A Paraíso do Tuiuti informou nesta quinta-feira que a carnavalesca Rosa Magalhães não segue na escola para o Carnaval 2024. Confira abaixo o comunicado.
“O Paraíso do Tuiuti agradece imensamente o trabalho da carnavalesca Rosa Magalhães neste último desfile, ao lado de João Vitor Araújo. Dona Rosa, como a chamávamos carinhosamente, com certeza, deixa sua marca em nossa escola. Por isso, muito obrigado, Rosa Magalhães”.
Como foi o desfile
O Paraíso do Tuiuti levou para a Sapucaí um enredo que focou na trajetória da chegada dos búfalos ao Brasil, mas precisamente, na Ilha de Marajó, explorando como eles são chamados na região, de “boi”, o boi da cara preta. O ponto de partida foi a Índia, pois o búfalo era o animal de trabalho mais intensamente utilizado no comércio de especiarias entre Oriente e Ocidente. Em seguida, o desfile retrata a chegada ao Brasil destes animais que acontece justamente por causa desse comércio.
Por causa da musculatura desenvolvida esses bichos conseguiram se salvar de um naufrágio e chegam ao Marajó, uma terra cheia de encantos, que é mais um setor da agremiação. O desfile seguiu exaltando os povos originários da Ilha de Marajó e seu legado, destacando o estilo único da cerâmica marajoara e se encerrou homenageando Mestre Damasceno, que para os carnavalescos assumiu o papel de ” Mogangueiro da cara preta” , ao criar a própria manifestação cultural, o búfalo-bumbá. O que se pode destacar é que foi um enredo de fácil leitura, coeso, que apresentou de forma clara uma história bastante interessante.