A Secretaria de Conservação do Rio prepara a Marquês de Sapucaí para o processo de reformulação no sistema de som do Carnaval. A pasta realizou dez dutos transversais na Passarela do Samba em toda a sua extensão. As estruturas, além de abrigar os cabos de som, também vão contemplar os condutores de elétrica e iluminação cênica, acabando com os cabos expostos na pista.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A pedido da Liesa, a Prefeitura do Rio executou a intervenção estrutural na Marquês de Sapucaí, que permitirá a transformação na qualidade do som. Após concluirmos a abertura e a concretagem das canaletas, vamos recapear toda a Marquês de Sapucaí para deixá-la pronta para os ensaios técnicos e para o Carnaval de 2026. As canaletas vão eliminar tanto os fios aparentes quanto a necessidade do carro de som”, explica o secretário de Conservação, Diego Vaz.
Os novos dutos foram construídos em valas rasas para conectar o novo sistema de som do Sambódromo. Isso porque o solo já abriga outras infraestruturas mais profundas, como rede de água e esgoto. As valas são fechadas com concreto armado e, em seguida, asfaltadas.
As dez canaletas têm 14 metros de extensão, e cada uma delas contém três dutos de 100 mm. Para o novo sistema de som da Sapucaí, basta um duto de 100mm, os outros dois foram instalados para servirem de opções em caso de necessidade.
Após a obra, toda a Avenida receberá novo asfaltamento para receber os ensaios técnicos do Carnaval 2026.