728x90
InícioSão PauloSaiba como funciona! Julgamento do carnaval de São Paulo utiliza fechamento das...

Saiba como funciona! Julgamento do carnaval de São Paulo utiliza fechamento das notas após cada dia

Integrante da Liga-SP afirma que após o término de cada noite as notas são levadas ao Batalhão de Choque pela manhã

Na noite da definição da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025, o site CARNAVALESCO conversou com o funcionário da Liga-SP, Alexandre Vicente, responsável por conferir e recolher as notas após o término de cada noite de desfiles. Ele, que trabalha nas noites de apresentações das escolas, explica o processo que é feito, desde o fechamento dos malotes com os jurados nos módulos, até o recolhimento no Batalhão de Choque.

baianas morada
Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

Há uma segurança muito grande. Há escoltas de polícias e fica em um local que é difícil de ser encontrado, que é uma das sedes do Batalhão de Choque na capital paulista. O carregamento das notas até o Anhembi no dia da apuração é feito por um carro forte para reforçar que nada de pior aconteça com o resultado do carnaval.

Além disso, o produtor confirma que esse procedimento é feito todos os dias após o término de cada noite de desfiles. As notas não ficam em momento nenhum presas na Liga-SP, Sambódromo do Anhembi ou cabine de jurados.

Esquema de conferência e segurança

Alexandre explica o procedimento após o término dos desfiles. Segundo o membro da produção da Liga-SP, os jurados devem lacrar o envelope. Sendo assim, há uma conferência e as notas são levadas ao Batalhão de Choque.

“Quando acaba os desfiles da sexta-feira, o jurado lacra os envelopes com as notas, eu confiro para não ter dor de cabeça e depois a gente coloca no malote. Vou para os outros módulos e o procedimento é o mesmo. Assim que termina o último módulo, que é o quarto, a gente lacra o malote na frente de todo mundo que está ali e leva para o Batalhão do Choque. Na chegada ao local, tem todo um trâmite de se identificar, não é qualquer um que vai chegar. Eu sou militar e ajuda mais um pouquinho. Tanto para ir e quanto para vir, tem a escolta da polícia”, explicou.

Recolhimento e retirada dos malotes

Vicente deixa claro que as notas não ficam em nenhum lugar. Ele diz que há as oficiais e as de rascunho, mas há o recolhimento delas no término de cada dia dos desfiles

“A nota não fica em nenhum lugar. São dois malotes, que é o oficial e o do rascunho. Se acontecer alguma coisa, como já aconteceu, nós temos lá no Batalhão a segunda nota guardada e só é retirada depois dos Desfiles das Campeãs. A gente faz esse procedimento uma vez a cada dia. Acabou o Acesso 2, a gente recolhe e leva. Dos desfiles de sexta-feira, sábado e domingo é a mesma coisa. A gente recolhe e leva na manhã seguinte que termina os desfiles. Na terça-feira, que é o dia da apuração, nós vamos por volta de 11h30 e 12h para fazer a retirada”, completou.

- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...