A Acadêmicos do Tucuruvi está prestes a realizar um dos seus grandes sonhos, que é ter uma quadra para chamar de sua. Junto com o vereador Milton Leite e o movimento Salve Periférico (atuante em ações sociais na Zona Norte de São Paulo), as obras do novo espaço estão prestes a iniciar. De acordo com o vice-presidente Rodrigo Delduque, toda a documentação necessária foi feita e a promessa é de 90 dias. Entretanto, o gestor adota cautela e diz que o Carnaval 2025 será inteiramente realizado na Avenida Mazzei e, depois, a mudança pode ser realizada com calma. Sendo uma escola do final dos anos 70, é de conhecimento que a Tucuruvi teve somente essa única atual quadra em sua história e é um espaço alugado. O território já foi campo de futebol, passou por várias transformações, até se tornar o ambiente que o ‘Zaca’ realiza as suas atividades. Contudo, além da nova quadra proporcionar uma modernidade maior, é de propriedade da entidade, isentando qualquer necessidade de pagamento de aluguel.
Parcerias e importância do novo espaço
Rodrigo Delduque contou como será feito o novo espaço, sendo com parcerias do movimento Salve Periférico, que trabalha em ações sociais na Zona Norte de São e, principalmente, ajuda do político Milton Leite, que lidera todo o processo.
“O CARNAVALESCO é o primeiro veículo de imprensa que eu consigo falar sobre isso. É muito pertinente. A nossa parceria tem Milton Leite, Salve Periférico, Guilherme Corrêa, Jajá, Diego… São pessoas que entenderam a nossa necessidade, cultuam a cultura que uma escola de samba pode trazer para o bem de um ser humano e de uma periferia. Graças a Deus com a força deles, nós conseguimos um espaço para que a Tucuruvi possa ter uma quadra fixa. Eu estou muito feliz, primeiramente ao Milton, que vem encabeçando tudo isso e ao Salve Periférico. Eu só tenho a agradecer e espero que a gente continue com essa parceria por muito tempo”, contou.
Inovando com imersão e teatro, Tucuruvi apresenta fantasias para o Carnaval 2025
O gestor falou que será importante essa estrutura maior para realizar todas as atividades que uma escola de samba proporciona, especialmente se tratando das ações sociais. O vice-presidente também comentou que podem surgir novos profissionais competentes para o mundo do carnaval. “É uma estrutura que todo artista e comunidade precisa e nós tratamos escola de samba como uma escola de samba. Ali há projetos sociais, há inclusão e todo tipo de situação que o brasileiro necessita hoje. Às vezes as pessoas veem com preconceito, discriminação, mas eu convido de repente a quem não conhece uma agremiação, que não seja Tucuruvi também, mas que seja em qualquer lugar da sua cidade ou do seu estado, a entrar em uma escola de samba e ver o que elas fazem o ano todo. Não é só de samba, é a escola da vida. Eu sou prova viva disso, me criei dentro de uma escola de samba chamada Tucuruvi, estou até hoje, mantenho minha família e só tenho a agradecer. Então, vindo essa nossa nova estrutura, eu acredito que a gente possa fazer vários outros ‘Rodrigos’ e várias outras pessoas como existe hoje no carnaval. Pessoas que foram criadas dentro de escolas de samba e que hoje sobrevivem do carnaval”, declarou.
Obras e estimativa de mudança
Como citado, a atual quadra que a agremiação utiliza é um local alugado. O novo terreno é de posse da Tucuruvi, sendo as construções executadas no antigo barracão. De acordo com Rodrigo, as obras estão próximas de iniciar. “A obra será no nosso antigo barracão. É uma área que já é de posse da Tucuruvi há muitos anos. Fica próximo à Avenida Mazzei mesmo, fica do lado da nossa atual quadra, um pouquinho para baixo na Rua Manuel Gaya. As obras iniciam agora, foi feito todo o trâmite legal de documentação, já saiu a empresa licitada e agora a gente já começa ”, comentou.
O gestor completou revelando que o Carnaval 2025 será executado no atual espaço. Para o Carnaval 2026, espera ter a sonhada nova quadra. “Eles prometeram para nós em 90 dias, mas, mesmo assim a gente quer esperar e respeitar. Nós temos conosco que esse carnaval nós iniciaremos e encerraremos na Avenida Mazzei . E aí para o próximo ano com toda a estrutura, com calma e com sabedoria, nós teremos o nosso novo chão”, concluiu.