Por Juliana Henrik e Matheus Morais
A Corte do Rio Carnaval 2026 está completa. Na noite da última sexta-feira, duas mulheres que representam o talento, a garra e a paixão do mundo do samba foram eleitas para integrar a realeza do maior espetáculo da Terra. Samara Trindade, da Acadêmicos da Rocinha, conquistou o título de primeira princesa, enquanto Luana Fernandes, da Mocidade Independente de Padre Miguel, foi coroada segunda princesa. Ambas emocionaram o público e o júri com suas apresentações marcadas por carisma, elegância e muito samba no pé, símbolos de uma trajetória de dedicação à arte e à cultura popular.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

‘Sou uma trabalhadora da arte’, afirma Samara Trindade
Para Samara Trindade, ser escolhida para integrar a Corte é mais do que um sonho realizado é o reconhecimento de uma caminhada construída com amor à arte e ao samba.
“Vejo essa conquista como a realização de um objetivo. Nós, passistas, dedicamos esforço e empenho à nossa arte. Eu, como artista, atriz e professora, acredito que a arte retribui o que nela investimos. O desempenho neste palco hoje é o resultado dessa dedicação. Costumo me considerar uma trabalhadora da arte, e hoje a arte dialoga comigo, concretizando-se aqui”, declarou a nova primeira princesa.
Com uma rotina intensa, dividida entre o trabalho como educadora, atriz e coordenadora de um projeto social, Samara afirmou estar preparada para equilibrar os compromissos da Corte com sua vida profissional.

“Confesso que ainda estou em fase de planejamento. Atualmente, coordeno e leciono em um projeto social, com duas turmas, além das minhas responsabilidades na faculdade e em uma escola particular. No entanto, a posição de princesa é, sem dúvida, minha prioridade neste momento. Tenho confiança de que tudo se ajustará, pois acredito na força do destino”, contou.
Sobre o prêmio financeiro, ela reforçou sua visão responsável e planejada. “Acredito que o dinheiro, quando gasto de forma inconsequente, perde seu valor. Portanto, pretendo investir para auxiliar minha família e, no futuro, garantir uma fonte de renda”, afirmou.
Samara deixou uma mensagem de fé e positividade para o próximo carnaval: “Desejo muita alegria, celebração e axé. Que os orixás e as entidades espirituais abençoem nosso reinado, para que possamos transmitir a energia positiva do carnaval a todos, incluindo nossos admiradores e a comunidade em geral”.
Luana Fernandes celebra o amor pelo samba e sonha em expandir seu negócio
Representando a Mocidade Independente, Luana Fernandes vibrou com a conquista do título de segunda princesa. Com um sorriso contagiante e o samba no pé que encantou a plateia, ela destacou o significado de representar o carnaval carioca.
“Representa amor pelo samba, responsabilidade, muito samba no pé, mas, principalmente, muito amor pelo samba mesmo, porque é o que a gente tem desde pequeno. Nós viemos trabalhando para isso, nos formando sambistas, e hoje nós temos o resultado de tanto trabalho. Hoje nós estamos na Corte do Carnaval de 2026”, celebrou.

Luana também afirmou estar pronta para conciliar sua nova rotina com os compromissos da Corte. “É uma mudança total, mas dá para conciliar, com muita responsabilidade e muito amor pelo Carnaval. Eu vou cumprir todos os compromissos com a Corte”, garantiu.
Sobre o prêmio, a nova princesa revelou planos ambiciosos e cheios de propósito. “Penso em investir numa faculdade e investir no meu negócio, porque eu tenho um trailer de lanches e eu quero que seja conhecido no mundo todo. E é isso: investir em uma faculdade para me aprimorar e investir no meu microempreendimento”, contou.
Por fim, Luana deixou sua mensagem para os foliões: “Desejo muita felicidade, muito amor, samba no pé, alegria, que nós possamos ser felizes e viver o carnaval da forma que tem que ser vivido — com alegria, amor e muito samba no pé”.
Conheça a Rainha, Rei Momo e as princesas da Corte do Rio Carnaval 2026
Com direção artística de Milton Cunha e apresentação de Wilson Neto, Rei Momo 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, a noite foi recheada de grandes momentos para os amantes do samba. Organizado pela Riotur, com o lema “Celebrando a Ancestralidade”, o evento foi uma celebração apoteótica de tudo que o carnaval carioca tem em sua raiz: alegria, luta, arte, conhecimento e resistência. A nova realeza pode depor sobre o que significa a responsabilidade de representar a maior festa do mundo.









