728x90
InícioGrupo EspecialSamba conduz ensaio de rua com intenso canto da comunidade da Unidos...

Samba conduz ensaio de rua com intenso canto da comunidade da Unidos da Tijuca

Bateria ‘Pura Cadência’ é destaque no segundo ensaio de rua da escola rumo ao carnaval de 2025

A Unidos da Tijuca realizou, na noite da última quinta-feira, na Via D1, no Santo Cristo, o segundo ensaio de rua rumo ao carnaval de 2025. O samba da escola do Borel, elogiado no pré-carnaval, se provou funcional e conduziu o treino da escola, com forte canto da comunidade e destaque para a bateria “Pura Cadência”, comandada por mestre Casagrande. No próximo carnaval, a Tijuca vai levar à Sapucaí o enredo “Logun-Edé – Santo menino que velho respeita”, do carnavalesco Edson Pereira. A escola será a primeira a desfilar na segunda de carnaval, dia 03 de março.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

tijuca rua1212 3
Fotos: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

“A cada semana, a tendência é melhorar, a gente vai corrigindo algumas coisas. Hoje, no canto eu já senti que eu estava mais forte. E é isso, a cada quinta, a gente agora assiste, tem gente filmando, vê o que que não tá legal, corrige para a próxima quinta-feira e assim
sucessivamente. Por esses primeiros ensaios, eu tenho certeza que o samba vai render muito. O rendimento vai ser maravilhoso”, analisou o Diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca, Fernando Costa.

tijuca rua1212 1
Fernando Costa, diretor de carnaval

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

“Não descanso depois da missão cumprida”. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Tijuca, Matheus André e Lucinha Nobre, se mostrou em plena preparação para o carnaval de 2025. Vestidos com uma roupa branca, a dupla apresentou uma coreografia muito forte, mesclando elementos tradicionais da dança com referências marcadas na letra do samba-enredo. A se destacar, também, os fortes e precisos giros realizados pela experiente porta-bandeira Lucinha Nobre, que demonstrou estar em grande forma.

Harmonia

“A minha sina é recomeçar”, assim canta o samba da Unidos da Tijuca para o carnaval de 2025. No ensaio de rua da escola, o que se viu foi uma comunidade disposta a recomeçar e retomar os grandes tempos, o que se refletiu no quesito Harmonia. O samba-enredo da escola, mesmo com características mais melodiosas, foi cantado com muita garra pelos componentes presentes na Via D1. O destaque no quesito ficou por conta da primeira ala após o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, além das baianas da Unidos da Tijuca, que demonstraram forte canto, com o samba na ponta de língua.

Evolução

A evolução da Unidos da Tijuca foi fluida, compacta e leve ao longo de toda a Via D1, local de seus ensaios de rua. A comunidade esteve presente em bom número e desfilou pela rua de maneira bastante animada e solta. Nenhum problema foi observado, nem mesmo na entrada e saída da bateria do recuo. A se destacar a ala de passistas da Tijuca, que demonstraram muito samba do pé e fluidez no ensaio.

tijuca rua1212 4

Samba-Enredo

“A juventude do Borel desce o morro pra cantar em seu louvor”. O samba-enredo da Unidos da Tijuca, composto por Anitta, Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Diego Nicolau, Luiz Antônio Simas e Gustavo Clarão, foi o grande destaque do ensaio de rua da escola. A obra, que possui uma bela melodia, se mostrou muito valente e funcional, com excelente do intérprete Ito Melodia e todo o carro de som tijucano. Os refrões, sobretudo o refrão do meio: “Oakofaê, odoiá// Oakofaê, desbravei o mar/ Não ando sozinho montei no cavalo marinho// abri caminho pro povo de ijexá”, foram muito cantados pela comunidade. A se destacar, ainda, a preparação para o refrão principal, “Orixá menino que velho respeita// Recebi sentença de pai Oxalá// Eu não descanso depois da missão cumprida//A minha sina é recomeçar”.

tijuca rua1212 2

“É um samba super elogiado, um ensaio muito elogiado e nós estamos muito felizes por tudo isso. O primeiro ensaio foi maravilhoso e esse também foi outro ensaio ‘porrada’, com a escola cantando muito, a bateria ‘Pura Cadência’, o carro de som é um dos melhores do carnaval. Nós estamos muito enriquecidos de coisas boas e aguardando o momento especial do ensaio técnico. Estou muito feliz por tudo que está acontecendo. A Tijuca está vindo em um ano muito perfeito, acho que os astros estão muito voltados para a Tijuca neste ano”, disse o intérprete Ito Melodia.

tijuca rua1212 6

Outros Destaques

A bateria “Pura Cadência”, de mestre Casagrande, deu um show à parte para o público presente no ensaio de rua da Unidos da Tijuca. Os ritmistas também sustentaram com maestria o ritmo e contribuíram muito para o bom desempenho e andamento do samba da escola.

tijuca rua1212 5

A rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Lexa, esteve presente no ensaio e mostrou toda sua simpatia e samba no pé. A cantora, que está grávida de sua primeira filha, foi atração entre as crianças presentes no ensaio.

Os integrantes da Comissão de Frente da Tijuca, comandada pelas coreógrafas Ariadne Lax e Bruna Lopes, não estiveram presentes no ensaio de rua.

- ads-

Gilsinho celebra 18 anos de Portela e prepara show à frente do carro de som para o Carnaval 2025

O ano de 2025 promete ser mais um de grandes emoções para a Portela, a maior campeã do carnaval carioca. Nesse ano, a azul...

Alberto João diz o que espera do desfile da UPM no Carnaval 2025

https://www.youtube.com/watch?v=fzFHMNKnSCA

Mocidade anuncia renovação com Renato Lage, mestre Dudu, casal e Misailidis para o Carnaval 2026

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta terça-feira a renovação com o carnavalesco Renato Lage, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e...