A Unidos da Tijuca realizou, na noite da última quinta-feira, na Via D1, no Santo Cristo, o segundo ensaio de rua rumo ao carnaval de 2025. O samba da escola do Borel, elogiado no pré-carnaval, se provou funcional e conduziu o treino da escola, com forte canto da comunidade e destaque para a bateria “Pura Cadência”, comandada por mestre Casagrande. No próximo carnaval, a Tijuca vai levar à Sapucaí o enredo “Logun-Edé – Santo menino que velho respeita”, do carnavalesco Edson Pereira. A escola será a primeira a desfilar na segunda de carnaval, dia 03 de março.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“A cada semana, a tendência é melhorar, a gente vai corrigindo algumas coisas. Hoje, no canto eu já senti que eu estava mais forte. E é isso, a cada quinta, a gente agora assiste, tem gente filmando, vê o que que não tá legal, corrige para a próxima quinta-feira e assim
sucessivamente. Por esses primeiros ensaios, eu tenho certeza que o samba vai render muito. O rendimento vai ser maravilhoso”, analisou o Diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca, Fernando Costa.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
“Não descanso depois da missão cumprida”. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Tijuca, Matheus André e Lucinha Nobre, se mostrou em plena preparação para o carnaval de 2025. Vestidos com uma roupa branca, a dupla apresentou uma coreografia muito forte, mesclando elementos tradicionais da dança com referências marcadas na letra do samba-enredo. A se destacar, também, os fortes e precisos giros realizados pela experiente porta-bandeira Lucinha Nobre, que demonstrou estar em grande forma.
Harmonia
“A minha sina é recomeçar”, assim canta o samba da Unidos da Tijuca para o carnaval de 2025. No ensaio de rua da escola, o que se viu foi uma comunidade disposta a recomeçar e retomar os grandes tempos, o que se refletiu no quesito Harmonia. O samba-enredo da escola, mesmo com características mais melodiosas, foi cantado com muita garra pelos componentes presentes na Via D1. O destaque no quesito ficou por conta da primeira ala após o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, além das baianas da Unidos da Tijuca, que demonstraram forte canto, com o samba na ponta de língua.
Evolução
A evolução da Unidos da Tijuca foi fluida, compacta e leve ao longo de toda a Via D1, local de seus ensaios de rua. A comunidade esteve presente em bom número e desfilou pela rua de maneira bastante animada e solta. Nenhum problema foi observado, nem mesmo na entrada e saída da bateria do recuo. A se destacar a ala de passistas da Tijuca, que demonstraram muito samba do pé e fluidez no ensaio.
Samba-Enredo
“A juventude do Borel desce o morro pra cantar em seu louvor”. O samba-enredo da Unidos da Tijuca, composto por Anitta, Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Diego Nicolau, Luiz Antônio Simas e Gustavo Clarão, foi o grande destaque do ensaio de rua da escola. A obra, que possui uma bela melodia, se mostrou muito valente e funcional, com excelente do intérprete Ito Melodia e todo o carro de som tijucano. Os refrões, sobretudo o refrão do meio: “Oakofaê, odoiá// Oakofaê, desbravei o mar/ Não ando sozinho montei no cavalo marinho// abri caminho pro povo de ijexá”, foram muito cantados pela comunidade. A se destacar, ainda, a preparação para o refrão principal, “Orixá menino que velho respeita// Recebi sentença de pai Oxalá// Eu não descanso depois da missão cumprida//A minha sina é recomeçar”.
“É um samba super elogiado, um ensaio muito elogiado e nós estamos muito felizes por tudo isso. O primeiro ensaio foi maravilhoso e esse também foi outro ensaio ‘porrada’, com a escola cantando muito, a bateria ‘Pura Cadência’, o carro de som é um dos melhores do carnaval. Nós estamos muito enriquecidos de coisas boas e aguardando o momento especial do ensaio técnico. Estou muito feliz por tudo que está acontecendo. A Tijuca está vindo em um ano muito perfeito, acho que os astros estão muito voltados para a Tijuca neste ano”, disse o intérprete Ito Melodia.
Outros Destaques
A bateria “Pura Cadência”, de mestre Casagrande, deu um show à parte para o público presente no ensaio de rua da Unidos da Tijuca. Os ritmistas também sustentaram com maestria o ritmo e contribuíram muito para o bom desempenho e andamento do samba da escola.
A rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Lexa, esteve presente no ensaio e mostrou toda sua simpatia e samba no pé. A cantora, que está grávida de sua primeira filha, foi atração entre as crianças presentes no ensaio.
Os integrantes da Comissão de Frente da Tijuca, comandada pelas coreógrafas Ariadne Lax e Bruna Lopes, não estiveram presentes no ensaio de rua.