Fevereiro ainda está longe no calendário, mas já é possível sentir o clima de Carnaval no ar, graças ao início do Concurso da Corte Real do Carnaval 2026. Na última quinta-feira, os primeiros grupos, com oito candidatos a Rei e 22 a Rainha se apresentaram pela primeira vez, onde cinco postulantes a rei e dez a rainha foram classificados para a semifinal, que acontece no dia 17.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Após um sorteio que definiu a ordem dos 102 candidatos inscritos para a disputa, chegou a hora do momento divisor de águas: as eliminatórias! Divididos em dois grupos cada, os candidatos a Rei e Rainha se apresentam na primeira fase de classificação, que teve início na noite desta quinta-feira, e segue nesta sexta, na Cidade do Samba. Nesta noite, com a presença de Milton Cunha, diretor artístico da Corte, e a apresentação de Wilson Neto, o Rei Momo de 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, classificaram-se os candidatos a rei Anderson Matheus (7), Danilo Viera (2), Dferson Mendes (6), Pablo Jales (3) e Lucas Eduardo (8). Pelo lado das candidatas à rainha, classificaram-se Ana Luiza Carneiro (8), Flavia Ribeiro (20), Guilia Pascoal (1), Jéssica Almeida (9), Juliana Reis (17), Lalih Branco (19), Lorrany Motta (3), Luana Fernandes (2), Samara Trindade (13) e Thays Busson (22).
O palco da noite foi a Cidade do Samba, com início às 19h e entrada gratuita. Com a presença de um público engajado na torcida por seus candidatos, os participantes desfilaram todo seu charme, carisma e presença, mostrando muito conhecimento e samba no pé. A banca de jurados contou com nomes de peso, como as dançarinas Cinthia Camillo e Quitéria Chagas, a cantora Dorina, a ex-porta bandeira Babi Cruz e Nilce Fran, coordenadora de ala e vice-presidente da Portela. Compondo a mesa, estiveram presentes o presidente da Riotur Bernardo Fellows, o vice-presidente Luis Monsores e o Diretor de Operações Flávio Teixeira.
“Hoje começa mais uma etapa desta grande celebração do nosso Carnaval. O Concurso da Corte Real é uma das tradições mais bonitas e democráticas da folia carioca, que celebra o carisma, o talento e a alegria do nosso povo. Desejo boa sorte a todos os participantes e que vença quem melhor representar o espírito do Carnaval do Rio.”, disse Fellows.
Além do concurso, o evento também contou com apresentações especiais, começando com o grupo Um Amô, formado por quatro mulheres que unem instrumentos do carnaval à música popular. Depois, a escola de samba Viradouro trouxe toda a sua força e tradição para levantar o público com seus grandes sambas em uma grande mostra de dança. Já o encerramento foi com o Rio Samba Show, espetáculo que celebrou a alegria do carnaval carioca através de sambas clássicos.
Assim como outras as datas desta edição, a primeira noite homenageou um grande nome da história do carnaval: a escritora Lygia Santos, fundamental no movimento de preservação das raízes do samba. Filha do pioneiro Donga, a pesquisadora atuou na Secretaria Municipal de Cultura do Rio, na FUNARJ e no Museu de Imagem e Som. Além disso, teve uma forte contribuição literária para estudos de samba e carnaval, foi membro do júri Estandarte de Ouro e comentarista de desfiles. Santos faleceu em 1 de junho de 2025, aos 91 anos.