Os últimos dois carnavais foram de difíceis provações para a Dragões da Real. Em 2022, o atraso no horário de início do desfile obrigou a escola a desfilar sob uma manhã fortemente ensolarada. Já em 2023, toda a apresentação ocorreu sob forte chuva, ironicamente em um desfile sobre a cidade de João Pessoa, conhecida como “A Porta do Sol”.

desfile dragoes2023 10
Foto: Fábio Martins/Site CARNAVALESCO

Para o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e não foi diferente. A veterana Janny Moreno chegou este ano para formar dupla com Rubens de Castro, que desde 2010 tem a missão de defender o pavilhão principal da tricolor da Vila Leopoldina. Juntos, os dançarinos superaram o piso escorregadio, os ventos fortes e o imparável banho dos céus, garantindo todas as notas máximas ao final da apuração.

Parceria e seriedade: A marca do ‘Casal 40+’

Em entrevista para o site CARNAVALESCO, Janny e Rubens falaram sobre o como se construiu o caminho para o sucesso no Carnaval de 2023 daquele que ficou conhecido como “Casal 40+”, pelo fato de ambos terem mais de 40 anos.

“A palavra é parceria. Foi sempre um ajudando o outro. O Vado, nosso coordenador, pedindo para que a gente tivesse o controle. É o que podemos dizer que foi, uma parceria”, destacou Janny.

Rubens aproveitou para fazer um apontamento sobre a percepção de seriedade em relação a sua atuação, e deixando um ensinamento para os casais mais jovens. “Eu quero completar a reportagem que vocês fizeram no dia do desfile, que passamos sérios. Dançamos sorrindo tecnicamente, mas é muito importante frisar para todos os casais novatos que nós já somos de uma certa idade, e que isso é muito sério. Brincar com quatro mil emoções não dá. Quando se fala em seriedade, podem falar em Rubens e Janny. Somos um casal muito sério no que fazemos. Nosso propósito era sairmos seguros e com a nota máxima para fazer aquela alegria que vocês esperaram lá dentro da quadra no dia da apuração. Foi incrível a gritaria que saiu a nota. É de uma emoção de vida inesquecível. Enfrentamos a pedreira porque temos emoção e nós somos felizes”, declarou.

Acostumada a encarar grandes desafios, Janny estreou com o pé direito na Dragões da Real em 2023. A porta-bandeira destacou a tranquilidade que teve neste primeiro ano mesmo em uma escola conhecida pelo rigor técnico.

“Foi incrível, uma emoção e uma tranquilidade. Eu tenho 26 anos de dança e foi um dos carnavais mais tranquilos. Teve sim a sua pressão porque, querendo ou não, é uma escola muito séria que faz as coisas muito certinhas. Foi uma responsabilidade grande, mas uma responsabilidade tranquila. Estou amando dançar na Dragões, é bem divertido. A comunidade é incrível”, celebrou a dançarina.

Questionado sobre como foi dançar ao lado de uma nova parceira, Rubens dedicou suas palavras ao fazer uma plena exaltação à Janny: “Vou resumir em quatro momentos. Obrigado Janny pelo primeiro jurado. Obrigado Janny pelo segundo jurado. Obrigado Janny pelo terceiro jurado. Obrigado Janny pelo quarto jurado. Obrigado você por ter aparecido na minha vida. Somente isso”, declarou.

Janny garante que o foco já está no próximo Carnaval, onde buscarão repetir a excelência do feito do casal em 2023: “Já. Tiraremos uns 15, 20 dias de descanso e depois começaremos o nosso projeto para o ano que vem. Também ter um projeto da escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e conto com a colaboração de vocês para estar divulgando o nosso trabalho.

Recado à comunidade de ‘Gente Feliz’

O “Casal 40+” aproveitou a oportunidade para deixar um recado para a comunidade da Dragões da Real.

“Ano que vem tem mais. Nós seremos bicampeões, porque esse ano fomos campeões. Quando saímos da escola campeões da nossa quadra, ninguém tira o título da gente. O título é de cada um dentro de vocês”, concluiu Rubens.

“Quero dizer que a gente continue com essa união e essa garra, porque isso nos leva ao sucesso. Vamos ser felizes!”, finalizou Janny.