Por Maria Clara Marcelo e Matheus Morais

O Salgueiro terminou o quarto lugar no Carnaval 2024 e retornou ao sábado das campeãs com uma pontuação de 269,0 pontos. Em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO, o presidente da agremiação, André Vaz, expressou um balanço positivo deste ano, compartilhou sua opinião de que o Salgueiro teve um desempenho bom e até mesmo merecia uma posição melhor na classificação final. Apesar disso, destacou que, considerando o panorama geral, a comunidade está satisfeita com o resultado alcançado. Ele também revelou que a escola implementou algumas mudanças visando o carnaval de 2025, com o objetivo de buscar o tão sonhado título.

Foto: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO

“Achei que o Salgueiro veio bem em 2024, achei até que merecia uma colocação um pouco melhor, mas no contexto geral a gente está feliz com o resultado. E fizemos algumas mudanças para que a gente, em 2025, se Deus quiser, consiga buscar esse título tão sonhado”, expressou André.

André também compartilhou que as expectativas são positivas para o Carnaval 2025, especialmente, após a chegada de reforços como Jorge, Paulo Pina e Igor Sorriso, que vieram para fortalecer ainda mais o time já competente da escola:

“Minhas expectativas para esse carnaval são boas, trouxemos o Jorge, o Paulo Pina, o Igor Sorriso para fortalecer o time que já era bom. Então a expectativa é a melhor possível”.

Conheça o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

Com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, a escola se propõe a explorar uma variedade de correntes religiosas, oferecendo uma perspectiva carnavalesca envolvente desses ritos e rituais. O presidente da escola, André, compartilhou um pouco sobre suas próprias práticas religiosas e crenças pessoais, destacando sua devoção a São Jorge, Nossa Senhora Aparecida e ao Divino Criador:

“Sou devote de São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, o Homem lá de cima, o Todo Poderoso, e tudo que é do bem e ter fé, a gente está junto. Vamos nos fechar para que o Salgueiro faça um carnaval maravilhoso e conquiste esse campeonato”.

Final marcada

André também contou alguns detalhes sobre como será a disputa de samba na escola e revelou que manterá o mesmo formato utilizado no ano anterior. A competição seguirá o mesmo padrão de eliminatórias, semifinais e final, que será no dia 11 de outubro.

‘Reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza’, diz Jorge Silveira sobre o enredo para o Carnaval 2025

“Vamos manter o mesmo formato para disputa de samba e nossa final vai ser 11 de outubro, tudo o que foi do ano passado, eliminatória, semifinal, final, mesma coisa”, revelou André.

Desfile na segunda-feira

O diretor de carnaval, Wilsinho Alves, falou da ordem da escola no desfile de 2025. “Cara, feliz pra caramba de desfilar na segunda-feira, sair do domingo. O Salgueiro precisava sair do domingo. A gente fala que não, mas precisava sair do domingo. A terça é uma grande incógnita. A gente debateu durante muito tempo lá no barracão se a gente tirasse a bola maior, o que a gente faria. Na minha opinião não é uma decisão fácil escolher terça-feira, um dia novo e tal. E aí a gente ficou do lado dos Correios, que é o lado que favorece muito a comunidade do Salgueiro. A gente tem toda uma estrutura já montada do lado de concentração dos Correios. A gente já tem o clube que a gente aluga ali, 50 metros de entrada da concentração. Para o tamanho das nossas alegorias e tudo mais, acho que ficou de ótimo tamanho para o Salgueiro, ser a terceira escola de segunda-feira. Vamos com tudo”.