728x90
InícioGrupo EspecialSanta Cruz apresenta samba encomendado aos compositores Samir Trindade e parceiros

Santa Cruz apresenta samba encomendado aos compositores Samir Trindade e parceiros

Por Eduardo Fonseca e Dandara Carmo

santacruz apresenta samba2019 5A Santa Cruz apresentou na tarde de sábado, em sua quadra de ensaios, na Zona Oeste, o samba-enredo encomendado aos compositores Samir Trindade, Júnior Fionda e Elson Ramires para o Carnaval 2019, quando terá o enredo “Ruth de Souza, senhora liberdade abre as asas sob nós”, desenvolvido pelo carnavalesco Cahe Rodrigues. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente Zezo explicou a opção pelo samba sem disputa. Ele ressaltou ser contra a encomenda, contudo, pelo tempo curto entre a apresentação do enredo e a gravação, a escola teve que recorrer a esta estratégia.

“Sou favorável a manter a ala de compositores. Mas, devido a demora a respeito da liberação ou não da Lei Rouanet, acabamos optando por esse caminho”, explicou.

santacruz apresenta samba2019 21Zezo se mostrou muito feliz com o retorno de Cahe Rodrigues e elogiou o enredo de 2019. “É um carnavalesco de ponta e que está voltando para casa. Já era uma intenção nossa fazer essa homenagem para Ruth de Souza”.

Sobre a subvenção da Prefeitura do Rio para Série A e a solução para os barracões, o presidente da Santa Cruz não esconde sua insatisfação com o momento.

santacruz apresenta samba2019 3“Sobre os barracões, muitas pessoas colocam a culpa no prefeito Crivella. Não é culpa só dele. Isso já é coisa antiga. Desde a revitalização do Porto. Todas as escolas vão perder seus barracões. Eu acho uma vergonha as alegorias da Alegria da Zona Sul estarem jogadas num terreno na Avenida Brasil. O carnaval voltou ao patamar da década de 90 em relação a estrutura da Série A. Retroagimos. É um absurdo diminuir em 50% o valor para as escolas e estarmos abandonados pelo poder público”, afirmou Zezo.

santacruz apresenta samba2019 4Para o compositor Samir Trindade, foi uma grata surpresa poder fazer o samba que homenageará Ruth de Souza.

“Eu não poderia negar o convite por ser uma mulher negra e uma atriz fantástica. Fizemos o samba em duas reuniões. A obra é emocionante. Será um dos melhores sambas do Acesso”, disse.

Responsável pelo desfile da Santa Cruz 2019, o carnavalesco Cahe Rodrigues está contente com a homenagem para Ruth de Souza.

santacruz apresenta samba2019 17“Já era uma vontade minha fazer uma homenagem a Dona Ruth desde “Axé Nkenda” (Imperatriz 2015). O enredo será dividido em 4 setores. O ponto de partida será o teatro. Passará pelos 97 anos da atriz e terá duas vertentes, o pioneirismo. Pelo fato de ser a primeira mulher negra pisar no palco do Theatro Municipal e protagonizar uma novela. A outra vertente é a luta de Ruth pelo espaço dos artistas negros na dramaturgia. Sempre lutou pelo registro do artista negro. Ela é um espelho para muita gente.”, contou o artista, que já está terminando a fase de desenho e na semana que vem começa os protótipos das fantasias.

Cahê também revelou que teve participação na construção do samba encomendado para o Carnaval de 2019.

“Não houve disputa pelo tempo. Tive que sentar com os compositores para explicar o enredo. O resultado é um samba lindo e verdadeiro”.

santacruz apresenta samba2019 6Mosquito e Roberta Freitas voltam a formar o par de mestre-sala e porta-bandeira da Santa Cruz. Em entrevista ao CARNAVALESCO, a dupla ressalta o entrosamento como ponto forte.

“Nos conhecemos não só pelo olhar, mas pelo cheiro. Somos irmãos de alma. Já começamos e vamos adequar a dança de acordo com samba”, disse a porta-bandeira.

Sem a presença de Quinho no carro de som em 2019, Roninho comandará sozinho o canto da Santa Cruz. Porém, o presidente Zezo não afasta a possibilidade de reforçar seu time de cantores.

“Não tenho vaidade de microfone principal. É sempre bom agregar experiência no carro de som. Temos uma bela obra para o carnaval do ano que vem”, disse Roninho.

santacruz apresenta samba2019 23Mestre Riquinho destacou ter ficado contente com o desempenho da bateria no carnaval de 2018 e avisou que não irá fazer mudanças drásticas para 2019.

“Serão 220 a 225 componentes. A bateria irá desfilar com andamento de o máximo 144 BPM (batidas por minuto). O desempenho em 2018 foi além do esperado”, comentou o comandante da bateria.

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...