantes da escola transformam o cenário na alegria da Verde e Rosa nessa participação especial na quarta, ao vivo, às 16h, no canal público.

O bate-papo reúne a presidenta da escola, Guanayra Firmino; o compositor Tomaz Miranda; e o carnavalesco Sidnei França, que estreia nos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Cissa Guimarães ainda entrevista Mãe Celina de Xangô.

Unidos da Tijuca agita na quinta (29/1)

Com um tributo à escritora Carolina Maria de Jesus, o enredo da Unidos da Tijuca é o tema do Sem Censura desta quinta, ao vivo, às 16h, no estúdio da TV Brasil. A escola leva o Amarelo e Azul para colorir o programa.

A produção comandada por Cissa Guimarães recebe quatro convidados para conversar sobre o desfile da agremiação. Participam da conversa na bancada o carnavalesco Edson Pereira, o enredista Gabriel Mello, a porta-bandeira Lucinha Nobre e a jornalista Eliana Alves Cruz.

Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.

Último vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão e indicado novamente na atual edição, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, em 2024 e 2025, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas.

A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify – https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ