728x90
InícioSambistas contam da relação de devoção com São Jorge

Sambistas contam da relação de devoção com São Jorge

São Jorge é o santo mais popular da capital fluminense. Se formos considerar a devoção no mundo do samba a crença é quase uma unanimidade. Não são raros os sambistas que tem tatuagens do santo e escolas de samba apadrinhadas por ele. O site CARNAVALESCO conversou com alguns sambistas devotos do Santo Guerreiro.

saojorge devotos 1O mestre de bateria Thiago Diogo afirma que não cultua o santo apenas por sua popularidade. Segundo o músico, a relação de fé entre sua família e o santo passa de geração a geração e que uma imagem de São Jorge está marcada para sempre em sua pele através de uma tatuagem.

“São Jorge é o santo de devoção da minha família inteira. Lá em casa todos nascem sabendo ter devoção ao santo e dia 23 é dia de todos comparecerem à vigília. Carrego o santo no meu corpo e a nossa adoração ao guerreiro é uma coisa muito séria para toda a minha família”, afirma.

O intérprete Igor Vianna é adepto da Umbanda, cantada por ele na Alegria da Zona Sul no desfile deste ano. Na religião de matriz africana o santo guerreiro é sincretizado na figura do orixá Ogum. O cantor sempre que alcança alguma graça agradece aos dois.

“Dia de São Jorge eu normalmente vou à alvorada, tem alguns anos que não consigo ir. Mas quando não vou eu acordo no horário, acendo uma vela, peço proteção. Tenho o santo tatuado nas minhas costas, casei na igreja e espero batizar meus filhos lá. Estou sempre louvando a ele e a Ogum pelos caminhos que sempre me abriram”, agradece.

saojorge devotos 2Selminha Sorriso carrega São Jorge no coração e na alma. A porta-bandeira da Beija-Flor revela ao site CARNAVALESCO que leva o pavilhão todo dia 23 na vigília e levou seu filho para conhecer o santo quando de seu nascimento. Ela mantém relação de amizade próxima com os padres da paróquia de São Jorge em Quintino.

“Há muitos anos tenho devoção a São Jorge. Todo 23 de abril levo meu pavilhão à paróquia em Quintino. Próximo do carnaval eu faço o mesmo ritual. Quando meu filho nasceu eu apresentei o meu filho para o santo. Sou uma devota muito apaixonada e que realmente crê nos milagres desse santo. Participo da missa das 10h da manhã no dia 23 de abril. É um dia muito especial. Acho muito justo que seja feriado pois existe muita devoção no Rio de Janeiro. Tenho muita fé no santo guerreiro. Padroeiro da Beija-Flor, te uma escultura linda na quadra desde 2003. Sempre reverenciamos essa imagem ao dançar. Pedindo permissão e bênção”.

- ads-

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Com muita energia e quesitos bem trabalhados, a Vila Isabel soltou o bicho e deu um baile de alegria no teste de luz e...

Por Guibsom Romão (Colaboraram Allan Duffes, Freddy Ferreira, Luan Costa, Lucas Santos, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...

Arrebatadora, Mangueira mostra potência no chão da comunidade e excelência nos demais quesitos

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...