InícioGrupo EspecialSelminha Sorriso é convidada para viver o papel de Xica da Silva...

Selminha Sorriso é convidada para viver o papel de Xica da Silva no cinema

Porta-bandeira da Beija-Flor faz parte do elenco de 'Zumbi Quilombo dos Palmares'

Enquanto o carnaval não vem, Selminha Sorriso tem brilhado em outras frentes. A porta-bandeira da Beija-Flor já estreou como apresentadora em lives solidárias, e, agora parte para mais um desafio: interpretar Xica da Silva no cinema. Selminha faz parte do elenco de “Zumbi Quilombo dos Palmares”, de Lula de Oliveira, que tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Por conta da pandemia da Covid-19, as gravações do longa foram suspensas, mas com a flexibilização, no Rio de Janeiro, as filmagens devem ser retomadas em breve, seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelos órgãos de saúde. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, a artista falou sobre a felicidade e a responsabilidade de interpretar a escrava alforriada em 1754.

“A atriz Daniella Dias me convidou para participar da sua live, no Instagram, e conforme a nossa conversa fluiu, ela viu que eu poderia fazer o papel facilmente e me indicou ao diretor Lula de Oliveira. Ele fez uma entrevista comigo e fui aprovada”, relembra a porta-bandeira que encara o novo trabalho como mais um desafio em sua vida, sobretudo, em poder desenvolver um papel feito por grandes nomes da televisão brasileira.

FOTO DIVULGAÇÃO 1

“Tivemos grandes atrizes encarnando essa personagem como Zezé Motta e Taís Araújo, isso é algo mágico poder trazer para o telespectador essa nova releitura e eu dando vida a Xica da Silva, e para isso estou me preparando há mais de um mês com encontros e ensaios junto da direção. Mas todo esse trabalho só vem para reafirmar a representatividade do povo negro e a voz das escolas de samba sobre esse assunto”, disse Selminha Sorriso.

Ao todo, seis narrativas – desde a época do Brasil Colônia até o início do século XXI -, contam a história do lendário Zumbi dos Palmares, famoso abolicionista que comandou o Quilombo dos Palmares e lutou pelo fim da escravatura. Uma das histórias que cerca o então líder é a de Xica da Silva, interpretada pela porta-bandeira da Beija-Flor. O elenco conta ainda com Mário Gomes, André Gonçalves, Paulão Duplex, Danielle Dias, entre outros autores. O documentário tem concepção e direção de Lula de Oliveira e mistura realidade e ficção para contar histórias do negro no processo de formação cívica do Brasil até os dias de hoje.

selma

“Iremos mostrar o negro vencedor, o negro que sempre passou por humilhação e vergonhas, mas que essas situações fizeram eles serem vistos como vitoriosos. Mas, o mais importante é retratar a religião humana, extraída da alma entre um ser humano ao outro com suas ações de proximidade e compaixão”, conclui o diretor.

FOTO DIVULGAÇÃOA

Além de Selminha Sorriso, outro grande ícone da Beija-Flor estará presente no filme, Silvestre David da Silva, o Cabana, um dos fundadores da agremiação de Nilópolis, terá sua história narrada no filme como um dos vitoriosos do século. O filme conta com apoio do Governo do Estado de Alagoas e da Beija-Flor de Nilópolis. As filmagens foram feitas no Rio, União dos Palmares e Atalaia, em Alagoas. O lançamento será feito em 18 estados, de forma simultânea, com exibição no Cine Odeon, no Rio e, logo em seguida passando para as plataformas de streaming.

- ads-

Mestre Fuskão segue na Imperador do Ipiranga

A agremiação da zona sul anunciou a renovação do mestre Renato Fuskão para o Carnaval 2026. O comandante da “Só Quem É” estreou no...

‘O povo do samba vai gostar’, diz Lara Mara sobre enredo da UPM para 2026

Após o injusto e polêmico rebaixamento, a Unidos de Padre Miguel está confiante com o trabalho a ser realizado na Série Ouro, em 2026....

D’Samba lança coleção explosiva para o Dia de São Jorge

Prepare-se para o dia 23 de abril, quando a fé veste arte e a rua vira passarela. A marca D’Samba lança a coleção SJ25,...