A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para 55 vagas nos cursos de extensão cultural do universo carnavalesco. Todos os cursos são gratuitos e oferecem qualificação para quem quer se aprofundar em Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção e Comissão de frente: criações e produções coreográficas.

danca sp
Foto: Divulgação

As inscrições podem ser realizadas pelo site da São Paulo Escola de Dança. No ato da inscrição, a pessoa interessada deverá preencher o formulário e incluir uma carta de intenção e resuma seu interesse no curso escolhido.

Todas as aulas são realizadas aos sábados, em horários variados. As inscrições vão até 11 de setembro. São 40 vagas para o curso Comissão de Frente: criações e produções coreográficas e 15 vagas para Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção, que tem 15 vagas disponíveis. As aulas iniciam ainda em setembro, conforme os editais. Cursos com carga horária total de 32h.

Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção
Processos criativos e técnicos para concepção, projeção e elaboração de figurinos e adereços de carnaval serão abordados no curso Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção. Os conteúdos trazem desde a história da indumentária até as técnicas construtivas e materiais aplicados a criação e a produção de figurinos, adereços, chapelarias e perucarias utilizadas no universo do carnaval. O curso objetiva qualificar aspirantes, estudantes e profissionais que desejam atuar no segmento. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa.

Comissão de frente: criações e produções coreográficas
O curso Comissão de frente: criações e produções coreográficas abordará contextos e possibilidades de processos coreográficos e artísticos para as comissões frente na cena do carnaval. O objetivo é contribuir com processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo do carnaval paulista. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa.

Políticas de ações afirmativas
Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas.

“Os cursos de extensão trazem em si uma perspectiva mais dinâmica da dança, com uma carga horária condensada e uma curadoria que dialoga com o meio profissional. Estamos trazendo a ponte entre as danças brasileiras e africanas e, em outro curso, pretendemos abordar de forma mais abrangente o cenário da dança moderna e sua construção criativa. Com isso, queremos oferecer a quem dança um complemento maior à sua formação”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e educacional da Escola.

SERVIÇO
Processo Seletivo – Cursos de Extensão
Carga horária: 32h
Editais disponíveis no site