Por Luiz Gustavo
A Independentes de Olaria entrou na avenida debaixo de um sol já forte, mas também mostrou sua força em um desfile candidato às primeiras colocações. A décima quarta escola do dia apresentou um dos sambas mais elogiados do grupo no pré-carnaval e este confirmou suas qualidades, impulsionando a ótima apresentação feita pela escola que também acertou nos quesitos técnicos. A azul e branco da zona oeste trouxe o enredo “Merindilogun: A fala dos ancestrais, o jogo de búzios”.
Comissão de frente
A comissão comandada por Ranna Jalilahs teve o orixá Exu sendo seduzido pela rainha da cachoeira Oxum, que após enfeitiçá-lo toma suas vestes e as devolve para Obatalá, que em agradecimento ensina para Oxum os segredos do jogo de búzios. Uma coreografia de bastante clareza em seu significado e de boa execução por parte dos componentes.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O jovem casal João Victor e Maria Eduarda teve um ótimo desempenho, com uma dança de muita sincronia entre ambos, além de estarem com uma das fantasias mais bonitas entre todos os casais do grupo. Uma bela apresentação
Enredo
O enredo fala sobre o surgimento do jogo de búzios até os dias atuais, quando o jogo quebrou as fronteiras do candomblé e atinge muitas pessoas que não tem nada a ver com a religião, principalmente nas regiões menos afortunadas, nos subúrbios. O enredo foi bem mostrado pela dupla de carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini.
Samba
O destaque do desfile da Olaria, muito bem cantado pelo intérprete Tuninho Junior, o samba mostrou sua belíssima e forte melodia que não deixa o canto cair ou o rendimento da obra sofrer algum déficit; o ponto de ápice do samba é a sequência da repetição do trecho “alafiá, alafiá…” seguida do forte refrão principal.
Alegorias/Fantasias
Olaria apresentou alegorias muito bem acabadas e concebidas, com destaque para o abre-alas que trouxe uma escultura balançando a cabeça de forma inclinada representando a leitura dos búzios. A segunda alegoria era menor mas também teve boa realização.
Nas fantasias a dupla de carnavalescos também mostrou bastante capricho, algumas fantasias tinham um nível alto de detalhes e acabamento.
Evolução/Harmonia
A escola teve uma evolução linear em termos de ritmo e andamento, mas deixou alguns pequenos espaços entre as alas, e à frente da segunda alegoria que evoluiu com dificuldade pela pista
Um bom trabalho de harmonia, a escola apresentou um bom canto dos seus componentes, principalmente nas partes de maior explosão do samba como no refrão principal.