O Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira, o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. Com o título “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola prestará homenagem à saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, uma das maiores figuras da história do carnaval brasileiro.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A proposta é apresentar um cortejo lúdico inspirado na trajetória criativa de Rosa, partindo da mágica biblioteca onde a carnavalesca iniciava suas pesquisas. Ao longo dessa fábula imaginária, personagens clássicos dos contos de fadas, nobres europeus, indígenas, deuses e figuras do imaginário popular brasileiro surgirão até culminar em uma grande celebração em homenagem à maior campeã da Sapucaí.
Segundo o carnavalesco Jorge Silveira, que assina o enredo ao lado do curador Leonardo Antan, a homenagem busca traduzir a genialidade e a sensibilidade de Rosa: “Rosa foi o maior nome que a cultura carnavalesca brasileira produziu. Com sua generosidade artística e humor inteligente, nos guiou por um universo fantástico. Artista definitiva, espelho da alma antropofágica brasileira. Em 2026, o Salgueiro, honrosamente, encerra os desfiles carnavalescos convidando todo o mundo do samba a celebrar a obra da maior de todos nós”.
Para Leonardo Antan, enredista da escola, a homenagem também tem caráter pedagógico e histórico. A equipe de criação responsável pelo enredo conta ainda com Ricardo Hessez e Allan Barbosa.
“Rosa foi uma artista genial que redefiniu as células-base da linguagem carnavalesca, palco de encontros e celebrações das artes. Em suas narrativas, revelou histórias transbordantes de Brasis, que misturam povos e tempos, frutos de profundas e profícuas pesquisas. Será uma honra transformar tudo isso em enredo e homenagear a artista que me ensinou tanto sobre o nosso país”.