Semanas após escolher qual será o samba-enredo para o próximo carnaval, a São Clemente gravou a faixa oficial para o disco da Liga-RJ. Com o enredo “A São Clemente dá a voz a quem não tem”, desenvolvido pelo artista Mauro Leite, o intérprete Tinguinha conversou com a equipe de reportagem do CARNAVALESCO no estúdio em Marechal Hermes. Tinguinha estreia no carro de som da preto e amarelo no carnaval de 2025. O cantor, filho do intérprete Tinga, falou sobre como é a preparação dele após o período de disputas de sambas-enredo, no qual participa ativamente.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“A minha preparação é o descanso. Ainda mais saindo de uma série de disputas de sambas, é complicado, porque ficamos forçando a voz. Então, para gravar a faixa, acredito que o descanso seja necessário. Eu deixo um pouco da emoção para a Avenida e coloco a qualidade técnica no estúdio, quando estou gravando, porque aqui não podemos errar”.
Além disso, Tinguinha exalta o samba-enredo, dos compositores Lucas Thyerry, Gabrielzinho Poeta, Gabriel Ribeiro, Leonardo Bessa, Alexandre Araújo, Henrique Figueira, Rodrigo Telles, Edu da Cuíca, Rodrigo Gauz, João Pedro Figueira, Patrick Soares, Duda SG, Rod Torres, Paulo Beckham. A música traduz o texto sobre a proteção aos animais.
“O samba é muito animado. As pessoas, às vezes, estão esperando um enredo mais crítico, mas iremos para outro lado. A São Clemente irá vir muito divertida, como o de costume, pois nós temos o feitio de desfilar com um clima animado. Terá os momentos de crítica, mas será um desfile alegre”.
Mestre de bateria
Mestre Marfim encabeça, pelo segundo ano consecutivo, a bateria da São Clemente. No carnaval passado, a “Fiel Bateria” conseguiu quatro notas dez. Desse modo, ele explicou como foi o trabalho realizado para a melodia da faixa de 2025.
“A gravação foi ótima. Fizemos alguns arranjos em cima do samba, tanto para valorizar a letra quanto a bateria. Eu costumo fazer esse encaixe da bateria com a melodia. Deu tudo certo. Por enquanto, coloquei duas bossas na gravação, mas deixei uma surpresa para a Avenida. Usamos o andamento 142 BPM (batidas por minuto)”.
Em 2025, a São Clemente irá se apresentar no sábado de carnaval, segundo dia de Desfiles da Série Ouro, sendo a sexta a cruzar a Marquês de Sapucaí.