InícioGrupo EspecialSalgueiro aposta em enredo autoral de 'brasilidade' para 2026 e celebra honra...

Salgueiro aposta em enredo autoral de ‘brasilidade’ para 2026 e celebra honra de fechar o carnaval

Escola, que ficou em 7º lugar em 2025, projeta desfile grandioso como última a passar pela Sapucaí no ano que vem; carnavalesco Jorge Silveira adianta tema inspirado em raízes brasileiras

O Salgueiro já começou a traçar os caminhos para o Carnaval 2026 com um objetivo claro: transformar o amargo e injusto 7º lugar de 2025 em um desfile impactante e aproveitar ao máximo a oportunidade de ser a última escola a cruzar a Marquês de Sapucaí. O sorteio da ordem dos desfiles colocou a vermelho e branco do Andaraí no encerramento da terça-feira de carnaval, posição celebrada pelo carnavalesco Jorge Silveira, que terá seu primeiro fechamento de carnaval na carreira.

jorge silveira salgueiro
Foto: Divulgação/Salgueiro

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Silveira adiantou que o enredo em estudo para 2026 será “autoral” e mergulhado na “brasilidade”, sem revelar muitos detalhes, mas deixando claro seu entusiasmo. “É um universo que eu curto muito”.

A escolha reflete uma tendência do artista, conhecido por abordagens que valorizam a cultura nacional, como em “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país” (Mocidade Alegre, 2024), que propôs uma viagem pela cultura popular brasileira em homenagem às viagens de pesquisa do crítico de arte, conquistando o campeonato do Especial de São Paulo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O anúncio oficial do enredo do Salgueiro, no entanto, ainda não tem data prevista. Silveira reforçou que a escola está focada em analisar os acertos e erros de 2025 antes de definir o caminho para 2026. “Não estou com muita pressa. Queremos um trabalho bem fundamentado para um desfile ainda maior”, afirmou o artista.

A paciência parece ser estratégica e o carnavalesco não escondeu sua insatisfação com o julgamento que a agremiação recebeu em 2025. “Pesaram a mão com o Salgueiro. Nós poderíamos ter voltado, sim, no sábado das campeãs”, pontuou Silveira.

Privilégio de encerrar a festa

Se o enredo ainda é um mistério, a empolgação com a posição no desfile é evidente. “Fechar o Carnaval é ganhar na loteria!”, vibrou Silveira, lembrando que já encerrou o primeiro dia de desfiles em duas ocasiões – uma, em 2022, com a Dragões da Real no Grupo Especial de São Paulo e outra, em 2023, com a São Clemente na Série Ouro do Rio. Para o Salgueiro, que nunca encerrou o carnaval na Sapucaí, a chance é vista como um trunfo.

“É maravilhoso ser a última escola a desfilar. Pode esperar um Salgueiro ainda mais compenetrado e maior”, finalizou.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...