O clima de Carnaval vai tomar conta da Tijuca nesta quinta-feira, a partir das 20h, com o primeiro ensaio de rua do Acadêmicos do Salgueiro. Depois de três animados ensaios realizados na quadra, a Academia do Samba leva sua bateria, componentes e comunidade para a tradicional Rua Maxwell, abrindo oficialmente a temporada de ensaios de rua rumo ao desfile de 2026.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

salruainicio
Foto: Anderson Borde/Salgueiro

A expectativa é de muita emoção, samba no pé e energia salgueirense dominando o bairro. Segundo o presidente do Salgueiro, André Vaz, o retorno aos ensaios de rua marca uma nova etapa nos preparativos para o próximo carnaval.

“O ensaio de rua é fundamental para avaliarmos o canto, a evolução e o entrosamento da escola. Estamos muito satisfeitos com o que já construímos até aqui. O barracão está a todo vapor, o samba foi muito bem recebido e nossa comunidade está empolgada. O Salgueiro vem forte e com garra para fazer um grande desfile em 2026”.

O Salgueiro levará em 2026 para a avenida o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, uma homenagem à eterna carnavalesca Rosa Magalhães, a maior campeã da Sapucaí.

Assinado por Jorge Silveira, em parceria com o curador Leonardo Antan, o enredo propõe um cortejo lúdico inspirado no universo criativo de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, reinos imaginários e personagens dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro.

O Salgueiro encerrará os desfiles do Grupo Especial na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, fechando com chave de ouro a última noite de folia na Marquês de Sapucaí.